sexta-feira, 29 de março de 2013

Happy Hour #36 - Ovos de Páscoa

Oi gente! Tudo bom com vês? Espero que sim, hein. Aquele feriado pra dar uma descansada, visitar a família (pra quem mora fora), se divertir ou simplesmente relaxar. Bom demais. '-' Mas antes de começarmos com o assunto de hoje, queria dizer que fiquei muuuuito feliz com o carinho de vocês na Happy Hour #35 - Bibliotecas Particulares! Eu também surtei com aquele post, vocês não estão sozinhos. Agradeço muito à todos que comentaram. *-*

Como estamos na véspera da Páscoa, não podia deixar de falar sobre o assunto aqui, né? Ano passado fiz um Mini Especial de Páscoa, divido em dois posts. Quem não leu, não perca tempo. Clique aqui para ler. Pois bem, hoje vamos falar, especificamente, de um dos maiores ícones da páscoa, que é Ovo de Páscoa. Bora lá? 



História e Evolução...
A Páscoa é um dos feriados mais importantes do calendário cristão. Nela, há a lembrança da morte de Cristo e a comemoração de sua ressurreição, que é um momento especial para refletir sobre o significado da vida. Mas o que nós vamos descobrir é o que uma data religiosa tem a ver com o hábito de presentear as pessoas com ovos de chocolate. 

Há séculos, mesmo antes de o Cristianismo se tornar uma religião, em várias antigas culturas espalhadas no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente, observamos que o uso do ovo como presente era algo bastante comum, principalmente na entrada da primavera. Atravessando a Antiguidade, este costume ainda se manteve vivo entre as populações pagãs que habitavam a Europa durante a Idade Média.

Representação da
Deusa Ostera

Nesse período, muitos desses povos realizavam rituais de adoração para Ostera, a deusa da Primavera. Em suas representações mais comuns, observamos esta deusa pagã representada na figura de uma mulher que observava um coelho saltitante enquanto segurava um ovo nas mãos. Nesta imagem há a conjunção de três símbolos (a mulher, o ovo e o coelho) que reforçavam o ideal de fertilidade comemorado entre os pagãos.

A entrada destes símbolos para o conjunto de festividades cristãs aconteceu com a organização do Concilio de Niceia, em 325 d.C.. No auge do período medieval, nobres e reis de condição mais abastada costumavam comemorar a Páscoa presenteando os seus com o uso de ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas. Achei algumas fotos legais desses modelos de ovos. Não sei se não verdadeiros, mas se encaixam bem nessa descrição e são lindos. Vamos ver: 
Trabalhados com detalhes de ouro e
pinturas. Lindos! 
[ Contemporâneo] Esse é um ovo da nobre
porcelana europeia, criação de um alemão.
Avaliado em 13 mil euros! =O


































Ameeei esse! =)

















Até que chegássemos ao famoso (e bem mais acessível!) ovo de chocolate, foi necessário o desenvolvimento da culinária e, antes disso, a descoberta do continente americano. Essa matéria conta a história detalhada e é bem interessante. Depois das mudanças feitas nos ingredientes adicionados à semente do cacau, chegaram a uma mistura deliciosa que consideravam, além de afrodisíaca (o que não duvido), detentora de poderes curativos. Passaram-se 100 anos até que os europeus de outros países descobrissem e se apaixonassem pela iguaria, chegando ao Brasil por volta de 1700.


Ao entrarem em contato com os maias e astecas, os espanhóis foram responsáveis pela divulgação desse alimento sagrado no Velho Mundo. Somente duzentos anos mais tarde, os culinaristas franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História. Um grande viva aos célebres franceses e uma grande vaia à indústria que superfatura o preço dos ovos! 


Antes de terminar, gostaria de mostrar a vocês algo muito interessante. O casal alemão Kraft, Volker e Christa, seguindo uma tradição de mais de 4 décadas enfeitaram a árvore de seu jardim com mais de 9000 pequenos ovos decorados de páscoa. A Árvore dos Ovos de Páscoa. Fica uma coisa lindíssima. Olhem só:






















~//~

Aiin gente, só de escrever esse post meu deu água na boca! Sou apaixonadaa por chocolate, assumida chocoholic! Confesso que não conhecia toda essa história por trás dos ovos de páscoa. Eu até pensava que era só mais uma artimanha da indústria, não sabia desse contexto histórico-cultural e religioso. Achei bem bacana. 

E vocês aí, já estão se esbaldando em chocolate? rs Se sobrar aí, podem me mandar, hein? rsrs 

Brincadeiras à parte, desejo, aos que comemoram, uma Feliz Páscoa e aos que não consideram a data, que aproveitem bastante esses dias de descanso!! *-*

Beijos beijos e até a próxima! 



Fontes: Zé Folgado, Brasil Escola, Vivendo e AprendendoArlloufill, Cultura Mix.

10 comentários :

  1. Os ovos Fabergé são lindos, e os ovos de chocolate são uma delícia!!
    Feliz Páscoa para vocês!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, fiquei desejando ovos de páscoa também, acho que esse ano n receberei #xatiadissimo T-T Adorei o post, foi muito bom conhecer mais sobre os ovos de páscoa, e também achei a arvore a coisa mais perfeita do mundo. Feliz Páscoa pra vocês lindas :*

    ResponderExcluir
  3. Oiie, adorei o post, muito interessante mesmo saber a origem dos ovos de páscoa.
    Ah também não sei se vou ganhar ovo, mas a Sofia queria muito !! rs
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ow meu Deus..que post mais gostoso!!!!!rs
    Não sou tão fã de chocolates assim, mas amei saber da história por tras dessa tradição que encanta milhares de crianças e adultos pelo mundo.
    Como católica, celebro a Páscoa como o momento unico da Ressurreição de Cristo...um dia feliz, eu diria..mesmo com todo o sofrimento que Ele passou por amor a mim..a nós..
    Adorei tbém a arvores de chocolates..rs quem dera morar ali, do lado né?rs
    Beijos e Feliz Páscoa =)

    ResponderExcluir
  5. ê tradição cheia de coisas essa. Gosto desses ovos que fazem mais pra se mostrar do que pra comer, porque quando como fico mal. Chocolate e eu não combinamos xD
    Mas é legal de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  6. É uma época ótima, pena que a maioria das pessoas tem se esquecido do significado. Adorei saber um pouco mais.

    ResponderExcluir
  7. Que ovos lindos da era medieval!! Muita gente pensa que a Páscoa é simplesmente o ganho de ovos de chocolate, não é? Eu abdiquei dos meus em nome de algo mais enriquecedor: livros. Ao invés de pedir chocolate, pedi livros que além de saciar minha fome literária, me trará conhecimentos inimagináveis. Adorei o post, muito lindo mesmo!

    ResponderExcluir
  8. Estar por dentro destas curiosidades é sempre bom. Quanto ao chocolate, eu não sou de comer muito, mas como todo mundo não tem como não gostar.

    ResponderExcluir
  9. Que ovos lindos.
    E as fotos da arvores: L I N D A S !

    ResponderExcluir
  10. É lindo ver o que se pode fazer com o chocolate. Tantos formatos lindos! Esse do homem que enfeita a árvore com ovos, que coisa!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris