quarta-feira, 19 de março de 2014

Resenha: "O Coração dos Heróis" (David Malouf)

Tradução por Paulo Polzonoff

Por Eliel: Uma guerra não acaba, simplesmente assim. Tróia está em chamas, os gregos venceram. Porém, ainda há muito sofrimento e dor, afinal, a guerra apenas mudou o seu campo de batalha. A guerra travada em frente aos portões da cidade agora sera travada em corações.
Mas o que parece tolice é justamente o mais razoável às vezes. O fato de nunca ter sido feito, de ser uma novidade impensável, exceto por eu ter pensado nisso, é exatamente o que me faz acreditar que eu deveria tentar.
Esse é apenas o começo, mas se espera saber mais sobre a guerra. Esqueça! Há pouquíssimas menções a batalhas ou a guerra propriamente dita. Porém, podemos tirar profundas lições para usarmos no dia-a-dia.

Eles se sentam em silêncio agora, a mão dela entre as dele. Já conversaram sobre essas coisas antes. Tranquilos, soberbos. São dois velhos pedindo conselhos um ao outro, buscando consolo na presença um do outro. Duas crianças de mãos dadas no escuro.
Aquiles deseja vingar a morte de seu querido Pátroclo, para isso mata Heitor e humilha seu corpo por arrastá-lo durante onze dias próximo aos muros de Tróia.

Ninguém tem coragem de fazê-lo parar, exceto por Príamo, rei de Tróia e pai de Heitor. Deixando de lado todo seu orgulho e grandeza, ele entra no território inimigo com a ajuda de um carroceiro e duas mulas.
Para o público, sempre fui o que pareci ser. Esta é a disciplina dos reis. Mas, para conseguir isso, tive de ser mais rígido do que os demais.
Soax, o carroceiro, será o sábio que conduzirá as lições durante as páginas desse livro de leitura leve e cativante. A complexa estória de a Ilíada de Homero toma novas formas nas habilidosas mãos de David Malouf. Percorra os cinco capítulos dessa releitura de um clássico e descubra muito mais da natureza humana que é muito mais do que brinquedo nas mãos dos deuses.

Um comentário :

  1. Devo ler esse livro em breve, ele já está na estante. Espero gostar.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris