quarta-feira, 21 de março de 2012

Resenha: "Os meninos de Gateville" (Renatho Costa)

Por Sheila: Jimmy é um escritor de sucesso, que após a publicação de seu mais recente livro entra em um período de crise criativa. À caminho de um encontro com seu agente literário, Larry, acaba se perdendo e indo parar em um restaurante à beira de estrada em que as pessoas não se mostram nem um pouco acolhedoras.

Acometido por frequentes dores de cabeça, Jimmy acaba batendo com seu carro e ficando inconsciente. Quando acorda, enregelado e com sangue nas roupas, dirige-se até a cidade: Gateville, uma cidadezinha no Canadá, onde as coisas não parecem ir muito bem.

Apesar de ter sido bem recepcionado pela Sra Stein - que lhe aluga um quarto - e sua filha Sabrina, descobre estar em uma cidade em luto; descobrir a morte recente de uma criança o choca, mas também lhe intriga a insistência da população local em falar a respeito da morte do pequeno Tommy, que contava com dez anos.

Em busca de respostas, começa a fazer perguntas, e o que descobre não lhe agrada nem um pouco: em primeiro lugar, Tommy foi assassinado, com requintes de crueldade que fazem tornar-se inimaginável o acontecido. Em segundo, sua colisão não lhe rendeu algumas horas, mas dias faltando. Jimmy, que só estava curioso, passa a ser o principal suspeito de ter cometido o bárbaro crime.
- Quer dizer que o senhor ficou desacordado por três dias?!
- Foi isso ... - senti que a história era estranha demais para se acreditar de primeira.
- E onde o senhor ficou?
- Não me lembro, quando acordei estava caído fora do carro. Acho que entrei em alguma estrada assim que saí da lanchonete. Eu tinha tomado muitos tranquilizantes e perdi completamente a consciência.
A partir de então, Jimmy passa a tentar resolver o mistério da morte bárbara de Tommy, não só por acreditar que o responsável deve ser preso, mas para inocentar-se das acusações. Em sua busca, acaba por deslocar-se por diferentes lugares e países atrás de pistas, inclusive no Brasil, onde perdeu muito cedo o pai, o que lhe deixou fundas marcas mas, também, muitas perguntas.
Eu tinha cinco anos na época e fiquei três meses em silêncio após minha mãe ter dito que ele não voltaria. Também, só consigo me lembrar de poucos flashes do período em que morei no Brasil. Esqueci uma parte de minha vida! (....)
Quando minha mãe me contou tudo isso eu já era adolescente, mas minha revolta contra o Brasil foi incontrolável. O país tinha roubado minha esperança de ter uma família normal!
Assombrado pela morte de Tommy e por seu passado, do qual não consegue se desvencilhar, Jimmy empreende uma busca epopeica pela verdade - tanto do que ocorreu em Gateville, como de sua história pessoal, seu pai assassinado e mãe que acaba por se suicidar alguns anos depois.

Bom, minha opinião sobre o livro ... juro que tentei gostar dele. De cara impliquei com o uso, para mim abusivo, de pontos de exclamação na escrita do autor. Chegar até o fim foi bem difícil, o argumento simplesmente não me convenceu. Me pareceu que o enredo, em si, poderia ter dado uma ótima estória de suspense, mas ela meio que "se perde"; também achei as idas e vindas na trajetória do protagonista bem cansativas.

Fui atrás de outras resenhas sobre o livro e, no geral, ele é muito bem citado, como tendo um enredo envolvente e que prende o leitor até o desfecho. Não sei se são meus anos e anos de Agatha Christie, Rainha do Crime, e Stephen King, mestre do suspense, ou se sou excessivamente crítica mas ... realmente não gostei muito não. No entanto, como sempre faço quando não viro fã do livro, recomendo que você leia, até para deixar para o pessoal seu ponto de vista.

15 comentários :

  1. Gostei da sinopse e de sua resenha. confeçõ que fiquei curiosa pra tirar essa história a limpo. Descobrir se de fato é bom ou ruim. Abraços...

    ResponderExcluir
  2. O enredo me pareceu bom, mas alguns autores realmente estragam estórias que tinham tudo para ser boas. Também sou muuuito crítica, principalmente com a escrita, que muitas vezes torna a leitura cansativa. Mas acho que vou ler para poder tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito do enredo, mas, como você disse, nem sempre a história em si fica boa, devido à escrita do autor/autor(a). Mas quem sabe os outros livros desse autor são bons? Mas com certeza lerei para ver se compartilhamos a mesma opinião. Enfim, a resenha ficou ótima!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sheila!
    Confesso que nem sequer conhecia o livro, o que sei da história li através da sua resenha e posso dizer que à primeira vista pelo menos, chama bastante atenção. A história tem potencial daqueles mistérios de tirar o fôlego, é uma pena que em algum ponto a narrativa tenha se perdido! De qualquer forma continuo curiosa pelo livro e se puder irei lê-lo! Espero gostar da história, mesmo que não entre nos meus favoritos! Gostei da sua resenha, muito bem feita! Também AMO Agatha Christie e Stephen King, e foi a primeira coisa que me chamou atenção quando vi a divulgação da resenha no twitter! ^^ rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. O enredo parece ser muito bom. Gostei da resenha.
    Mas, infelizmente, criei antipatia ao ler um trecho do livro em que ele fala do NOSSO país, mesmo sendo uma ficção. Vai ver que o autor tem pensamentos bem estranhos em relação ao Brasil. Não gosto que falem do meu país. Se for para colocar o nosso país em algum livro internacional, que faça como Sthephenie Meyer, que o honrou, fazendo-o um ponto turístico (não querendo dizer que o Brasil é um mar de rosas, pois está muito longe disso).
    Mas, voltando ao livro em questão... Parece ser muito bom, e pretendo comprar.
    Parabéns pela resenha, e façam uma promoção pelo facebook :-))
    OBS: Desculpa ter saído do assunto...

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li o livro e nem faz muito meu estilo literário. Mas é aquela coisa né? Nada pode agradar a gregos e troianos! =)

    ResponderExcluir
  7. Do jeito que vc tava contando achava que tinha gostado. rs
    Que pena que não gostou. Parece que prometia muito e não cumpriu.
    Se um dia eu for ler, não vou com tantas expectativas...
    Gostei da sua resenha, vai servir como alerta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Apesar das criticas, gostei muito! Quero ler e tirar minha conclusão. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  9. Estava com o pé para trás antes de ler este livro também mas gostei do roteiro dele e a forma em que foram sendo desvendados os mistérios. Abrc!

    ResponderExcluir
  10. Comecei a ler sua resenha e achei que seria um livro muito interessante, a trama me pareceu super bem estruturada e cheia de possibilidades, fiquei um pouco decepcionada por saber que não te agradou. Talvez no futuro o livro se transforme em filme - eu acho que a trama tem tudo para que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  11. Hum, achei linda a capa, gostei da história...mas de certa forma nem todos os livros de suspense são ótimos, nem todos os livros de generos que gostamos nos agradam. :) Bjinhos.

    ResponderExcluir
  12. A capa é linda , e eu gostei da resenha..mas não sei se leria não! haha suspense não faz muito meu tipo pra livros!
    Mas, de qualquer jeito a resenha tá ótima!

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Adorei o mistério,gostaria de ler.Apesar da opinião das pessoas,sempre é bom tirar suas conclusões sobre algo :)

    ResponderExcluir
  14. Bom... a estória lembrou-me, de longe, Um Mundo Brilhante!
    O fato d'ele "entrar" nessa busca insaciável pela verdade, e acabar se envolvendo de modo inevitável, me lembrou muito. Seilá...
    Gostei do livro, de modo simples. Não acredito que seja um livro completamente misterioso, nem que nos prenda o suficiente. Porém gostei do argumento, e interessei-me.

    É realmente necessário ler para que cada um tenha sua conclusão.

    Beijos (:

    ResponderExcluir
  15. Acheiiii a capa muito linda, de verdade. Só a capa me deu vontade de ler o livro s2

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris