quarta-feira, 7 de março de 2012

Resenha: "O Livro de Joaquim" (Laura Malin)

"O Livro de Joaquim"
Autor:
Malin, Laura
Editora: Agir
Número de Paginas : 345
Onde Comprar: aqui! (Livraria da Travessa)

Por Carine: A narrativa trata da vida de Joaquim a partir de 1824 quando ele conhece Leah, uma linda adolescente de 17 anos. O casal se apaixona, entretanto, a moça está prometida a um marquês. Além disso, Joaquim é somente um era um jovem simples que fazia reparos em embarcações na ilha de Fernando de Noronha. Mesmo com todos os empecilhos a paixão é avassaladora.

Com o fim do Império no Brasil, as famílias portuguesas resolvem voltar a sua terra natal e com a família de Leah não é diferente. O casal chega a conclusão de que só lhes resta fugir com seu amor, então armam um plano que os permita viver essa história. Durante a tentativa de execução do plano, quando ambos estão na praia, uma estrela cai e os transforma em imortais. O resultado é que o plano fracassa e Leah é levada a força pela família, para Portugal.
“… Quem está numa ilha é, sem dúvida, um refugiado. E eu era, para além desse aspecto geográfico, um exilado de mim mesmo.”
Joaquim então passa a viver buscando seu grande amor . A narrativa é realizada pelo próprio que nos conta sobre sua busca mas também sobre tudo o que vivencia. Ele vê o fim do império, a 1ª e 2ª guerras, a queda da bolsa e conhece pessoas importantes como Darwin e Pierre Curie, vive outros amores e perdas, mas sempre lembrando e procurando por Leah. Após 188 anos de busca por seu amor perdido, Joaquim acredita ter encontrado na fotógrafa Sylvia o fim de sua procura.
“Em sete ciclos, eu procurei Leah por onde fui. A esperança de reencontrar a mulher da minha vida sempre irrigou a tal amendoeira que ela própria havia plantado dentro de mim. Houve invernos e outonos, mas houve também algumas primaveras, quando seus galhos estiveram frondosos o suficiente para que eu me transformasse num jardim.”
Com capítulos que mesclam o passado e presente, somos envolvidos por uma linda história de amor que supera as barreiras do tempo e da morte. Vale ressaltar que sendo uma história de amor permeada por diversos acontecimentos históricos, a autora fez uma ótima pesquisa sobre os mesmos e as personalidades citadas, intermediando brilhantemente os momentos históricos com a vida do personagem.


     "Vivo há mais tempo que o necessário. Cansei de tudo. Abandonei-me ao fundo      do mar. O que me falta, porém, é não ter encontrado as respostas. Não tê-las me faz voltar de cada um desses mergulhos. Não tê-las é o que me faz continuar vivendo."



Indico "O Livro de Joaquim" para os que gostam de um romance com toques de sobrenatural e menção a acontecimentos históricos. A autora conseguiu unir passado e presente, realidade e ficção de uma maneira surpreendente.

"- Eu esperaria novamente, esperaria o tempo que fosse necessário, porque esse amor que eu sinto é mais forte do que tudo, mais forte do que eu..."
O próximo volume da série trará a mesma história contada por Leah. Mostrando os lugares pelos quais ela passou e tudo o que sofreu nos 188 anos que viveu até reencontrar Joaquim, na ilha em que se viram pela peimeira vez.

- Saiba mais sobre a autora e seus trabalhos em seu blog.

E aí pessoal, gostaram? Espero que sim :)
Não esqueçam de comentar! É sempre legal trocarmos ideias!

14 comentários :

  1. Ainda não tinha lido uma resenha sobre este livro e achei que se tratava de uma história totalmente diferente, este livro parece ser bem interessante.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. Apaixonei pela resenha. Eu amo esse tipo de gênero, que envolve passado e presente! Amo, amo! E a história deles? Achei linda! E bem diferente do que eu imaginava. Com certeza, vou comprar! Amei mesmo! :)

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que pensar desse livro. Não tenho vontade de ler, mas ele parece ser diferente, e até bom... Mas não sei se leria.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro, mas pela sinopse e a sua resenha parece ser interessante. Gosto muito quando envolve algo historico, e romance e tudo mais.

    Beijos, Juh
    livroseconversas

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha a impressão que esse livro era meio espírita, não sei por que...
    Acho super legal quando tem fatos históricos no livro.
    Parece um bom livro,mas não fiquei tão empolgada para ler...

    Gostei da resenha.

    Beeijo

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas fiquei super curiosa! A trama parece muito interessante, e achei a ideia super original. Parabéns pela resenha!

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carine, adorei a tua resenha, muito bacana mesmo! Fico muito feliz que você tenha gostado e irei compartilhar :) Estou revisando o Livro de Leah, que será lançado no segundo semestre! um beijo

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelos comentários pessoal! Sempre é mto bom saber o que vocês acharam da resenha:)

    ResponderExcluir
  9. Laura, fico feliz que tenha gostado da resenha! Parabéns pelo seu trabalho e esperamos pelo Livro de Leah :)

    ResponderExcluir
  10. Nossa que chique a autora comentou ai em cima!
    Achei o livro bem interessante, não sabia que era um romance, é a primeira resenha que leio. Só a capa que não ajuda muito!

    ResponderExcluir
  11. Pelo título do livro não dá para imaginar do que se trata, e a resenha realmente desperta muito interesse por essa história, fiquei super curiosa para ler. Será que o segundo livro demora muito a sair?

    ResponderExcluir
  12. Ah, nossa, essa coisa de misturar passado e presente me fascina! Me surpreendi, pq achei que era uma história diferente, mas parece sensacional. Preciso ler esse livro *.*

    ResponderExcluir
  13. Oii vendo a capa não imaginei que fosse um romance com toque sobrenatural, parecia mais um romance voltado ao passado, tipo um romance histórico, lendo sua resenha me lembrei na hora da série Os Imortais, não sei se tem algo a ver, mas no momento não leria esse livro não...mas gostei da resenha...BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carine, tudo bem? Sou assistente da Laura Malin e queria avisar que amanhã ela lançará o Livro de Leah!!! Você e tuas seguidoras estão super convidadas! Será na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, a partir das 19 horas (Rio de Janeiro).
    A partir da semana que vem estará disponível em todo país. Estamos vendo com a editora alguns exemplares para enviar às blogueiras, me mande um email com teu email pessoal,
    abs,

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris