domingo, 12 de agosto de 2012

Resenha: "Apaixonados" (Lauren Kate)

- Clique aqui para ler as resenhas dos outros livros dessa série

Por Ellen: O livro “Apaixonados” reúne quatro contos sobre os principais personagens da série “Fallen”. Apesar de ser um livro que relata romances separados, ele inicia exatamente onde “Paixão” termina. Portanto, caro leitor, se ainda não teve a oportunidade de ler a série vai parecer confuso ler este livro isoladamente. Recomendo começar imediatamente a leitura destes antes de seguir em frente. Aliás esta é uma das minhas séries prediletas... A-D-O-R-O!

As estórias ocorrem numa Inglaterra medieval nas vésperas da comemoração de São Valentim, nosso atual “Dia dos Namorados”. O primeiro conto relata um amor inesperado entre Miles e Shelby. O que torna esse amor interessante é a forma como vai surgindo, a amizade, um olhar diferente para o outro, uma inexplicável vontade de conhecer melhor o outro e se aprofundar nos seus interesses, prazeres, segredos.

“Graças à luz que brincava com o rosto dele, Miles parecia ser o melhor amigo dela e também alguém completamente diferente. Alguém, percebeu Shelby, que ela gostaria muitíssimo de conhecer”.
O tempo que os dois compartilham juntos os leva a uma curiosidade e admiração mútua que naturalmente resulta na paixão de um pelo outro. Um conto leve, singelo que transforma um companheirismo no desabrochar de um sentimento novo entre dois adolescentes.

No segundo conto, conhecemos um pouco mais sobre o misterioso Roland. Até então uma pessoa fechada, sem demonstrar muito os seus sentimentos, mas que nos revela uma estória marcante de um amor não correspondido. Nela conhecemos Rosaline, filha de um nobre poderoso, a quem Roland ama incondicionalmente. Mas apesar de todo sentimento que Roland tem por sua amada, ele sabe que sua condição de anjo caído e imortal, não se encaixa na condição de uma mortal. Isso nos leva a refletir sobre quais sacrifícios somos capazes de fazer para a felicidade de quem amamos e as conseqüências disto.
“Roland enxugou algo do rosto e ficou espantado ao descobrir ser uma lágrima. Embora já tivesse enxugado um milhão de gotículas salgadas dos rostos de outras pessoas, não conseguia recordar de um momento em que ele mesmo chorara”.
O terceiro conto nos apresenta o amor proibido da destemida, forte e centrada Ariane. Ariane e Tess são dois pólos contrários que sofrem uma irresistível, mas perigosa atração. Ambas são anjos caídos, só que de lados opostos. Tess faz parte do time de Lúcifer e o que antes se mostraria simples de conciliar nos revela que as diferenças quando são tão grandes muitas vezes se tornam difíceis de serem superadas. Quando escolhas entre bem e mal devem ser feitas cabe a ética e moral de cada indivíduo eleger qual decisão tomar. Neste contexto, também descobrimos o porquê da cicatriz que Ariane carrega.
“Quando seus lábios se encontraram todo o corpo de Ariane se acendeu com paixão frustada. Ela sorveu seu amor, sem jamais desejar se libertar daquele abraço, sabendo que quando ele terminasse... Seria o fim para elas”.
Por último e tão importante quanto os outros, temos o relato do amor eterno de Daniel e Lucinda. Vejo este conto como um “parêntesis”, uma pausa na busca de uma solução deste amor condenado a renascer a cada geração. Com a ajuda dos seus amigos, Luce consegue passar o primeiro e último Dia dos Namorados com Daniel. Neste conto, a tensão sempre presente na narrativa do romance dos dois dá lugar a esperança e reafirmação desse amor infinito.
“Às vezes o amor necessitava de uma ajuda dos anjos da guarda para poder tirar os pés do chão. Mas, tão logo batia asas pela primeira vez ensaindo voar, era preciso confiar que alçaria voo sozinho e pairaria nas mais elevadas alturas concebíveis, em direção aos céus... e além”.
Como uma leitora assídua da série, confesso que a primeira impressão que tive não foi a das melhores. A escrita deste livro na verdade parece nem pertencer a mesma autora. O enredo é mais leve, com poucas emoções e sem aquela tensão e expectativa presentes nos livros anteriores. No entanto, essa ambiguidade da autora me fez admirá-la por ter essa habilidade sutil mas ainda precisa, ao conseguir continuar o contexto sem perder a essência seguindo um ritmo cadenciado e sem grande furor.

Eu gosto de dizer que esse é um livro-bônus, onde conhecemos um pouco mais sobre personagens secundários mas ainda assim com sua importância. Confesso que sempre procuro não criar grandes expectativas quando vou ler um livro, mas se tratando de uma série que gosto isso é quase inevitável. Sendo assim, esperava encontrar alguma pista sobre o desenrolar do Luce e Daniel e já antecipo (#spoiler) que não existe. Podemos sim encontrar boas revelações e confirmar que o amor pode atingir qualquer um, seja bom ou ruim.

Eu recomendo a leitura, particularmente adorei o conto sobre Roland e também a oportunidade que nossos protagonistas tem de deixar de lado todas as sua preocupações e vivenciar um dia muito especial juntos. Como escrevi no início, só é possível compreender com a leitura dos livros anteriores.

Espero que gostem, aos que já leram, vamos trocar idéias, gosto muito de seus comentários. Boa Leitura!



37 comentários :

  1. Cara, eu quero muito ler essa série. Tenho muitas amigas que me recomendaram! Estou só esperando o lançamento do último para comprar.

    ResponderExcluir
  2. Estou com esse livro para ler, mas como ainda não li Paixão, estou enrolando com ele..rs
    Li Fallen e Tormenta. Só falta o 3 volume mesmo.
    E como já havia lido também que era preciso ter lido o 3 livro, fiquei um cadim triste.
    Vou comprar e depois leio os dois últimos..rs
    Daí, não fico perdida né?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tem jeito, você precisa ler o 3 para compreender melhor...

      Excluir
  3. Estou muito em duvida entre comprar a série ou não!
    ;/

    Bela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito desta série e estou ansiosa para ler o final...

      Excluir
  4. Essa temática não me agrada...
    :(

    Bjoo.
    Nome de seguidora: Gladys Freitas.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adoro a série Fallen, e esse livro me surpreendeu bastante!
    Fiquei bem incrédula com o conto da Ariane!
    Ótima resenha! Parabéns!

    Beijos! *-*
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tia Lauren é uma linda, estou lendo o segundo livro Torment, e a historia dos personagens Luce e Daniel me encanta muito, a cada capitulo fico mais envolvida comm a historia (e ficando mais curiosa para saber logo o final). Apaixonada, pelo o que eu sei, é mais focada nos personagens secundarios. Apesar de nao ter os livros na minha estante (sim estou lendo o livro emprestado). Eu amo as capas desta serie é uma mais linda que a outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas são lindas e de uma brasileira, sabia???

      Excluir
  7. Quero muito ler esse livro, ainda mais que eu amo a série Fallen. Só não tive tempo e dinheiro para comprá-lo. Mas quero muito lê-lo!
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início não achava que ia gostar mas conforme fui lendo..amei!

      Excluir
  8. Gizeli Regina Meistersegunda-feira, agosto 13, 2012

    Ja li o livro, a historia de Luce Daniel é realmente linda, as ideias entre o bem e o mal tbem são interessante. Na minha opinião em apaixonados ela exagerou um pouco nos personagens mas ainda assim não vejo a hora de ler o final desta historia.

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada pela série Fallen, e quando fiquei sabendo desse livro fiquei louca. Ele é lindo... Preciso muito ler, mas não sei quando isso vai acontecer. =(

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que apareça logo uma oportuidade para vc...

      Excluir
  10. Interessante terem lançado esse livro de contos. Eu tenho uma curiosidade grandinha em relação à série Fallen, mas nunca li sequer um volume (mas quem sabe um dia). Muita gente adora a série e sempre leio coisas tão positivas sobre ela..

    bjs
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi falar mal desse livro, mas não criei nenhum conceito sobre ele, já que nunca o li. O assunto abordado nele parece ser interessante, mas não sei se iria gostar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você conseguir ler o primeiro já vai conseguir se decidir. Depois me fala, eu ADORO!

      Excluir
  12. Sabe, não li nenhum livro dessa coleção, apesar de curtir essas histórias, vou esperar sair o ultimo livro (Já saiu??), pra comprar o pacote na saraiva ou submarino.
    MAs não sei, ainda não me apaixonei pela série, é boa????

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Ah, eu queria muito ler este livro. Não vai demorar muito! Adorei sua resenha!

    Beijos
    Luciana
    http://www.apaixonadaporromances.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada!!!! Se não vai demorar depois me diz o que achou...

      Excluir
  14. Gostei da sua resenha
    Li Fallen, amei amei, mais ainda não li os outros livros, estou louca para ler, achei esse super super maravilhoso *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já o primeiro conseguiu entender um pouco.. mas este livro é revelador.

      Excluir
  15. Que lindo! Embora não seja exatamente um livro da série, preciso de "Apaixonados"! Só li "Fallen" até agora, mas tenho todos os livros lançados em português. Uma ótima série, ao contrário do que muitos dizem.

    Fátima Menezes - @fatimamd

    ResponderExcluir
  16. O livro deve ser bom por se tratar de spin-offs, confesso que fiquei meio que desanimado com a Série Fallen por que achei o segundo livro Tormenta, um pouco chato... Enfim, acabei deixando-a na geladeira. E olha que não sou de largar séries assim...

    Claro que vou continuar lendo, vou dar continuidade, apesar do tanto de livros que tenho pra ler na frente... E sua resenha tem um pouco de responsabilidade nisso! Mais também por que Fallen conseguiu me fisgar e se Tormenta não foi tão bom assim, Paixão pode mmelhorar né?! Veremos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom...depois compartilha conosco sua opinião. :)

      Excluir
  17. alguém sabe se tem um site pra ler online?se tiver fala pelo twitter @stella_amoaeuge

    ResponderExcluir
  18. Parece ser um bom livro! Pena que até agora só li o primeiro livro da série

    ResponderExcluir
  19. apesar de ter lido apenas o primeiro livro, essa já se tornou minha série de livros preferida! adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  20. Não li ainda Fallen mas pretendo ler algum dia, e assim esse conto.

    ResponderExcluir
  21. eu amo fallen, sou apaixonada por essa serie, e ja fiz meu pedido de paixão, depois irei ler apaixonados que parece ser mt revelador. Não li toda a resenha pq se eu ler vai ficar sem graça só passei aqui para saber o q aconteceu para Ariane ter aquelas cicatrizes no pescoço...
    bjus...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris