domingo, 19 de fevereiro de 2012

Resenha: "Compramos um Zoológico" (Benjamin Mee)

Por Eliel: Imagine-se vivendo em um belo sítio com sua esposa (ou marido) e seus dois lindos filhos, trabalhando em casa e fazendo o que realmente gosta. Largaria tudo e compraria um zoológico? “Por que não?”, pensou Benjamin Mee. É exatamente sobre essa história real que trata o livro "Compramos um Zoológico".

Parece, às vezes, que ter tudo o que precisa não é suficiente para ser feliz. Às vezes, precisamos de um algo a mais que faça com que nossa vida tenha algum significado, e, acredito eu, que a realização de um sonho seja esse algo a mais.

Benjamin pensa assim. A cena retratada no começo desse texto é a clara descrição da vida que ele levava na França após se mudar da fria Londres. Parecia o Paraíso, mas é claro que também há problemas no Paraíso, como por exemplo, a necessidade de se construir uma casa que possa ter o mínimo de conforto para uma família.

Benjamin que é fascinado por animais, o que explica sua dissertação sobre a inteligência dos golfinhos, encontra ali uma fauna um tanto interessante, que vai de aves à insetos. Katherine, sua esposa parece se adaptar bem àquele novo ambiente, até mesmo cria uma rica horta em sua nova propriedade.

As coisas começam a ficar ruins quando Katherine é diagnosticada com um câncer no cérebro e terá que fazer uma cirurgia arriscada.
"Não havia muito o que dizer um ao outro, e dei-lhe um beijo de despedida sem saber se a veria novamente ou, se visse, quanto a operação poderia afetá-la."
A cirurgia foi um sucesso, porém não demorou muito e o pai de Benjamin falece. Quase que na mesma época surge a oportunidade da compra de um zoológico o que se torna uma solução para que sua mãe não fique tão só naquela casa enorme.

A idéia interessa a todos os familiares mais próximos e após um grande empenho fazem uma oferta para a compra do zoológico, porém esta é recusada. Mas eles nunca desistiram da idéia, até que novamente surge a oportunidade e junto com ela inúmeros obstáculos, a burocracia é um deles.

Benjamin não tinha a menor experiência. Nem sua esposa Katherine, sua mãe de 76 anos ou o irmão, todos os a quem tinha convencido a se unir a ele na busca de um sonho. Mas o que não tinham em experiência sobrava em entusiasmo. E isso contou muito para realização da compra.

Quando Benjamin chegou ao zoológico com sua família, descobriu que sua nova família incluía cerca de duzentos animais selvagens. Tomar decisões com respeito ao zoológico não era tão fácil quanto parecia, os primeiros dias foram os piores.
"A sensação de estar cercado de todos os lados aumentava, mas eu tinha a certeza de ter tomado a decisão certa com a informação palpável de que dispunha, e isso só me tornou mais determinado."
Jaguares em fuga, felinos com dor de dente e empréstimos bancários. Estes eram apenas alguns dos problemas com os quais Benjamin teve de lidar nos primeiros meses.

A grande reinauguração estava marcada para a primavera, mas havia ainda muito trabalho a ser feito e nada era fácil para um novato. Tigres fugiam, o dinheiro não era suficiente, os funcionários tinham dúvidas sobre a administração e as tensões familiares só aumentavam.

No entanto, nada se comparava à tragédia que atingiu a família. Katherine, depois de sobreviver a um tumor cerebral, recomeça a sentir os sintomas da doença. Cuidar da esposa torna-se mais uma tarefa a ser acrescentada aos problemas da gestão de um zoológico e da preparação de sua inauguração.
"Apesar de tudo, o tempo passado de forma tão íntima com Katherine era muito gratificante. Tínhamos nossos segredos."
Inspirados pela memória de Katherine e pelo poder de cura da incrível família de animais que eles aprenderam a amar, Benjamin resolve seguir em frente.
- Eu não quero chorar. Quero ser forte para você, papai.
"Compramos um zoológico" é uma história veridica que nos fará repensar nossos objetivos na vida. Uma narrativa inspiradora que tem muitas lições sobre sonhos e família.

Esse livro deu origem ao filme homônimo de Cameron Crowe com Matt Damon e Scarlet Johansson que estreou em 23 de dezembro de 2011. A capa do livro inclusive é a mesma do filme, que na minha opinião foi muito bem feita.

Com uma narrativa envolvente, apesar de ter algumas partes um pouco cansativa, o livro é altamente recomendável para aqueles que gostam de uma boa dose de realidade nas páginas dos livros.

Trailer do filme:


9 comentários :

  1. Parece um livro/filme muito emocionante, uma grande lição, ainda mais por ser um fato real. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  2. Que história diferente!! Gostei bastante... fiquei curiosa para saber se Katherine morre ou não e como a vida deles será daí por diante.
    Parabéns pela resenha, Eliel! Muito bacana!!

    ResponderExcluir
  3. Ja vi o filme e gostei bastante, pelo jeito o livro é ainda mais emocionante!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, bem sicera! O livro parece ser emocionante! *-*

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro. Sábado (11/02), estava com ele nas mãos para comprar, mas aí acabei optando por uma outra história real: 127 Horas.
    Na próxima vez compro esse :-)

    ResponderExcluir
  6. Oi ..

    O livro parece ser bem legal. Ele possui uma sinopse interessante e atrativa. Ainda não surgiu a minha oportunidade para lê-lo, mas quando aparecer, vou agarrá-la.

    Ótima resenha!

    João Victor – Amigo do Livro
    • Administrador/Dono
    http://www.amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a resenha, a primeira que eu leio desse livro e me deixou bastante animada!

    ResponderExcluir
  8. Assisti o filme e adorei, agora eu quero ler o livro pra me aprofundar mais neste conto maravilhoso e dramático!

    ResponderExcluir
  9. O filme é realmente PERFEITO, e bota perfeito nisso. O livro deve ser mais ainda, resumindo, quero muito =[

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris