domingo, 17 de março de 2013

Resenha: "Gregor e a Segunda Profecia" (Suzanne Collins)

- Pode haver spoilers para quem não leu "Gregor, o Guerreiro da Superfície", primeiro volume da série.

Por Gabi: Oi gente! Hoje venho trazer o segundo volume da série "As Crônicas do Subterrâneo", da autora consagrada por Jogos Vorazes, Suzanne Collins. Para ler a resenha do primeiro livro, clique aqui

Depois de se safarem da Profecia Cinzenta, Gregor, Boots e o pai voltaram para a superfície e retomaram suas vidas, felizmente a tempo de passar o natal em família. 

Para aproveitar a neve de Nova Iorque, Gregor levou a irmãzinha pra andar de trenó no Central Park e lá ela é sequestrada por uma barata gigante. 
Ali, no chão. Aquela grande laje de pedra. Ela tinha sido removida recentemente; ele podia ver pelas marcas na neve e depois movida de volta para o lugar. Alguma coisa vermelha estava presa sob a beirada da pedra. Gregor puxou para fora. Era a luva de Boots. 
O garoto não pensa duas vezes e parte rumo ao Subterrâneo em busca da irmã. Chegando lá, ele descobre que o rapto da irmã não é nada mais que um plano para trazê-lo de volta ao Subterrâneo e que está evolvido em outra profecia. O pior é que seus amigos de Regália lhe contam que a Profecia da Perdição indica que Bane, um temido e raro rato branco pretende matar Boots para desestabilizar o Guerreiro e, assim, dominar o Submundo

Após seu primeiro treinamento para enfrentar essa nova empreitada, Gregor descobre que possui incríveis habilidades de luta, incríveis reflexo e agilidade na hora do combate, o que chamam de colérico. Além das forças do Guerreiro e seu vínculo Ares, o grupo que vai se jogar nessa aventura conta com Ripred e Twitchtip, uma rata trazida por ele que é uma vidente olfativa, ou seja, possui um olfato extremamente aguçado, além dos subterrâneos e seus respectivos vínculos: Mareth e Andromeda, Howard e Pandora. Para completar o comboio, ainda há a pequena Boots e a gigante barata Temp, sua fiel escudeira. 
- E o que você vai fazer, habitante da Superfície? - Twitchtip perguntou.
Gregor sentiu a última fagulha de calor desaparecer conforme o gelo passou por sua testa e chegou ao topo da cabeça. Não havia mais nada mais que qualquer pessoa pudessse fazer agora. Não havia mais nada a temer.
- Eu? - ele disse. - Eu vou matar Bane. 
Eles embarcam em uma incrível jornada pelos percalços do Caminho das Águas, até o Dédalo (lugar onde Ripred acha que os ratos estão escondendo Bane). Vão desbravando as terras mais inóspitas do Subterrâneo, com criaturas assustadoras e lugares inimagináveis. A narrativa de Collins é contagiante e a história não fica estagnada. A cada momento que vencem uma batalha rumo a seus objetivos, a profecia vai ficando cada vez mais clara. Mas o melhor de tudo é a grande surpresa no final. 

Volto a dizer o que afirmei antes, apesar de ser um livro infanto-juvenil, vale a leitura. Se você procura um livro bem escrito, recheado de aventuras, suspenses, enigmas e criaturas que você nunca imaginou que pudessem ser criadas e, de quebra, ambientada em um mundo paralelo sob a cidade de Nova Iorque, não pode deixar de ler. Ah! Vale também como presente para as crianças, elas irão se deliciar e aguçar a imaginação.
Se o de baixo caiu, se o de cima saltou,
Se a vida foi a morte, se a morte a vida ceifou,
Alguém ergue das trevas impuras

Para cobrir o subterrâneo de sepulturas.
Quanto à capa, não gostei muito dessa. Achei bem abstrata. Vaga. Mas fora isso a Galera fez um trabalho bem bacana no livro. O título em uma textura diferente e o livro sem erros de revisão (pelo menos não encontrei nenhum) e com uma diagramação simples, porém agradável.


6 comentários :

  1. Gostei da resenha, ainda não li o primeiro livro mas quis ler a resenha para ver se me empolgo um pouco para ler o primeiro : )
    E me interessei bastante. Estou curiosa para saber como a Suzanne trabalhou com essa série.
    Beijos e boas leituras :*

    The Serial Reader

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, me deixou com vontade de ler o livro

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Essa serie a cada dia me chama mais a atenção, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  4. Gizeli Regina Meistersegunda-feira, março 18, 2013

    Apenas ansiosa para ler a série completa. Sou apaixonado por Suzanne Collins e se ela colocou todo o seu potencial de Jogos Vorazes nesta série, eu acredito que será incrível. E realmente será, pelo que tenho lido em suas resenhas, creio que é um tipo de livro que me agrada muito. Espero ler em breve!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris