sexta-feira, 15 de março de 2013

Happy Hour #35 - Bibliotecas Particulares

Oi pessoal!! Como vão vocês? Ainda viajando pelos Museus Incomuns da Happy Hour #34?! Pelos comentários pude perceber que vocês curtiram o tema e uma leitora até me deixou uma sugestão de um próximo post. Está anotadíssima! ^.^ Muitoo obrigada pelos comentários. Amo o carinho de vocês. 

Mas agradecimentos à parte, vamos ao que interessa, né! Como março é o mês do meu aniversário e justamente essa semana completei 19 primaveras, no dia 11, resolvi falar de um assunto que já venho pensando há um tempo e que é incrível. Além de ser um deleite aos nossos olhos, é ainda inspiração. Pois bem, hoje falaremos sobre as mais lindas, exuberantes e acolhedoras bibliotecas particulares. 

Achei melhor nem fazer uma classificação desses lugares, pois são simplesmente incríveis, mas cada uma com suas particularidades. 

De algumas vamos falar um pouco de sua história e o design, outras apenas com fotos e um breve comentário. Preparados?! 


Biblioteca de Geoge Lucas, Califórnia
O famoso cineasta de Star Wars e Indiana Jones investiu maravilhosamente bem uma parte de seu patrimônio com essa bela biblioteca. Seu acervo conta com 27.000 volumes e grandes coleções de foto, vídeo e arquivos de  imprensa , incluindo a extinta Paramount Studios e Universal Studios coleções de pesquisa que datam dos primeiros dias de filmagens que Lucas adquiriu para esta biblioteca.
Essa enorme claraboia que permite à biblioteca
receber luz natural. Lindo! 


Dois andares. Essa linda escada em caracol,
confortáveis poltronas e mesas além da imensidão
de livros. O que é mais charmoso?












Detalhe das estantes. E essa iluminação
 focada? *-*














Dono desconhecido, Toronto
Impulsionado pela paixão por livros, bibliotecas e estantes e inspirado em uma linda biblioteca que viu na França Thierry W. Despont bolou o design dessa maravilha para um amante de livros. Ele começou com um teto abobadado ornamentado. Trios de colunas imponentes os dois andares de estantes de livros. Ainda há confortáveis sofás e poltronas, além de uma iluminação super agradável.

O designer diz que esse é um ambiente em que ele vai se orgulhar para o resto da vida. E não é por menos, né! Quero projetar um lugar desses algum dia! '-' Infelizmente só achei uma foto. =/ 

Quem não queria ter um lugar assim em casa?! 


Biblioteca e estúdio de um cineasta, Seattle - EUA
O lugar parece, externamente, um gigante cubo de concreto. Seu interior é bem neutro e amplo, com o destaque para a enorme parede ornamentada de livros e um belo piano de calda. Já falei que amo piano? Enfim. rsrs O lugar ainda possui duas paredes laterais tomadas por vidros, o que permite que a luz natural preencha o ambiente. Minimalista e muito bonito! *-* Com a natureza em volta, dado aquela sensação de tranquilidade, então... 
Detalhe de uma parte do segundo
andar. Bem lúdico essa "saída",
 como nas corporações
do Corpo de Bombeiros. 


Incrível! *-*












Não tem como não ficar inspirado
 num lugar desses!


















Biblioteca de Alberto Manguel, Vale Loire, França
O dono da biblioteca escreveu  um artigo para nada mais, nada menos que o The New York times contando a história de seu acervo. Clique aqui para ler o artigo. É bem interessante.  Usando uma frase do autor argentino, podemos descrever, sucintamente, a história dessa bela biblioteca:
É um fantástico lugar formado pelas várias bibliotecas que foram sendo construídas e abandonadas, repetidamente, ao longo de toda minha vida. 
Manguel é dono do livro "The Library at Night", não sei se já possui versão em português, mas nele é  explorado o significado das bibliotecas ao longo da História. Ele pôde contar com a experiência própria, já que em todos os lugares que morava, suas bibliotecas surgiam naturalmente. 


Alberto diz que cativantes professores, apaixonados
vendedores de livros e grandes amigos foram
essenciais para a construção do acervo. 



















Galeria
Antes de encerrar com a mais deslumbrante de todas, na minha humilde opinião, vamos a uma pequena galeria com outras bibliotecas. 

Biblioteca idílica projetada por
Gianni Botsford, Costa Rica.
Moderno ambiente ornamentado com milhares de livros.
A casa é de Karl Lagerfelds nos EUA.















Esse japonês não reclamou de falta de espaço para
 construir esse templo de leitura. 






Biblioteca repleta de luz solar feita
em uma casa remodelada a partir
de uma velha fábrica na Bélgica.
Um charme!! 





Biblioteca de Neil Gaiman. Lotada, porém
 muito organizada!










Três andares de estantes é o suficiente
para vocês?





Visão de cima e de baixo da inovadora biblioteca nas
escadas desenvolvida em Londres









Como se não bastasse essa linda biblioteca,
a casa ainda fica nas Bahamas. Quer
coisa melhor?





Não sairia desse escritório/biblioteca. Linda
vista na Califórnia




























Biblioteca da Imaginação Humana, de Jay Walker - EUA
Deixei essa por último porque é simplesmente de tirar o fôlego. Incríveeeel!!! Gente, a biblioteca do cara tem até um nome. Sim, eu estou surtando enquanto escrevo. rs Walker é um colecionador e leitor ávido e, sem dúvidas, esse é o lugar mais importante de casa, tanto que ela foi construída ao redor da biblioteca. Aaah! Para tudo, né?! ^^ 

Biblioteca da Imaginação Humana abriga o que existiu de mais significativo nos cinco mil anos de civilização. Entre as relíquias estão uma Bíblia toda escrita a mão por monges (1240), o primeiro livro médico ilustrado do mundo (1499), o primeiro mapa a colocar o sol como centro do universo conhecido (1699), o guardanapo em que Roosevelt planejou e desenhou a estratégia para vencer a Segunda Guerra Mundial, quatro meses depois de Pearl Harbor e um Sputnik Original (1957).  

Assistam a esse vídeo, onde o próprio Jay fala um pouco dos principais objetos de sua biblioteca, bem como sua estrutura e disposição. Eu estou encantada por essa biblioteca, sinceramente. Vamos às fotos:

Manuscritos e documentos raros.






































Genteee!! Esse lugar é mágico de tão lindo. Reparem nos detalhes, o enorme pé direito, os vidros que mudam de cor, passarelas de vidro, os objetos raros, as lindas estantes... Acho que estou surtando um pouco. rsrs Achei um Video Tour sensacionaal da biblioteca. Assistam, é encantador!!


~//~


Por hoje é só (isso tudo), pessoal. Eu estou surtando até agora com essas bibliotecas, principalmente com esse Universo Paralelo de Jay Walker. rsrs E vocês aí, tentem transmitir em palavras seus sentimentos com esses lugares. Quero vê-los surtando assim como eu. rsrs Não deixem de comentar!! 


Ah! E me contem aqui, vocês têm uma biblioteca aí em casa? Um cantinho onde guardam seus queridos livros e mimos? Pois compartilhem conosco lá no Facebook ! *-*


Fontes: Flavorwire, Wired, Beautiful LibrariesOlson Kundig Architects, Livros só mudam pessoas, Coordenação do Livro e Literatura.

36 comentários :

  1. nossa que perfeita essa biblioteca, devoraria as estantes em um piscar.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, meu Deus! Que post de encher os olhos de cobiça, o coração de sonhos e a alma de alegria! Só quem ama os livros sabe o deslumbre que é contemplar lugares mágicos como estes!
    E eu que só sonho com uma bela estante recheada e uma boa cadeira de leitura... pobre de mim! hahaha.
    Fiquei empolgada e decidi escolher uma pra 'viajar' nos meus sonhos. Não foi fácil, mas uma dessas bibliotecas me deixou completamente apaixonada: a 'Biblioteca e estúdio de um cineasta, Seattle - EUA'. Um piano - minha paixão -, iluminação natural, estilo minimalista (sério?) e essa paisagem ao redor. Nunca mais sairia de lá, rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu! Primeiro, obrigada pela visita e pelo comentário. '-'

      Sobre a biblioteca de Seattle, pelo que vi se enquadra no minimalismo. Esse estilo preza pelo "mais é menos", ou seja, ambientes com a decoração sem contrastes de cores, sem muitos objetos e 'enfeites demais'. Lá é bem amplo, com cores pasteis, sem muitos móveis e adornos, a não ser pelo destaque das estantes. =)

      Bjos e volte sempre!! ^^

      Excluir
  3. Perfeitas essas bibliotecas!!!
    Uma estante dessas já estava ótimo para mim!

    Beijos,
    Ana.

    ResponderExcluir
  4. Gizeli Regina Meistersexta-feira, março 15, 2013

    Todas são maravilhosas, estou com tanta inveja, gostaria de ter não uma igual mas parecida com uma delas, mas acho melhor não.....senão ficaria só em casa lendo, lendo, lendo e lendo.....rsrsrssr

    ResponderExcluir
  5. Nossa, bibliotecas tão lindas!!! Quem me dera ter um 'cantinho' desses para ler *-*
    Adorei especialmente as fotos da aba Galeria.

    ResponderExcluir


  6. Free Work at Home Job (11491)
    Work at home completing simple surveys from home. No
    registration fees. Join today For more information
    visit: (http://www.eazy2earn.com)

    ResponderExcluir
  7. Paraísos *---*
    Queria muito um lugar desses pra mim, mesmo que fosse menorzinho, é perfeito demais. A que mais me encantou foi a de Toronto :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Uau!!! Que maravilhas do mundo hein?! Estou encantada!
    Amei o post, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que coisa linda! Morro de vontade de ir em uma biblioteca assim! Adorei as imagens, encheu meu olhos!

    ResponderExcluir
  10. Já disse que quando crescer quero umas iguaizinhas?!rsrsrs Lindas!Adorei.

    ResponderExcluir
  11. Que perfeiçāo e inspiraçāo estep ost, eu, já desenhei a planta da minha casa, modifico várias partes o tempo todo, mas o que continua intacta é minha pequena, mas personalizada biblioteca, se pudesse, gostaria de fazer uma réplica da Biblioteca da tia, do filme Coraçāo de Tinta, que é perfeita!! Gabi, as imagens lúdicas que sempre acompanham seus textos sāo de onde!? Acho uma perfeiçāo! Obrigada pelo post liindo! Sucesso. ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiane! Obrigada pela visita e os comentários, bem como os elogios. =)

      Sobre as imagens, eu normalmente acho no Google, mas faço pesquisas diferentes e até meio loucas e acabo garimpando algumas imagens bem bacanas. Poucas delas encontro em sites ou blogs, mas nenhum específico. Algumas eu acho tão fofas que até salvo aqui no meu computador. rsrs

      Ah, mostre-nos sua biblioteca, vai! Tira uma foto dela e mande pra gente pelo face, como disse lá no post. '-' Amo vê-las. Já percebeu, né! rs

      Beijos

      Excluir
  12. Adorei o post e amei ainda mais as imagens. Uma biblioteca mais linda e criativa que a outra. Meu sonho, desde pequena é ter uma biblioteca no estilo da do Castelo Rá-Tim-Bum, sem o gato falante, claro! rs

    Gosto muito de ver as estantes alheias, isso sempre me inspira.

    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  13. Um post maravilhoso e inspirador! Queria tanto poder ter um chantinho desses na minha casa. Parabens pelas belas imagens.

    ResponderExcluir
  14. Rapaz, tem alguma "hour" mais "happy" do que a da leitura de um bom livro?

    ResponderExcluir
  15. Passaporte em mão, destino: Seattle. Livros + música clássica. Eu não preciso de mais nada

    ResponderExcluir
  16. É pra babar né? Olha isso! Não tem uma que não pirei *0*

    ResponderExcluir
  17. Um dia, quem sabe, não terei uma biblioteca lindona assim? Amei todas, puro sonho <3

    ResponderExcluir
  18. Sonho meu, viu? Parabéns pelo post, Gabi :D

    ResponderExcluir
  19. Ai que sonho ter uma biblioteca assim, quem sabe um dia.
    A minha é pequena duas prateleiras do tamanho da cama e já lotadas, agora tenho que arrumar um espaço maior, pois já não cabe mais nada rsrs.

    ResponderExcluir
  20. MEU DEUS! O.O
    Oque é essa biblioteca do George Lucas?! desculpe-me a palavra mais PQP!!! AFFFFFF
    E eu que me considerava uma bookaholic! Se eu fosse dona de uma dessas belezinhas jamais sairia delas! LINDAS <3

    ResponderExcluir
  21. Muito bacana o post, também quero ter uma biblioteca de verdade um dia, porque por enquanto meus livros ficam todos espalhados por várias prateleiras! rs
    Só não entendo a necessidade de ter 30.000 livros, sendo que a pessoa provavelmente não vai ler nem um terço disso, mas enfim...
    Ah, e parabéns atrasado! haha
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, Adônis. Pelos elogios e pelos parabéns. Quando vejo bibliotecas tão enormes eu fico até mais tranquila, porque vejo que há pessoas mais viciadas que eu. rsrs Muitos dos livros devem ser edições de colecionador, coleções, antigos manuscritos, etc etc... Sei lá, é a única explicação. hahahha

      Volte sempre! =)

      Bjs,
      @gabiipascoal

      Excluir
  22. Eu queo conhecer essas biliotecas principalmente a do George Lucar e a Biblioteca da imaginação humana. Quem sabe um dia eu tenha uma biblioteca dessas. Adorei o post

    ResponderExcluir
  23. Nossa penssa eu ter uma biblioteca dessa na minha casa um dia kkk claro eu sei que é bem dificil mas nao custa sonha.

    ResponderExcluir
  24. Que sonho *-* Pretendo ter uma dessas la na minha humilde residência um dia kkk Talvez distante mas... o que fala é o sonho, quero muito visitar a biblioteca da França, de todos na verdade kkk sonho sonho sonho *-*

    ResponderExcluir
  25. Cada biblioteca mais linda que a outra. Acho que é o sonho de cada leitor voraz ter uma dessas assim em casa.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  26. Várias bibliotecas para se inspirar de diferentes formas, é cada uma mais linda que a outra.

    ResponderExcluir
  27. Olha! Vendo estas bibliotecas só consigo pensar o que eu faria se estivesse em uma delas, isso é como dar doce para criança, penso.

    ResponderExcluir
  28. é normal estar apaixonada por uma biblioteca ? porque acho que estou totalmente apaixonada pela biblioteca de George Lucas ♥ e também pela biblioteca de imaginação humana. morrendo apenas com todas, pronta para criar a minha própria biblioteca ♥

    ResponderExcluir
  29. Meu Deus, é impossível só dar uma olhadinha, garanto que não fui a única que ficou paralisada e encantada com cada lugar .. ahh, como queria poder frequentá-los *-* :c

    ResponderExcluir
  30. Adorei! Quem não surtaria vendo uma coisa linda dessas. Eu tenho uma biblioteca mas o espaço dela é pequeno e ela ainda tem paenas uma estante. Mas quando eu comprar uma casa quero um espaço bem grande e aconchegante para minha biblioteca. Simplesmente incríveis!

    ResponderExcluir
  31. Cada uma mais bonita do que a outra. Penso em minha cidade, as bibliotecas aqui são ruins, a melhor é da Universidade Federal, mas mesmo assim, deixa a desejar.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris