quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Resenha: "A passagem" (Justin Cronin)

Por Sheila: Olá pessoas! Hoje trouxe a vocês um livro que devorei em 5 dias - e fiquei com uma baita dor no pescoço, mas valeu muito a pena, são 816 páginas com muito conteúdo e uma estória de tirar o fôlego! Apesar de ser uma estória de vampiros, vai muito além das que circulam por ai no momento.

O livro já começa enigmático. Várias estórias são contadas em paralelo e, logo que uma delas chega em uma parte extremamente instigante, o capítulo acaba e temos que passar a outra narrativa. Somos de cara apresentados a Amy Bellafonte, filha de uma garçonete de 19 anos com um vendedor de máquinas agrícolas que estava de passagem pela cidade.
Antes de se tornar a Garota de Lugar Nenhum - Aquela que Surgiu, A Primeira, Última e Única, a que viveu mil anos - ela era apenas uma menininha de Iowa chamada Amy Harper Bellafonte.
Após sermos apresentados a Amy e a vida difícil de uma mãe solteira adolescente, somos levados a uma expedição liderada pelo doutor Jonas Abbott Lear, nas selvas da Bolívia. Algo sobre um vírus que talvez regenerasse tecidos e rejuvenescesse as pessoas. Com o patrocínio do exército, Jonas e um grupo de bioquímicos, escoltado por algumas tropas, encaminham-se para o local designado - sobre o qual não há muitas informações em sua correspondência, meio pelo qual ficamos sabendo de sua incursão na selva. Mas algo dá muito errado.
De: lear@amedd.army.mil
Para: pkiernan@harvard.edu

Paul,
Estou escrevendo isso para o caso de eu não voltar. Não quero assustar você, mas preciso ser realista sobre a situação. Estamos a menos de cinco quilômetros do cemitério, mas duvido que possamos realizar a extração como foi planejado. Muitos na equipe estão doentes ou mortos.
Há duas noites fomos atacados - não por traficantes de drogas mas por morcegos. Eles chegaram algumas horas após o anoitecer ... era como se eles tivessem nos vigiado o tempo todo, esperando o momento certo para dar início ao ataque aéreo (...) Sei que seu deus é a ciência Paul, mas posso pedir que reze por nós? Por todos nós.
O agente especial Brad Wolgast e seu companheiro Doyle haviam sido recrutados para uma tarefa aparentemente simples: recrutar prisioneiros esperando pela injeção letal no corredor da morte a prolongarem a vida um pouquinho mais. Para isso, teriam que participar de um experimento denominado Projeto Noé, como voluntários - na verdade, nada mais que cobaias. Quase nada é dito aos agentes que trabalham recrutando estes miseráveis - 12 no total -  mas Wolgast bem sabe que não deve ser algo tão simples quanto faz parecer aos apenados.
Wolgast pensou por um momento.
- Coronel preciso perguntar ...
- O que estamos fazendo?
Wolgast confirmou com a cabeça (...)
- O que estamos fazendo aqui é perfeitamente legal - diabos esta pode ser a pesquisa médica mais importante na história da humanidade. Mas poderia facilmente ser mal interpretada. Estou lhe dizendo tudo isso por que acho que vai ajudá-lo a entender a importância da missão.
Wolgast achou que Sykes talvez estivesse lhe contando um décimo da história - uma parte bastante persuasiva, sem dúvida, mas, ainda assim, só uma parte.
- E a droga é segura?
Sykes deu de ombros
- Relativamente segura. Não vou mentir. Há riscos. Mas faremos todo o possível para minimizá-los.
No entanto, os riscos são muito maiores do que qualquer um deles poderia prever. Pois, de alguma forma (não vou contar como, você terá de ler o livro ...) o vírus é solto, lançando os Estados Unidos - ou toda a humanidade? Não há como saber... - numa terrível noite escura, onde seres sobre humanos, sedentos de sangue, assolam nas sombras os poucos sobreviventes no século que se segue a catástrofe.

Agora, num mundo pós apocalíptico, a única esperança da humanidade talvez seja uma garota franzina que pouco fala - uma Andarilha que Nos Tempos de Antes era conhecida como Amy, mas agora é apenas Aquela que Surgiu, que é e, ao mesmo tempo, não é. Quem somos? É a pergunta que os virais, aqueles infectados condenados a habitar a escuridão, constantemente lhe fazem. Mas como responder-lhes se ela  nem mesmo sabe mais quem é?

A passagem é um suspense eletrizante, com uma trama magistralmente construída e amarrada. Todas as estórias se entrelaçam, cada personagem é explorado e tem uma função no desenrolar dos acontecimentos, quase tudo é explicado - sim quase, pois o livro é o primeiro volume de uma trilogia, a única coisa que não gostei, pois vou ficar ansiosíssima para ler o resto! O segundo livro, "Os Doze", tem lançamento previsto para o fim deste ano, e o próximo só em 2014. 

Mesmo assim, não me arrependo da leitura, uma das melhores, podendo ser comparada às épicas escritas por Stephen King. Só espero que os próximos livros sigam o mesmo estilo, ou que me surpreendam positivamente. Recomendadíssimo.

14 comentários :

  1. Gizeli Regina Meisterquarta-feira, outubro 31, 2012

    Pronto. Mais um livro prá pilha "Eu TENHO que ler".
    Grata pela resenha e pela dica....

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parece ser um livro bem interessante. Gosto de mistérios, torna a leitura deliciosa e te prende á ela! Esse livro parece ser bem interessante, quero muito ter a chance de ler!

    Amei a resenha *-* Os quotes estão divos!

    Beijos

    Bia - @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  3. Sabe um livro que você lê as críticas e pensa que tem tudo a ver com seu gosto? É esse. Já coloquei na minha lista de prioridade para conseguir até o fim desse ano, sem falta!! =D

    ResponderExcluir
  4. Sabe um livro que você lê as críticas e pensa que tem tudo a ver com seu gosto? É esse. Já coloquei na minha lista de prioridade para conseguir até o fim desse ano, sem falta!! =D

    ResponderExcluir
  5. Quem diria que quando a humanidade estivesse mais perto do fim, sua única esperança seria uma garotinha de 6 anos? Excelente livro!

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros desse tipo. Pena que seja uma trilogia, mas mesmo assim vou ler. Adorei sua resenha. Está ótima.

    ResponderExcluir
  7. Eu simplismente adoro esse livro, assim como você comentou tudos os personagens se entrelaçam, todos tem um proposito no livro..não é aquela coisa..tipo ir jogando personagens so para almentar paginas nos livros, todos tem um porque aqui, ótimo.
    Esperando ansiosa pelo segundo,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu comecei a ler sem saber que tinha continuação, agora fiquei morrendo de vontade de ler os outros dois, vou ter que aprender a exercitar a paciencia, hehe, abraços

      Excluir
  8. Já havia visto uma resenha desse livro e já tinha gostado, essa resenha só me fez ficar com mais vontade ainda de ler, gostei da capa.

    ResponderExcluir
  9. Huuum. Interessante.
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas me chamou bastante a atenção.
    Esse bando de obras vampirescas tem queimado o filme e muito dessa criatura lendária da ficção terror.
    É como achar uma agulha no palheiro encontrar esse livro em meio a tanta porcaria lançada atualmente.
    Ótima resenha e ótima recomendação.
    Vou marcar pra ler no skoob.

    ResponderExcluir
  10. Eu parei pra prestar atenção nesse livro recentemente. Tinha uma ideia completamente equivocada dele, agora estou louca pra ler. Adorei a resenha, me deu mais vontade ainda de ler. (:

    ResponderExcluir
  11. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris