quinta-feira, 18 de outubro de 2012

[Gastronomia e Literatura] Moby Dick, 161 anos

Boa Tarde Pessoas,

Hoje o romance Moby Dick, de Herman Melville, completa 161 anos desde a sua primeira publicação. A obra leva o nome da baleia cachalote enfurecida, de cor branca, que havendo sido ferida por diversas vezes por baleeiros, conseguiu destruir à todos.

O livro foi considerado revolucionário para a época, com descrições detalhadas e imaginativas das aventuras do narrador, Ismael, suas reflexões pessoais, e grandes trechos de não-ficção, sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça-las, arpões, a cor branca (de Moby Dick), detalhes sobre as embarcações e seu funcionamento, armazenamento de produtos extraídos das baleias.


O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, quando este foi atingido por uma baleia e afundou.

A obra foi, de ínicio, mal-recebida pelos críticos, assim como pelo público, mas com o passar do tempo tornou-se uma das mais respeitadas da literatura em língua inglesa, e seu autor é agora considerado um dos maiores escritores estadunidenses.

O livro abre-se com uma das mais famosas citações da língua inglesa: "Chamai-me Ismael."

Agora na parte da gastronomia que me apetece, é claro que não vamos preparar nada relacionado com baleias, mas sim uma receita que também vem dos mares: Salmão à Inglesa


  • Salmão
  • Sal
  • 1 ramo de cheiro-verde
  • Batatas
  • Manteiga 
Preparo:

  • Cozinhe o salmão em água temperada de sal, com um ramo de cheiros.
  • Depois de cozido, arrume-o num prato com uma guarnição de batatas cozidas.
  • Regue tudo com uma boa porção de manteiga derretida. 
Gostaram da receita? Então não deixem de comentar, de ler esse clássico e de preparar essa receita. Até semana que vem, e até lá...

Boa Leitura e Bon Apetit





3 comentários :

  1. Oi Eliel!
    Ainda não li Moby Dick mas espero conseguir, finalmente, em 2013. Achei a receita fácil. Nunca preparei nada com peixe mas vou tentar!


    Beijo!
    >> Nine
    Estante da Nine

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu adoro frutos do mar! Adoro salmão, mas depende muito de como é feito, senão fica aquele gosto de peixe que não é legal. Vou começar a engordar se ficar fazendo todas essas receitas D:


    Beijos

    Beatriz - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  3. Ai que saudade! Que bom que nos trouxe de volta esse memorável romance do autor americano Herman Melville que foi publicada em 1851. A história foi inspirada no naufrágio do navio Exess em 1820. Esse livro foi adaptado para o palco, cinema e tv. Quanto a receita ela me parece ótima.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris