sexta-feira, 12 de abril de 2013

Happy Hour #37 - O Parlamento Britânico

Oi pessoal! Como vão vocês? Espero que muito bem. Eu estou aqui de férias, que ainda terão mais um mês e poucos dias de duração. (Sim, eu sei que ficaram com invejinha -rsrs) Falemos agora da Happy Hour #36, vi que apesar dos poucos comentários, tivemos muitos acessos e aqueles que se manifestaram, o fizeram com propriedade. Vocês são ótimos, sério. '-' 

Mas vamos ao nosso assunto de hoje, né! Com a morte de Margaret Thatcher nessa segunda feira, dia 8,  achei super bacana homenageá-la na coluna de hoje. E, para tal, nada mais adequado que falarmos sobre o Parlamento Britânico. Primeira e única mulher até hoje a ocupar o cargo mais importante do Reino Unido, de 1979 a 1990 ela permaneceu na liderança do Parlamento. Sua polêmica e rígida política neoliberal a levou a ganhar o eterno título de Dama de Ferro

Vamos, então, ao grande assunto de hoje. Preparados?




A História
O Palácio de Westminster é o principal centro administrativo do Reino Unido. O prédio abriga a House of Commons (Câmara dos Comuns) e a House of Lords (Câmara dos Lordes), e por isso ficou conhecido como Houses of Parliament – o Parlamento Inglês.


Sir Charles Barry
O primeiro prédio erguido no local foi o Westminster Hall, construído em 1097 por William Rufus, filho de William, the Conqueror (Guilherme, o Conquistador 1028 – 1087). O Parlamento Inglês, em si, se reuniu pela primeira vez no local em 1295, e essa foi a principal residência do monarca Inglês até 1512, quando um incêndio destruiu grande parte do complexo.

Outro incêndio ainda maior em 1834 significou que o Parlamento Inglês teve de ser praticamente reconstruído. O prédio atual, criado pelo arquiteto Charles Barry com em seu característico estilo neo-gótico, foi terminado em 1860 e tornou-se, instantaneamente, um marco de Londres.




O Complexo Arquitetônico
Achei grande parte dessa descrição desta parte em um blog que dá todas as dicas possíveis de turismo no país e o autor do post visitou pessoalmente essa maravilha (lembrando que o mesmo foi mencionado na fonte). Ao longo do texto vocês vão entender o título. Vamos lá:

O Palácio de Westminster é um palácio real do século XI e sua arquitetura gótica é belíssima. São mais de 5 km de corredores e 1.000 salões, sendo os principais as Câmaras dos Lordes e dos Comuns, o Central Lobby, a Galeria Real e o Westminster Hall.

Debate na Câmara
dos Lordes
A Câmara dos Lordes é composta por cerca de 740 membros, onde nenhum deles é eleito. O trono na Câmara dos Lordes onde a rainha se senta durante a abertura do Parlamento, realizada no começo de cada nova sessão parlamentar. É deslumbrante, ostensivo e todo em ouro. As cadeiras em um tom de vinho e os detalhes nas madeiras dão um toque super requintado e lindo.































Já na Câmara dos Comuns os mais de 600 parlamentares eleitos se reúnem para debater e elaborar leis. A sala tem estofado na cor verde e não há a luxuosa ornamentação da Câmara dos Lordes. Tampouco existem detalhes em ouro. A beleza fica por conta da madeira talhada. O espaço é pequeno e não há assentos para todos os parlamentares. São apenas 437 assentos para um total de 646 membros.

Amei essa foto!
























A Sala da Rainha (Queen's Robin Room) é usada apenas uma vez por ano e é o lugar onde a monarca realiza a abertura do Parlamento Inglês. A cerimônia é mega tradicional. A rainha chega de carruagem e vestida a caráter. Ela senta no trono dourado, a coroa é levada naquela "almofada vermelha que eu-não-sei-o-nome" e ela inicia o discurso que marca, oficialmente, a abertura das sessões parlamentares. 





Entrada da Rainha Elizabeth II




















Ainda há lugares que merecem destaque , que são o Westminster Hall (o único prédio onde é permitido tirar fotos durante as visitas) e o Central Lobby. Admirem pelas fotos:

Westminster Hall


Teto lindo e todo trabalhado.













Central Lobby. 
Incrível! Reparem no tanto de detalhes...
















Ah! Antes de finalizar, gostaria de deixar para vocês o Site Oficial do Parlamento, para que possam navegar livremente, ver como são as visitas, tours, etc. 

~//~

Então pessoal, isso é tudo por hoje. Espero imensamente que tenham gostado do nosso tour pelo completo do Parlamento Britânico. Confesso a vocês que amei fazer as pesquisas, escrever o post e procurar as fotos. Vi tanta imagem linda e aprendi muita coisa. Tenho sonho de conhecer essa cidade. Esse país. Essa cultura efervescente, o sotaque, enfim, apaixonante. *-*

Alguém aí já foi na Inglaterra e teve o privilégio de visitar o lugar pessoalmente? Conhecem outras informações ou curiosades? Enfim, não deixem de expor suas opiniões, críticas e dúvidas.

Beijos beijos e até a próxima!! 


Fontes: Molho Inglês, Nós no Mundo, Veja, Terra.

14 comentários :

  1. Gente...que post incrivel!!!
    Mesmo não conhecendo direito a história da Dama de Ferro, sei da importãncia que ela teve na história do mundo. E achei justa a homenagem..apesar de ter lido que ela foi deveras malvada..rs
    Impressionante a magnitude do lugar né? Que treim chic!!
    Coisa de realeza..onde a gente só vê em filmes!
    Vou guardar o endereço e em breve, vasculhar mais curiosidades!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Otimo post. Mas é so cmg ou as imagens não estao abrindo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura. Primeiro, obrigada pela visita. Aqui continua tudo normal e, como ninguém comentou nada a respeito, deve ser no seu PC (ou dispositivo que esteja usando). Tentou mudar de navegador ou algo do tipo?

      PS: Desculpe, mas não sou a melhor pessoa para essas coisas de informática. rsrs

      Bjss e volte sempre!
      @gabiipascoal

      Excluir
  3. A Inglaterra é tão maravilhosa <3 sonho em um dia ir conhecê-la,
    achei o post maravilhoso e não sabia que os Lordes não eram eleitos, acho que tive uma visão errada daquele filme Toda garota quer, os salões são lindíssimos e realmente nos encanta, também não sei muita coisa sobre a Dama de Ferro mas estou querendo saber um pouco mais, por isso pretendo ver o filme a Dama de Ferro *-*

    ResponderExcluir
  4. É lindo pra caramba! De babar *0*
    Ahh como queria visitar, se pudesse não hesitaria um segundo que fosse!

    ResponderExcluir
  5. A Inglaterra é linda, pretendo visita-la um dia. Tive uma aula de geografia em que passamos a aula inteira debatendo sobre esse assunto, da Dama de ferro e tal. Gostei do post, bem diferente :D
    Até mais :*

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada pela cultura inglesa é vivo pesquisando sobre a cultura britânica, mas não sabia sobre essas cerimonias, belíssimo como sempre. Meu sonho também é em conhecer esse país incrível. :]

    ResponderExcluir
  7. Gabi, arrasou no post!!!
    A Inglaterra é realmente fascinante!!!!!
    Adorei esse post!!!
    Ahhh não esquece de me pedir umas dicas quando vc for heim..rsrsrs
    Beijos..

    Paulinha

    ResponderExcluir
  8. Posso deixar tudo para trás e ir morar em Londres?? HAHAHA

    ResponderExcluir
  9. Amei esse post. <3 O país que eu mais quero visitar é sem duvida a Inglaterra, esse post só aumentou a vontade. Posso deixar tudo para trás e ir morar em Londres?? HAHAHA [2]
    http://nuvensdecrepom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. A Inglaterra é realmente um lugar muito bonito, e certamente seria um dos lugares que eu escolheria para morar.

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhh como sou apaixonada por Londres. Sempre tive vontade de conhecer o Parlamento *-*

    ResponderExcluir
  12. Não é só o tradicional chá ingles que é algo seguido por tradição, mas toda a Inglaterra é marcada por sua tradição que seguem a risca e pelo estilo pomposo. Acho tudo tão belo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris