domingo, 28 de abril de 2013

Resenha: "Coração de Tinta" (Cornelia Funke)


Por Sheila: Oi pessoas! Trago a vocês hoje uma trilogia (mais uma na verdade) intitulada "Mundo de Tinta". Neste primeiro livro, "Coração de tinta" seremos apresentados a Mo, um restaurador de livros, e sua filha Meggie, uma pré adolescente devoradora de livros, tão apaixonada por eles quanto o é seu pai. A mãe de Meggie é mencionada apenas para sabermos que ela foi, um dia, embora ( e esse é um dos mistérios do livro).

Tudo começa em uma noite chuvosa, em que Meggie estava encontrando certa dificuldade para dormir. 
Chovia naquela noite, uma chuvinha fina e murmurante. Ainda depois de muitos anos, bastava Meggie fechar os olhos e ela podia ouvi-la novamente, como se minúsculos dedinhos estivessem batendo em sua janela. Um cão lati em algum lugar na escuridão e, por mais que se virasse de um lado para outro, Meggie não conseguia dormir. (...)
Meggie adorava ler à luz de velas. Ela havia posto três pequenas lanternas e três castiçais no batente da janela. E estava justamente encostando o palito de fósforo aceso num dos pavios já queimados quando ouviu os passos lá fora. 
Os passos revelam-se pertencer a alguém ainda mais furtivo que o barulho produzido pelo seu caminhar; seu ar, ainda mai misterioso que seu aparecimento na calada da noite. Acordando o pai para receber o estranho, Meggie descobre que este é Dedo Empoeirado, e se diz ser um velho amigo de Mo. Acompanhando-o está uma marta, um bichinho pequeno parecido com uma Doninha (maiores informações com nosso amigo google, a wikipédia também possui informações e até uma foto do bichinho), com um traço um tanto quanto peculiar: ela possui chifres.

Junto com Dedo Empoeirado surgem diversas outras novidades: uma tentativa (frustrada) de fuga por parte de Mo para a casa de uma tia de Meggie, Elinor; e as mentiras, muitas delas, que Meggie consegue ler no rosto de pai (a quem chama sempre apenas Mo, apesar de ele ser Mortimer para Elinor), contadas desde o aparecimento abrupto de Dedo Empoeirado, o dono da Marta esquisita. Além disso, surge um nome, que acompanhará Meggie pelo restante da narrativa, Capricórnio, que nas palavras de Dedo Empoeirado, parece um tanto quanto assustador.
- Como é que vou explicar quem ele é? Se você tivesse que ver um gato devorando um passarinho,  provavelmente choraria não é? ou tentaria ajudá-lo. Capricórnio daria o pássaro para o gato comer, apenas para vê-lo destrinchar o pobre bichinho com os dentes, ele se deliciaria em vê-lo estrebuchar, como se bebesse o mais puro mel.
Meggie deu mais um passo para trás , mas Dedo Empoeirado aproximou-se novamente.
- Suponho que você não tenha prazer em amedrontar alguém até deixá-lo com os joelhos bambos, não é mesmo? - ele perguntou. - Pois não há nada que faça capricórnio se divertir mais. Suponho também que você não ache que pode simplesmente pegar para si tudo aquilo que quer, não importa como, nem de onde. Pois Capricórnio acha. E, infelizmente, o seu pai possui uma coisa que ele quer a qualquer custo.
Agora, Meggie e seu pai tentarão proteger de Capricórnio um bem considerado preciosíssimo para as pessoas envolvidas na trama, o que nem sempre Meggie conseguirá entender muito bem. Terão de enfrentar grandes perigos e situações muito difíceis para conseguir sobreviver aos homens de Capricórnio - sim, este é um livro em que pessoas de fato morrem, não só levam sustos dos vilões.

A estória é escrita com maestria, consegui me envolver a ponto de sofrer junto com os personagens. A única coisa que considerei INADMISSÍVEL  foi a sinopse transcrita atrás do livro que estraga todo o mistério da trama. Passam-se quase duzentas páginas até que o segredo de Mortimer seja revelado, e o livro chega a ficar chato devido a demora para que isto, enfim aconteça. Se eu já não soubesse de antemão, talvez a primeira metade do livro tivesse sido mais interessante.

Mas, ok, a segunda parte do livro compensa - e muito! - a lenga lenga para se chegar no mistério (que eu DE FORMA ALGUMA vou contar qual é, somente quem realmente quiser saber pode ler na parte de trás do livro) que ronda o comportamento itinerante de Mo e o sumiço da mãe de Meggie.

Além disso, recentemente este primeiro livro foi adaptado para as telonas. Mo é interpretado por Brandan Fraser, e Meggie por Eliza Bennett, inclusive foi lançada uma nova edição do livro com a capa do filme. Lançado em  2008, teve uma boa aceitação pela crítica, mas como ainda não pude assisti-lo, deixo aos que viram comentar aqui. Mas o livro é realmente muito bom, e fiquei muito ansiosa pelos proximos dois, não esperava pelo desfecho apresentado. Recomendo!


77 comentários :

  1. Não gosto quando mudam capas dos livros pelas adaptações às telonas. A original é bem mais bacana ao meu ver.

    Conheci essa história quando vi a propaganda do filme e achei super interessante a história. E lendo a resenha agora, vi que não tinha me iludido. Criaturas diferentes, mistérios, aventuras e tudo isso, em um livro bem escrito não tem como não encantar!

    Mas que coisa chata essa da sinopse, hein? Estragar a graça do mistério que, por sinal, é revelado depois de 200 e poucas páginas.

    Estou muito curiosa, tanto para ler, quanto para assistir à adaptação.

    Bjs,
    @gabiipascoal

    ResponderExcluir
  2. Menina..doida pra ler essa trilogia!!
    Vi o filme..adaptação desse livro e me apaixonei pela beleza,pela simplicidade do filme.
    Terno, eu diria!
    Agora fico pensando no livro..na riqueza de detalhes e tudo.
    Com certeza, quero muito me deliciar e acompanhar os demais livros!
    Beijos
    Ah..e veja sim o filme!rs Vale a pena =)

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha visto, e nem ouvido falar desse livro, mas da autora sim, não me lembro aonde, não é estranho para mim, esse livro!!

    http://rainhadoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já li Coração de Tinta e gostei bastante, achei que a utora enrolou em alguns pontos, mas sem dúvida o livro é bem escrito.
    Em compensação o filme... para mim, deixou a desejar.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  5. A um tempão que eu queria ver o filme e esses dias consegui ver na TV, adorei o filme e pela tua resenha vale muito a pena pegar o livro para ler.
    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti ao filem e amei depois que me disseram que havia o livro fiquei com muita vontade de ler esta incrível história!
    Assista ao filme, é um encanto!
    Um abraço
    Amanda Ramos

    ResponderExcluir
  7. Desculpa comentar aqui, mas alguém poderia me informar qual foi o resultado da promoção Kit Editora Rocco desse site??

    ResponderExcluir
  8. Não vi o filme nem li o livro, mas lembro muito bem que já havia lido uma resenha, também excelente, do livro em um outro blog há tempos. E passando aqui no Dear Book, ao dar de cara com a resenha de Coração de Tinta, lembrei da vontade imensa que tenho de ler esse livro, desde a primeira resenha que li! Minha curiosidade diz mais respeito ao livro; não tenho aquela urgência em ver o filme, não...

    Bjinhos,
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  9. Eu já li um livro da autora e adorei, a capa original é muito linda e eu não gosto quando mudam a capa por causa do filme. Essa trilogia está completa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! Sim, a continuação é Sangue de tinta, que já estou lendo, e Morte de Tinta, resenharei o segundo por aqui em breve

      Abraços

      Excluir
  10. Eu assisti o filme e só descobri que era um livro qdo uma amiga minha me falou... Eu simplesmente adorei filme, queria muito uma continuação... Fico louca com esses filmes legais baseados em livros que não tem continuação, como Eragon por exemplo, que só agora que estou lendo os livros estou me intereando pela continuação que tá sendo maravilhosa....
    Tô vendo que vou ter que ler coração de tinta e claro suas continuações...

    ResponderExcluir
  11. Eu achei o começo um pouco parado, mas depois o livro me prendeu de uma maneira que eu não conseguia parar de ler, entrei completamente na magia da história, amei.

    ResponderExcluir
  12. Confesso que agora me bateu uma vontade de ler o livro, haha. Não olhei o filme, mas dizem que é ótimo. Bom saber que é melhor não ler sinopse, acho que as sinopses não deveriam conter muitas spoilers, acaba com toda a graça do livro. E mais uma coisinha: que capa mais linda =3

    ResponderExcluir
  13. Amoooooooooo esse livro e o filme! São demais!!
    Claro que eles têm suas diferenças entre si, mas eu adoro os dois.
    Boa resenha.
    Beijos.

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Parecer ser muito bom, já assisti ao trailer do filme mas nunca tive a oportunidade de assistido-lo, então pelo menos quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  15. Tenho o filme e sou apaixonada por ele>mais gostaria de ler o livro pois dizem que sempre é a melhor pedida.

    ResponderExcluir
  16. Ja li e assisti,mais como sempre o livro ganhou também li o segundo e gostei muito,quis ler o terceiro mais não tive oportunidade,sua resenha esta muito boa e concordo que demorou muito para o segredo e misterio fosse revelada mais como sou muito perspicaz percebi logo varias ligações entre os personagens!!

    ResponderExcluir
  17. Li este ano e simplesmente amei! Gosto do filme também, mas o livro é incomparavelmente melhor.Eu nem sabia que o filme era adaptação de um livro, fiquei sabendo quando achegaram livros novos na biblioteca da universidade, e entre eles estava a trilogia Mundo de Tinta. Pretendo ler os outros dois ainda este ano.
    Abraços
    Sabrina
    http://jardimdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler esse livro, já vi o filme e achei legal a história - tirando algumas coisa, claro. Acho super criativa a história *O*

    ResponderExcluir
  19. Nossa, que livro bacana. Eu adorei porque estava lendo O que é Arte e citou algumas coisas que li na resenha, algumas coisas que me fizeram lembrar. Achei que esse livro é otimo para mim, logo que adoro arte, mas esse livro, claro, é diferente, tem sua ficção e seus misterios e por isso quero sair do informativo e ir para essa fantasia e suspense, misterio. Gostei demais da historia do livro e claro, dos gostos dos personagens rsss

    ResponderExcluir
  20. Geralmente tenho "um pé atrás" com trilogias ou séries, porque às vezes é complicado acompanhar, sendo que tem tantas. Mas esse livro parece ser bem legal, já ouço falar há um bom tempo. E livros adaptados para o cinema têm que ser bons, senão não se dariam ao trabalho. Não sei se é exatamente do meu estilo ou se eu vou gostar, mas acho que darei uma chance, parece realmente legal. Ótima resenha! =D

    ResponderExcluir
  21. Sou louca pra ler esse livro, mas tô sem dinheiro e não gosto de ler livro online. Cada resenha me deixa com mais vontade ;__; Minha amiga comprou, mas ela é muito lerda pra ler e acabou viajando antes de terminar. HAHAHA E só quero assistir o filme depois de ler ;;;;

    ResponderExcluir
  22. Eu amei este livro e a sua resenha é mais ou menos tudo aquilo que eu vi na leitura. A capa original é maravilhosa mas a capa com a versão de cinema tb ficou bacana, tem um apelo mais comercial, mas acho super válido!!!

    ResponderExcluir
  23. Confesso que nunca assisti o filme, mas tenho muita vontade de ler esse livro, a sinopse é bem interessante!
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do filme, e quero muito ler os livros dessa série. Só não sei pq nunca continuaram os filmes...

    ResponderExcluir
  25. Ainda não li o livro, nem vi ao filme, mas já ouvi coisas boas sobre essa série. Gostei bastante da marta (pesquisei no wiki, agora fico imaginando os chifres no bichinho); tudo está relacionado a leitura de um certo livro de Mo!! Gostaria de saber o mistério que envolve a mãe, será que morreu ou foi raptada, será que Capricórnio está envolvido?!
    Só lendo pra saber ^^

    ResponderExcluir
  26. Eu vi o filme,mas não li o livro mas não foge muito a regra pelo que li na resenha.
    Eu amei o filme,é muito lindo e faz tempinho que quero ler o livro mas nunca acho numa promoção boa para comprar.

    ResponderExcluir
  27. Eu assisti o filme há muito tempo atrás e adorei. Quando descobri que tinha livro, fiquei morrendo de vontade de ler, mas ainda não tive a oportunidade.

    ResponderExcluir
  28. Gostei mais da capa original.
    Não assisti ao filme e geralmente prefiro ler o livro antes.
    Pela resenha, parece ser um bom livro. Lerei assim que tiver a oportunidade.

    ResponderExcluir
  29. Eu li ele, e em certas partes o livro massante... ótimo livro, só nao tive a felicidade de ler o volume 2/

    ResponderExcluir
  30. Owmmm.... outra trilogia para a gente se apaixonar? Ninguém merece. Amei a capa. E não dá mesmo contar o que acontece em sinopse, né? Assim perde a graça. E que bom que a leitura é boa e que envolve o leitor. Bom saber disso, e nem sabia que esse livro gerou esse filme. Não assisti.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  31. Já tinha lido uma resenha, não lembro onde, mas lembro que a pessoa simplesmente amou. Li a sinopse nesse mesmo dia, adicionei o livro ao skoob e acabei esquecendo dele. Agora vem você com essa resenha!! É pra "atiçar as lombrigas" hahahaha fiquei curiosíssima pra saber o segredo e mais ainda para lê-lo, parece ser muito gostoso! :)

    ResponderExcluir
  32. Já li algumas resenhas sobre ele, achei a estória encantadora, e acho que me identificaria com a Meggie, o fato de eu me identificar com algum personagem do livro, já me faz gostar muito dele. Só lamento em ter assistido o filme antes de ler o livro, gosto de fazer o contrário. Adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  33. Uma amiga já havia me dito que amou esse livro e confesso que fiquei curiosa.

    Apesar de amar o Brandan Fraser, prefiro a capa original mesmo, porque mesmo não sabendo ao certo em que tempo passa a estória, as letras dão um ar mais histórico, medieval ao livro...

    Não tinha ainda lido nenhuma resenha do mesmo, mas espero ter a oportunidade de lê-lo. Bjs

    ResponderExcluir
  34. Esse livro parece um daqueles super incríveis, cheio de mistérios, e um enredo super envolvente e empolgante. Nunca tinha visto o livro, nem o filme, mas pela capa do filme ele deve ser mesmo incrível, já que a do livro não revela muita coisa, quero ver o filme logo, se não tiver a oportunidade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  35. Sou louca para ler essa trilogia, eu adorei o filme, e tenho certeza que vou amar os livros, pq eles fazem bem o meu estilo!
    Quero mto na verdade ler outros livros até da Cornelia =]

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  36. Resenha bem elaborada, abordando pontos importantes do livro, despertando o interesse dos leitores, vale a pena conferir

    ResponderExcluir
  37. Eu li o livro em inglês e amei! Minha filha, 6anos, viu o filme e tb se apaixonou pela história! Estou louca para comprar essa versão em português para ler para ela e comparar a tradução! Acho que a história é fantástica e a possibilidade de ver o livro tornar-se real faz com que qualquer apaixonado por livros AME ESSE livro!

    :)A autora fez um golaço!

    ResponderExcluir
  38. Sempre quis ler esse livro, antes mesmo do filme, mas depois do filme me interessei mais ainda. <3 Eu particularmente gosto de livros com capas de dos filmes, dependendo das capas obviamente lol

    ResponderExcluir
  39. Já vi o filme e sou louca por ele e quero ler o livro.Sua resenha me deu vontade de assistir o filme de novo.Mais quero o livro,porque sei que é a melhor pedida.Beijos.

    ResponderExcluir
  40. Já assisti o filme,é bem legal,a história é simples e envolvente.Fiquei muito curiosa para ler o livro e amei a capa!Bjos

    ResponderExcluir
  41. Vou ser sincera... não li a resenha, rs.
    Na verdade estou louca para ter esse livro desde que ganhei o terceiro da série. Adoro o gênero e pelo trailer do filme com certeza vou amar!
    Uma pena que os livros sejam tão caros, só por isso ainda não pude ler a série, mas espero fazer isso o quanto antes!

    Beijos
    Letícia
    Animus Book

    ResponderExcluir
  42. Assisti o filme e ele é bem legal, já faz algum tempo, mas lembro que foi ele o que me instigou a querer ler Coração de Tinta.

    ResponderExcluir
  43. Assim que esse livro lançou por aqui eu realmente não gostei, achei algo infantil demais. Mas depois que vi o filme, fui atrás do livro. A sinopse do livro em si não retrata como o livro é maravilhoso, passa a ideia de um livro bobo. Mas que bom que descobri a tempo ;)

    ResponderExcluir
  44. SHEILA!
    Realmente é bem triste quando uma sinopse já delata toda a trama de um livro, o que não quer dizer que não devamos lê-lo e esse é um dos maiores exemplos.
    Fiquei bem curiosa através de seu olhar de admiração e interesse.
    Muito boa sua resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  45. Já assisti o filme que possui um enredo simples, porém muito envolvente. Depois de ler sua resenha deu ainda vontade de ler o livro!!

    Parabéns pela resenha! ^^'

    ResponderExcluir
  46. Ainda não li nem o livro, nem assisti o filme. Gosto bastante de histórias de aventuras, magia, mistérios e tudo o mais. Só fico com um pé atrás quando rolam morte de personagens, pois fico com medo de que algum que eu goste morra. Rsrsrs E outra coisa que me incomoda é essa questão da Editora não tomar cuidado nas informações que colocam nas sinopses, capas, contracapas, orelhas e atrás do livro.
    Fiquei bem curioso pra ler.

    ResponderExcluir
  47. Quero muitoooooo! Assisti o filme e amei!!! Espero que eu goste do livro também, estou louca para ler!!! :D

    ResponderExcluir
  48. A primeira vez em que ouvi falar em Coração de Tinta foi na sétima série. Minha professora passou o filme pra gente assistir durante a aula. Amei o filme e agora tô doida pra ver o livro na minha estante!

    ResponderExcluir
  49. Eu gostei muito do filme e só por isso já quero ler o livro. Qnd descobri q é uma trilogia, aí q fiquei mesmo seca atrás do livro.

    ResponderExcluir
  50. Fiquei realmente apaixonada pelo filme, e com muita vontade de ler o livro. Já está incluso na lista. ^^

    ResponderExcluir
  51. Coração de Tinta me parece ser um livro muito bom! Cheio de mistério e fantasia, na medida certa! Com personagens que te cativam... Eu estou ansiosa para conhecer. E prometo não ler a sinopse na quarta-capa! kkkk. Odeio também quando colocam informações que estragam o suspense do livro. ¬.¬'
    Nunca assisti ao filme, mas quero muito o livro pelos comentários e pelas resenhas que li. E mesmo que a primeira parte do livro seja um lenga-lenga (ri sozinha com sua descrição), se a segunda parte compensa está valendo! \õ/ Haha.

    ResponderExcluir
  52. Fiquei super interessada para ler. Um livro em que os livros são exaltados? Demais! =) Só não gostei do fato da contracapa revelar spoilers, mas agora lendo sua resenha estamos avisados para não ler! O povo tem que ter mais cuidado ao fazer as sinopses.

    ResponderExcluir
  53. Fiquei bem interessada em ler. E impressionada pela capa, que liinda :)

    ResponderExcluir
  54. Eu assisti ao filme e adorei....agora quero ler o livro!!!

    ResponderExcluir
  55. Eu cai na besteira de assistir o filme antes do livro, então meio que já peguei a essencia do negócio ahahahaha
    Mas ainda assim quero ler pq o livro nem se compara.

    ResponderExcluir
  56. Eu creio que o livro seja melhor que o filme... assisti e... não senti tanta emoção... na verdade, fiquei impaciente, não me prendeu a atenção.

    ResponderExcluir
  57. Já me identifiquei com os personagens, depois de ler o livro, vou procurar o filme também :)

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Achei o filme bem sem graça, digno de sessão da tarde. Mas uma amiga leu o livro umas 10 vezes e o ama de paixão e como sei que ela nunca vai me emprestar, o jeito é comprá-lo e ver no que dá.
    Bem que a autora poderia escrever a história o livro "Coração de tinta. Quando vi o filme fiquei super curiosa com ele, pena que só temos a história do filme mesmo, que parece ser muuito boa.

    ResponderExcluir
  60. Sou completamente apaixonada por essa história, mas infelizmente nunca tive a oportunidade de ler este livro. Espero poder lê-lo logo!

    Beijos, Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  61. Aaaaah, é muito fofura. (mas é a edição antiga, né? com a capa vermelhinha fofa :D)

    ResponderExcluir
  62. Tive a oportunidade de assistir ao filme e não me encantei. Quem leu o livro, diz que não foi uma adaptação muito fiel. Uma pena! Gostaria de ter a chance de ler o livro e tirar minhas próprias conclusões. Depois, volto aqui para contar! ;p

    ResponderExcluir
  63. A história parece bem interessante. Já tentei assistir o filme pela TV mas sempre esqueço a programação e pego pelo meio...aí não dá.

    Gosto muito deste tipo de livro e a resenha está bem escrita.

    Gostei bastante...torcendo pra ganhar o livro.

    ResponderExcluir
  64. Eu li metade desse livro, e amei!!!
    Não pude terminar de lê-lo, pois tinha que devolver para a pessoa que tinha me emprestado, mas ainda quero terminar, é muito bom e misterioso!!!!
    bjoos ;D

    ResponderExcluir
  65. Quero muito ler, e nem sabia que o livro fizesse parte de uma trilogia. Bem interessante. Não cheguei a ver o filme, mas prefiro ler antes, com certeza!

    Luciana

    ResponderExcluir
  66. Gracinha gente, amei sua resenha, foi a primeira que li referente a esse livro, na verdade não sabia que coração de tinta era um livro, achei que somente existia o filme. Quero muito ler... adoro esse tipo de leitura.... espero ter a oportunidade! bjos

    ResponderExcluir
  67. Já assisti o filme sim, mas confesso que na metade dele fiquei entendiada e fui ler Percy Jackson rs. A história parece ser realmente muito boa. Mãe desaparecida, personagens de livros que surgem etc. Mas não sei, o em si filme não me conquistou muito não.

    ResponderExcluir
  68. Primeira vez que ouço falar dessa trilogia, nem em filme tbm tinha visto . Agora estou curiosa para ler e descobri o segredo que vc não quis revelar .

    ;)

    ResponderExcluir
  69. Muito fofura. Tenho medo de ver o filme e não ser tão bom e acabar com a fofura do livro :B

    ResponderExcluir
  70. Eu adorei o filme mas teve algumas coisas que não fluiu bem, acho que talvez no livro se explique melhor. É tenso esperar 200 páginas pra ter um segredo revelado, eu não gosto de enrolação.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris