quarta-feira, 17 de abril de 2013

Resenha: "Bem mais perto" (Susane Colasanti)

Por: Cari Vieira - "Bem mais perto", da autora Susane Colasanti conta a história de Brooke, uma jovem muito inteligente de 17 anos e que está terminando o segundo ano do Ensino Médio. Ela é apaixonada por Scott Abrams, um colega de escola que, segundo a própria, nem sabe da sua existência. 

Brooke planeja contar a Scott sobre seu amor e que tem a certeza de que foram feitos um para o outro, mas não consegue e agora ele se mudará para Nova York e ela não terá mais a chance de contar a ele como se sente.

Decidida a correr atrás de seu grande amor, ela resolve segui-lo e também ir morar em Nova York. Brooke mora com a mãe em New Jersey e o relacionamento entre ambas ficou bastante complicado após a separação entre ela e seu pai. A jovem não mantém contato com o pai que se mudou para Nova York, após sair de casa. É aí então que ela resolve entrar em contato e pedir para morar com ele.
"Mamãe não era assim tão severa comigo. Antes de papai se mudar, era muito mais fácil me dar bem com ela. Tudo mudou quando ele nos deixou. É como se ele fosse a cola que nos mantinha juntas. Ele foi embora quando eu tinha 11 anos.  São longos 11 anos de um relacionamento tenso com a minha mãe, o qual eu acho, nós nunca vamos conseguir melhorar."
Brooke abandona os amigos, a antiga escola, a mãe e parte buscando convencer Scott de que foram feitos um para o outro. Toda essa mudança a fará rever pontos importantes em sua vida, como a escola, a relação com os amigos antigos, a família, as novas amizades e seu futuro.
“Sorte não é exatamente do que preciso. O que quero é ter certeza de que não tumultuei minha vida inteira por nada”
Na nova escola Brooke reencontra Scott e os dois fazem uma matéria juntos, é a oportunidade perfeita, pensa a garota, para que o rapaz a conheça melhor antes de que ela se declare, por isso, ela tenta se aproximar dele e descobrir coisas que ambos tenham em comum. 
"- Sem dúvida as coisas estão dando certo. Nós moramos bem perto um do outro. Estamos na mesma escola. Temos uma aula juntos. Nós até conseguimos sentar próximos."
O que ela não esperava é que Scott já tivesse uma namorada. O que ela vai fazer? Deixar tudo de lado e esquecer Scott, ou tentará lutar por esse amor?
“Pode ser que nunca tenha todas as coisas que quero , mas uma coisa que realmente tenho é uma vida nova. E eu decido o que acontecerá depois”
Apesar de extremamente inteligente e com um QI acima da média, ela tira notas medianas na escola, por não querer chamar a atenção. Na escola antiga era fácil passar despercebida, mas, na nova escola, os professores estão sempre atentos e logo notam que Brooke pode dar mais e procuram puxar por ela. Inicialmente isso a irrita, mas ela acaba cedendo e torna-se monitora de John, um rapaz com dificuldades de aprendizagem e que a fará rever suas concepções sobre a escola e o seu futuro.
"(...) A vida é tão mais fácil quando você se dá bem com as pessoas, quando consegue se entrosar, em vez de ser rotulada de anormal. (...)"
Brooke terá, além de John, a amizade de Sadie que também está no terceiro ano e que trabalha duro para entrar em uma boa faculdade: ela estuda, é monitora e ainda se dedica a trabalhos voluntários. Brooke e Sadie aprenderão muito uma com a outra.

A história é contada pela própria Brooke e não se concentra apenas no amor que ela sente por Scott. A relação de Brooke com a mãe, sua vida com o pai ausente numa nova cidade e como isso a afeta é bem desenvolvido pela autora, bem como a revolta da jovem com um sistema escolar que não a estimula. Com a mudança de escola e com a ajuda dos novos amigos ela acaba descobrindo o que quer fazer da vida e repensa suas atitudes em relação às aulas e à escola.
“A única pessoa com quem posso contar sou eu mesma. Criar a vida que quero só depende de mim. Não posso culpar meus pais, Scott ou qualquer outra pessoa pelo jeito que as coisas são. Agora que sei para onde esta vida esta indo, é hora de decidir como quero chegar lá”
A leitura é simples, fácil de ler e com certeza agradará ao público para o qual é destinado: adolescentes entre 15 e 18 anos e adultos que gostam desse tipo de leitura. Gostaria que a autora tivesse acrescentado mais alguns capítulos contando sobre o que aconteceu com os personagens ao final do terceiro ano, senti falta disso! De qualquer maneira o indico para aqueles que procuram um romance leve para se distrair em um fim de tarde. ;)

- Conheça o site da autora clicando aqui.

- Veja o Book Trailler:



E aí gostaram da resenha? 
Espero se coração que sim.
Não esqueçam de comentar!
Boas leituras e até a próxima!

13 comentários

  1. Bem, esse livro tá na minha fila de livros para ler..e eu vivo enrolando..rs Minha filha pegou pra ler e desistiu...daí, fiquei bem apreensiva para começar a ler.
    Mas ainda chego nele com coragem..Mesmo sendo um livro bem juvenil, amores..familia(eu gosto muito do tema) rs deve ter algo de ensinamento né?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho q vc vai gostar! Bjus e obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Não tinha ouvido falar desse livro ainda. Ainda bem que vi em seu blog. Me identifiquei bastante e já tô louca pelo livro. Parece ser uma história cativante daquelas que te prendem do inicio ao fim, e não te deixam parar até descobrir o final. Vai pra minha lista, sem dúvidas. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom q gostou! Obrigada por comentar! Bjus

      Excluir
  3. Aaaahh, tinha lido uma resenha, mas não tinha entendido muito bem. Agora tudo ficou claro pra mim. Quero muito ler esse livro, quero saber como acaba esse rolo ai :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom q gostou! Obrigada por comentar! Bjus

      Excluir
  4. Free Work at Home Job (11558)
    Work at home completing simple surveys from home. No
    registration fees. Join today For more information
    visit: (http://www.eazy2earn.com)

    ResponderExcluir
  5. Esse livro tá na minha lista há um bom tempo.
    Aparentemente é o tipo de história que se lê quando está de ressaca literária, né?! Pra dar uma aliviada...

    Beijoca!
    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura bem tranquila msm! Obrigada por comentar! Bjus

      Excluir
  6. É fofo, mas irritante. É bom, mas não tem história. Não sei o que achar do livro...Vale a pena ler pra conferir, mas não é lá o melhor que já li não =/
    Esperava mais dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso q as resenhas nos dão uma ideia do q se trata, mas só lendo msm para saber se vamos curtir ou não. espero q vc goste. Obrigada por comentar.

      Excluir
  7. Esse livro parece ser muito interessante *-*
    Quero muito ler :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom q gostou! Obrigada por comentar! Bjus

      Excluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato