quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Resenha: "O Arquiteto do Esquecimento" (Marcos Bulsara)

Por Sheila: Na introdução, somos apresentados a Doran Visich - apesar de apresentados não ser o termo mais correto. Vamos encontrá-lo em sua casa, já a uma certa altura da vida, em vias de tomar uma grande decisão para seu futuro. Quais as implicações desta decisão, o que o levou a tomá-la e, até mesmo, que tipo de decisão seria essa, não ficamos sabendo. Somos transportados primeiramente para mais de 40 anos no futuro e, em seguida ao passado.

Neste, nos é revelada a história de Doran, desde seu nascimento, sua relação com a família, de onde guarda recordações maravilhosas, e outras nem tão boas assim. Doran e a família são Judeus, e uma grande parte da história passa-se durante a segunda guerra mundial, sendo o protagonista mais um dos sobreviventes dos campos de concentração criados pelo regime alemão Nazista.

Dentre as inúmeras atrocidades às quais as pessoas foram submetidas nestes campos, a função de cobaia para experimentos científicos era uma das mais abjetas. Doran foi uma dessas cobaias, apesar de isso ficar subentendido apenas no texto, e ser melhor trabalhado na trama apenas muito mais tarde. Mas uma coisa era certa: o nazistas estavam testando a fórmula de um composto que fazia esquecer. Só que Doran se lembrou

As informações transbordavam na sua mente revirando-se desordenadas como as aguas de um rio furioso que arrastam tudo o que encontram pela frente sem se importar com seu curso. A sua vida Passava agora pela sua cabeça enquanto ele percebia o soldado a tencionar o gatilho da pistola (...) Por que ele ainda estava vivo, respirando, sentindo frio, fome, dor? ... Doran não imaginava que pudesse existir algo mais cruel e desesperador. Ao relembrar cada detalhe de sua vida, contabilizou tudo o que havia perdido. Pensou que não houvesse mais motivos para continuar lutando.
A partir de então, a estória passa a ser tão cheia de acontecimento, idas e vindas, reviravoltas, que é difícil continuar falando a respeito do livro sem criar alguns (muitos!) spoilers. Por isso me abstenho a comentar mais sobre a trama, até por que o que instiga a continuar é justamente tentar descobrir o que acontecerá com Doran Visich, qual o novo acontecimento em sua vida e onde se encaixa a droga do esquecimento nos acontecimentos por vir.

Confesso que comecei a ler este livro sem nenhuma expectativa. Na verdade, coloquei ele na frente de outros, esperando ler os "ruinzinhos" primeiro para depois passar aos livros que realmente me interessavam. Qual não foi minha surpresa ao me deparar com o conteúdo do livro e a riqueza da trama escrita por Marcos Bulsara, que vai muito além do que a sinopse poderia me fazer supor.

Apesar da frase da capa - "Que parte da vida você gostaria de apagar?" - a estória é muito mais profunda e rica em detalhes e desdobramentos que se encadeiam de forma surpreendente. E nem mesmo esta riqueza de detalhes da qual o autor lança mão deixa a leitura cansativa ou difícil. Os personagens são todos muito complexos, inclusive os secundários, e tudo é muito bem explicado, não fica nenhuma ponta solta.

Fiquei empolgada com a história do início ao fim, torci por Doran, chorei, me enterneci. Um livro que realmente merece a marca de Best Seller na parte superior da capa. E o mais importante, um livro brasileiro - de um conterrâneo meu, natural aqui de Porto Alegre/RS - o que mostra o quanto a qualidade das obras literárias de nosso país vem crescendo nos últimos anos. Recomendadíssimo.


11 comentários :

  1. Nossa mas parece ser legal mesmo heim! Eu gostei. Nunca tinha visto e já quero ler!

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar sobre esse livro, mas me interessei, adoro tudo que envolva tema "Nazistas". Vou com certeza procurar esse livro. Cara, os livros nacionais a cada dia ficam melhores. :D

    ResponderExcluir
  3. Gizeli Regina Meisterquarta-feira, agosto 15, 2012

    Primeira vez que leio sobre esse livro. Gostei do que li na suaa resenha.
    Com certeza assim que puder vou ler.

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    O livro pareceu muiito bom, ainda não o conhecia!
    :D

    beijos

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser muito bom mesmo. Pena que eu não gosto muito de livros que falem sobre o holocausto. Não gosto de ler, me sinto mal. Mas se um dia eu mudar de ideia, com certeza vou ler esse livro!
    Beijinhos!


    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gosto de livros que se remetem a guerra e seus sobreviventes.

    Bjoo.
    Nome de seguidora: Gladys Freitas.

    ResponderExcluir
  7. Olha, confesso q a julgar pela capa, não me atrairia um livro assim. Mas depois da resenha, saber q a história se passa em parte abordando a segunda guerra - adoro! - e com os lapsos do tempo - passado e futuro - conseguiu me conquistar, sim! E mais ainda o fato de ser um escritor brasileiro. Com certeza vou colocar este livro na minha estante do Skoob, uma futura leitura certa!

    ResponderExcluir
  8. Repito, a literatura nacional dá um orgulho danado na gente né?
    Com certeza, o livro deve ser um best seller mesmo. Não conhecia o livro, nem o autor, mas fiquei fascinada com a sinopse e a resenha.
    Certamente, vou procurar agorinha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não fazia ideia de quem era esse autor(confesso) mas gostei muito do livro dele,(apesar de nao er chamadi muita a atenção a capa) os autores nacionais veem ganhando um grande destaque na literatura.

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro esse tipo de tramas com idas e vindas, em que geralmente as coisas se confundem um pouco e o leitor não sabe muito bem onde a trama vai acabar. Acho muito bom ver os (bons) novos autores nacionais merecendo destaque.

    ResponderExcluir
  11. Amo livro que retratam a segunda guerra mundial, é o tipo de livro que leio, amei!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris