sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

[Quadrinhos]: Mafalda


Você provavelmente já leu alguma tirinha dela na sua vida, se não foi por gostar foi em alguma prova. Sim a Argentina mais querida do Brasil, tirando nos dias de prova de português é claro, Mafalda. Desenhada e escrita pelo argentino Quino entre os anos de 1964 e 1973, a história leva o nome da protagonista, a garotinha Mafalda, que vive preocupada com o futuro da humanidade e sempre é contraria ao sistema atual da sociedade. A personagem foi baseada na atriz de uma novela Argentina da década de 60 chamada Dar La Cara.


Nos jornais Mafalda sempre teve adversidades, inicialmente lançado no jornal Primeira Plana por onde ficou 5 meses até sair após problemas na judiciais. Meses depois as tiras saíram pelo jornal Mundo que permitiu que o autor abordasse temas sociais, porém quase 2 anos depois o jornal declarou falência. Dois meses mais tarde as tiras saiam pelo Siete Dias Illustrados, porém como Quino tinha que entregar o trabalho duas semanas antes da publicação e não podia abordar as noticias recentes ele decidiu terminar com Mafalda em 1973.




Com o tempo Quino desenhava apenas para UNICEF o que rendeu o nome de Mafalda para uma praça em Buenos Aires. Apesar de Argentina as tiras são um sucesso de décadas no Brasil é a tira mais usada em testes no país, além de sucesso na Europa. A série também conta um filme que nunca teve grande visibilidade por aqui. Veja o filme:



7 comentários :

  1. sempre adorei as tirinhas da mafalda!
    Não sabia que era argentina, legal conhecer a história.

    abraços

    http://psicologias2011.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Os quadrinhos da Mafalda são muito legais, principalmente por abordar questões sociais.
    Eu também não sabia que o Quino era argentino. Bom, os argentinos ganharam minha admiração agora por um deles ser tão inteligente rs
    Adorei a história da perspicaz Mafalda!

    Bjs
    Tati
    Coração Literário

    ResponderExcluir
  3. É verdade, já vi muitas tirinhas da Mafalda em provas de Português, rsrs. Sempre gostei dos quadrinhos dela, são tão fofos e ao mesmo tempo falam sobre questões sociais e tal.
    Eu também não sabia que o criador era argentino! Gostei muito do post. Assim que eu tiver um tempinho extra assisto o filminho *-*

    Beijos,
    @flafsbp
    { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

    ResponderExcluir
  4. Adorooo as tirinhas da Mafalda, são superrrr inteligentes, gostei de conhecer a historia!

    ResponderExcluir
  5. Odeio quando ela aparece nas minhas provas de portugues, mas que as tirinhas são boas, isso não ha o que questionar.

    ResponderExcluir
  6. Grande Mafalda <33
    Sempre com as melhores tirinhas.

    ResponderExcluir
  7. O que dizer dessa menina que eu adoro? É simplesmente perfeita, tdiz aquilo que todo cidadão gostaria de dizer. Politicamente incorreta! haha.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris