domingo, 18 de setembro de 2011

Resenha: "Dieta dos países magros" (Harley Pasternak e Laura Moser)

Por Juny: Que tal conhecer um novo conceito de dieta, utilizado por grandes estrelas como Lady Gaga, Halle Berry, Hilary Duff e Megan Fox? Essa é a proposta da teoria criada por Harley Pasternak, que usa como base os hábitos alimentares de países considerados “magros” (através de diversas estatísticas relacionadas a saúde da população).
“Dieta dos países magros de Harley Pasternak prova que uma dieta não precisa ser chata e difícil. Quem diria que você poderia comer os pratos mais deliciosos do mundo e ainda perder peso?” (Hillary Duff)
Os “países magros” são: Japão, Cingapura, China, Suécia, França, Itália, Espanha, Coreia do Sul, Israel e Grécia. Há capítulos falando detalhadamente sobre a culinária e os hábitos de cada um desses países.

Harley fala também dos países considerados mais gordos e ressalta que dessa lista o mais alarmante é sem dúvidas os Estados Unidos, que não é um país pequeno ou pobre, mas tem péssimos hábitos (fast food!), por isso a cada ano sua taxa de obesidade cresce mais.

As dicas são muitas, como por exemplo os japoneses acham que só se deve comer 80% do seu limite, nada de exageros. Os franceses tem uma das culinárias mais calóricas, mas comem sem restrições porque presam muito pela qualidade da refeição e não pela quantidade. Os europeus andam muito mais que os americanos, seja para ir ao trabalho , fazer compras ou simplesmente passear, lá o carro não é uma prioridade, o que diminui o sedentarismo.
“Coma como uma garça azul” é um ditado popular no Japão (e na Coreia também). A forma estreita do bico da ave significa que ela só pode comer beliscando a sua comida, devorar uma grande porção por vez, anatomicamente falando, não é uma possibilidade. (...) Mastigue a sua comida e pare antes de ficar satisfeito. Coma devagar e deliberadamente.
Confesso que a leitura desse livro veio em uma boa hora para mim. Estou de férias do trabalho nesse mês e estou aproveitando o tempo livre pra academia todos os dias e uma reeducação alimentar. As dicas do autor estão sendo muito importantes nesse processo.
A França tem orgulho do seu joie de vivre: ter prazer nas coisas finas da vida, especialmente comida. Não existem pratos proibidos na cozinha francesa, mesmo que sejam ricos em gordura. Na verdade, o francês come qualquer coisa e tudo que ele quiser – com moderação. A ênfase na qualidade sobre qualquer quantidade é a base da filosofia culinária francesa.
Os ensinamentos que estão presentes na maioria das dicas dos países magros são: coma de tudo um pouco, devagar e sem exageros. Após a analise dos países o autor explica os seus 5 fatores do planejamento da dieta e dá algumas receitas típicas dos países citados.
Ter um dia livre na semana é uma parte tão importante na dieta quanto às outras diretrizes. Os italianos fazem isso – por que você não faria o mesmo? Comer o que você quiser (com moderação, é claro) um dia por semana evitará que você se sinta privado, o que tem levado muitos a falhar em sua dieta.
O autor nos mostra de maneira dinâmica e divertida dicas importantes para as escolhas gastronômicas do dia-a-dia. Não há uma única dieta, uma formula perfeita, basta aprender a fazer as escolhas certas. Se você esta acima do peso ou quer passar por uma reeducação alimentar, não pode perder esse livro!

Um comentário :

  1. [COMENTARIOS PERDIDOS NA TRANSIÇÃO DO SISTEMA INTENSEDEBATE PARA O DO BLOGGER]

    Appromances · 3 days ago
    Livros, esses programas de emagrecimento é tudo uma furada. Se a pessoa não tiver força de vontade e nem sempre

    isso ajuda não consegui seu objetivo.
    Quando vejo esses livros e programas me lembro do filme legalmente loira rsrs
    Beijos
    Luciana
    Não deixe de visitar o Blog - Apaixonada por Romances



    Juliana Almeida · 3 hours ago
    É, força de vontade é o mais importante!
    Mas o livro não promete nenhum milagre só da dicas dos habitos saudaveis de outros paises, por isso é valido

    como conhecimento.



    Carina Oliveira · 3 days ago

    Adorei o livro!
    Não é nenhuma dieta milagrosa dessas que todos tentam nos vender, são apenas dicas de habitos saudaveis que

    muitos povos sempre seguiram!
    Ja está na minha listinha de próximas compras!


    Ana Luiza Mello · 3 days ago
    Adimiro tanto os japoneses e os franceses!
    Eles ja crescem com uma cultura saudavel, muito diferente de nós que somos tão afetados pelo estilo americano de

    "fast food" que está engordando a população.
    Adorei a premissa do livro e as citações que vc colocou!


    Evelyn · 3 days ago
    Fiquei bem interessada em ler esse livro, afinal, preciso tirar essa pochete que carrego para todos os lados.

    Minha barriga parece um recheio de sonho de padaria, trágico! O triste é que não controlo quantidades o.O
    Adorei a dica de livro.
    Bjo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris