quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Resenha: "Noite Sem Fim - O Além Mar" (Roberto Pellanda)

Por Sheila: Segundo as sinopses do livro, "A Vila é um lugar onde é sempre noite". Somente isso já bastou para aguçar minha curiosidade em desvendar o por quê desta noite sem fim (com o perdão do trocadilho) na qual desenrola-se a trama do livro.

Já de início somos apresentados ao personagem principal, Martin, um adolescente de 14 anos que tem dificuldade em entender as normas que regem a pequena sociedade onde cresceu. Neste lugar, onde as únicas luzes são as proporcionadas pelos lampiões e "sol" não é um conceito estabelecido, imperam normas rígidas, ditadas pelos Anciãos, que desde tempos remotos repassam a poucos escolhidos - e futuros Anciãos - o que encontra-se escrito nos livros da Criação, vedado a todos os outros.

Uma dessas Leis inclui viagens semestrais de homens para o "Além-Mar" - de onde na maioria das vezes estes nunca voltam - para as quais não existe explicação e não se permite questionamentos. É algo que simplesmente é. Além disso, a Vila é limitada por uma cerca que nunca deve ser transposta, às custas de o transgressor ser punido de forma extremamente severa caso se aventure a tal.

Martin, com a partida recente do pai em um destas viagens sem volta, passa a morar com seu tio e primo, com quem possui uma convivência conflituosa, e acreditar que há na partida de seu pai - voluntária, e não imposta como à maioria - muito mais do que se imagina. Começa a questionar-se fortemente a respeito de algumas destas leis tão absolutas e certezas que regem esta pequena cidade com aspecto medieval.
Na verdade, ninguém na Vila (com exceção daqueles que iam para Além-Mar) conhecia qualquer outro lugar. os Anciãos, aqueles que supostamente sabiam de tudo, afirmavam com veemência que a Vila era única no universo. Eles diziam que era por isso que os navios que se afastavam muito jamais retornavam: eram engolidos pelo vazio.
Mas a outras coisas piores que o vazio para aqueles que partem: há os seres que não devem ser nomeados, que mantém a cidade em uma clima de alerta constante, além de uma misteriosa névoa que aparece na Vila de tempos em tempos e parece tragar consigo uma boa parte de seus cidadãos, de forma aparentemente aleatória - tendo a mãe de Martin desaparecido numa das vezes em que esta surgiu.

Junto com seus amigos Omar, que trabalha com o pai em uma padaria, e Maya, cuja família trabalha com livros, Martin embarca em uma busca pela verdadeira história de seu pai, intimamente relacionada à busca pelas origens dos costumes e Leis dos Anciãos, o que parece estar encerrado em livros proibidos há muito tempo pelo regime vigente.
Os livros à venda eram todos aprovados pelos Anciãos, que antes os examinavam e diziam se eram seguros ou não para a população. Martin nunca compreendera aquela censura e sempre se perguntara de que forma um livro poderia ser "não seguro" para alguém.
Bom, eu acabei batendo um recorde particular com esse livro - li todas as 300 páginas em menos de 1 dia - e quase gritei de frustração quando terminei. Afinal, ele é apenas o primeiro volume, e por mais que muitos dos mistérios que envolvem a Vila sejam decifrados, ficam ainda muitas perguntas e questões por esclarecer (e que eu não vou contar quais são, vocês terão que ler!).

Lendo o livro, não tive como não me remeter a Harry Potter, J. K. Rowling - os três amigos, órfão, nomes impronunciáveis e outras coisas que deixarei para vocês descobrirem. Além disso, para quem viu o filme A Vila (The Village) escrito e dirigido por M. Night Shyamalan, há muita semelhança na demarcação imaginária dos limites desta cidade, o protecionismo paterno representado pelos Anciãos, e a coerção da vontade pela junção da inocência/ignorância que produzem medo.

Em resumo: eu achei um livro maravilhoso, bem escrito, envolvente e cativante pela forma como pode ser usado, ao olhar mais atento, como uma metáfora para o verdadeiro sentido da palavra Política e Poder. Recomendadíssimo.
Sobre a série e o autor: Site | Blog | Twitter | Facebook

41 comentários :

  1. Nossa, fiquei super curiosa pra ler esse livro!! Vou comprar ele, depois dessa resenha!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Ainda não tinha ouvido falar do livro, mais a resenha despertou minha curiosidade! Vale a pena ler!
    Beijos, Renata :)

    ResponderExcluir
  3. Huuuuuuum, a história é bem convidativa! Goste *-*

    ResponderExcluir
  4. Lendo a resenha, me despertou uma vontade imensa de lê-lo, devido ao livro ser diferente e muito interessante. Gostei muito mesmo! Gostei mais ainda ao saber que tem continuação.

    ResponderExcluir
  5. É brasileiro esse livro?
    Fiquei interessada... Não ia ler sua resenha, não gostei muito da capa, mas quando li que você falou que a cidade é só noite resolvi ler. Caramba, eu adorei. Agora estou com vontade de lê-lo, ai ai.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  6. Desde que vi o livro em um post de lançamentos, já tinha gostado da capa e por ser aventura!! *-*

    ! Fiquei super curiosa pra ler...e lembrou um pouquinho HP. E sim A Vila. rs
    Uma aventura e tanto!
    Ótima resenha.

    Beeijo

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, nunca tinha ouvido falar a respeito desse livro =D

    http://olhosleem.blogspot.com/ Me Segue?

    ResponderExcluir
  8. Oba!! Por sorte me inscrevi no booktour deste livro, pois eu sabia que valeria muito a pena :)
    Estou torcendo para ser selecionada... mal vejo a hora de conferir essa história incrível ^^

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  9. Confesso que esse livro não chamou muito a minha atenção.Mesmo assim , gostei da resenha :)

    Beijos e até a próxima visita ;)
    http://www.apaixonadaporromances.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha e todo esse clima sombrio e de misterio do livro.

    ResponderExcluir
  11. Literatura Nacional surpreendendo! Jurava que era livro gringo. Bom saber que estão diversificando as temáticas.

    ResponderExcluir
  12. Nossa... parece muito envolvente essa narrativa, com uma trama bem amarrada... Enquanto lia sua resenha tb pensei n'A Vila (filme), que é fantástico, eu adoro! E é uam série brasileira, né? Quantos livros serão?
    Gostei bastante, quero lerrr!!

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi pessoas!

    Mto obrigada pelos comentários.

    É sim um livro brasileiro, muito bom! Não vejo a hora de ler a continuação
    Abraços

    http://psicologias2011.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Faz algum tempo que não leio nada da nova literatura nacional e fiquei mega curiosa para ler esse livro. Tenho certeza que vou gostar muito da história.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Fiquei curiosa,parece muito bom.

    ResponderExcluir
  16. Estava vendo esses dias esse livro, parece interessante, mas algo não me agradou :/

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Amei a resenha. Não conhecia esse livro. Parece ser sensacional!

    ResponderExcluir
  18. Pela sua resenha pude perceber q o livro é super interessante!!

    Adorei o filme A Vila por gostar de mistérios, então fiquei curiosíssima para ler Noite Sem Fim - O Além Mar. Um lugar onde é sempre noite é de arrepiar!

    Enfim adorei a resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  19. É assim que li as primeiras linhas eu lembrei de 'a vila' talvez seja o clima de mistério que - acredito eu - o livro tenha. E também me lembro de uma antiga lenda sobre um deus que aprisionou o sol e então o mundo viveu na escuridão. O livro parece ser interessante. E oh, Harry Potter, palavras mágicas para mim... Só quero ver se é tão bom quanto.

    ResponderExcluir
  20. O livro parece ser bem interessante, só de pensar em um lugar sem sol, já desperta a minha curiosidade em querer lê-lo.

    ResponderExcluir
  21. Nossa esse livro parece muito interessante! Gostei muito da sua resenha e fiquei muito afim de lê-lo, achei muito interessante o fato de nunca amanhecer e os mistérios e tal. Além da capa que é muito bonita. abraços

    ResponderExcluir
  22. Parece super interessante,muitos mistérios,adoro...

    ResponderExcluir
  23. Nossa que mistério...estou ansiosa para ler...

    ResponderExcluir
  24. Ainda não tinha ouvido falar nesse livro, porém, após ler essa resenha fiquei muito curiosa...

    ResponderExcluir
  25. Além-mar tem um quê de Triângulo das Bermudas, quem vai não volta! Quero ler e descobrir os mistérios desse livro.

    ResponderExcluir
  26. Oi Sheila, esse tema me interessou bastante, principalmente, por dois motivos quando você se referiu a um trecho da sinopse "A Vila é um lugar onde é sempre noite" que vamos combinar é de prender qualquer um. rs
    E a parte que faz você se lembrar dos livros do Harry Potter ~ uma fã fanática aqui ~ já foi o bastante para coloca-lá na minha listinha de desejados.
    beijos.

    ResponderExcluir
  27. Que capa fofaa!! muitos mistérios nessa história hã?

    ResponderExcluir
  28. Amei sua resenha!!
    Ahh,que livro encantador! Fiq
    uei super curiosa pra saber mais desses mist´rios que você mencionou!

    Eu adorei essa capa,muito bonita *-*

    ResponderExcluir
  29. Quero ler este livro. Misterio,suspense e aventura esses são meus generos favoritos em livros.

    ResponderExcluir
  30. Nunca tinha ouvido falar nesse livro mas chamou bastante a minha atenção, principalmente, por ser literatura nacional. :D

    ResponderExcluir
  31. Adorei a resenha! A história parece ser bem interessante e se lembra Harry Potter já adorei,além de ser de autor nacional!

    ResponderExcluir
  32. Que interessante! Mágico, fantástico! Sinto saudades de um bom livro assim. E é nacional, melhor ainda!

    ResponderExcluir
  33. Muito boa a resenha. A capa do livro é muito bonita.

    ResponderExcluir
  34. Olha, Sheila, já tinha visto esse livro no Skoob, mas nunca me interessei por ele até ler sua resenha. Vc explicou mais um pouco o contexto da história e eu acabei ficando curiosa rsrsrsrs
    Bjss

    ResponderExcluir
  35. Gostei da resenha. Livro de autor brasileiro. Espero que seja tão bom quanto a resenha aponta.

    ResponderExcluir
  36. O único senão desse livro, para mim, é não se tratar de um livro único, mas de uma série. Mas quando estiver completa vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  37. Já tinha ouvido falar desse livro, mas essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Gostei bastante da história, pois acho distopias bem interessantes. Se tem algumas semelhanças com Harry Potter, já gostei. Rsrsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  38. O livro é uma novidade pra mim e com a resenha deu muita vontade ler!

    ResponderExcluir
  39. Eu adoro livros com essa atmosfera de um mistério desconhecido e com nomes genéricos como a Vila e tal. Tenho muita vontade de ler Noite sem fim!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris