sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Happy Hour #20 - História do Dia dos Pais


Olá, meus queridos!! Como vão vocês?! Todo mundo já voltou aos estudos e ao trabalho depois de merecidas e deliciosas féria!! Tudo que é bom, dura pouco, meus caros! rsrs *-*


E aí? Estão curtindo nosso Especial Olimpíadas de Londres? Clique aqui para acessar as postagens do especial

Boom, como todos sabem, domingo é comemorado no Brasil o Dia dos Pais e a HH não poderia deixar passar essa data em branco, não é?! Pois bem, hoje iremos falar sobre a história dessa data e como ela é celebrada mundo afora. Vamos lá? =DD




História do Dia dos Pais
Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. (caraca! =O) Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente...

Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington. 

O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon (presidente dos EUA) proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais


O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto. -Gente, eu sempre tive essa curiosidade...rsrs.



A celebração pelo mundo

  • Na Itália, Espanha e Portugal, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

  • No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

  • A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
  • Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
  • A data, em Portugal,  é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Dizem que os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.
  • O Dia dos Pais no Canadá é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.
Soldados desfilam na Praça Vermelha
na comemoração do Dia do Defensor da Pátria

  • Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
  • No Paraguai data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
  • Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

Chegando ao final da coluna, gostaria de deixar uma simples homenagem desta colunista que vos fala.

O PAI é uma figura extremamente importante na vida de qualquer um! É aquele que ensina a andar de bicicleta (com aquele carinho e paciência únicos), é o que nos dá a primeira camisa do nosso futuro time do coração (e que também nos leva ao estádio), os primeiros livros o  e que também dá os piores sermões e os conselhos mais oportunos .


Sinceramente, todo dia é dia dos pais, porque ele está com você todos os dias para te apoiar, te prestigiar, compartilhar alegrias e dividir as dificuldades. Mas, todo segundo domingo de agosto é comemorado o Dia dos Pais e se você quiser realmente homenagear o seu, dê-lhe um presente simples e com valor sentimental, um porta-retratos com a foto daquele momento tão especial que partilharam, um livro com uma bela dedicatória ou um CD daquela banda que vocês amam ou simplesmente um velho e bom abraço sincero? *-*


Gostaria de dedicar essa coluna de hoje ao meu querido pai, Geraldo. Te amo! *-* Dedico também aos pais de todos vocês, sejam eles ausentes (fisicamente, é claro, já que o laço fraterno nunca é rompido), biológicos ou não, isso não importa, meus caros!  E um grande abraço também aos nossos leitores que já são papais, né! *-*


Por hoje é só, queridos! Espero que tenham gostado. Não deixem de comentar suas opiniões, dicas e críticas!! *-*


Até a próxima!! =D

9 comentários :

  1. Oun que fofo *-*
    História dos papais. Caraca, já tá aí o dia dos pais heim?
    :S rápido demais!

    ResponderExcluir
  2. Que post lindo e emocionante!
    Pai, palavra linda e figura importantíssima nas nossas vidas!
    Adorei as curiosidades sobre as comemorações mundo afora. Gostei da celebração alemã, mais afetiva que comercial, como aqui.
    E que Deus proteja todos os papais!

    ResponderExcluir
  3. Um feliz dia dos Pais a todos!

    Bjoo.

    Nome de seguidora: Gladys Freitas.

    ResponderExcluir
  4. Noossa!
    Não sabia dessa...
    muito legal
    :D

    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  5. Adorei o dia dos pais russo, defensor da pátria, que lindo. Muito legal, adorei *-*

    ResponderExcluir
  6. Que post mais delicado e merecido né?
    Não fazia idéia da origem da data e fiquei impressionada com a mudança de datas em vários paises.
    Muito bacana também, usarem a data do dia de São José(achei bem mais conveniente)
    Acho que independente de terem tornado essa data, como apenas mais uma data do comércio, pais devem ser ovacionados, lembrados, abraçados e amados todos os dias de nossas vidas.
    Meu pai é meio seco, daqueles q não curtem um abraço ou um carinho..rs Mas é meu herói..meu exemplo de um coração que não cabe dentro do peito.

    Beijos e parabens também ao seu papai :)

    ResponderExcluir
  7. Foi meu pai quem me ensinou a andar de patins e bicicleta, mas quanto aos primeiros livros foi minha mãe!

    ResponderExcluir
  8. É sempre bom conhecer novas coisas e novos costumes! Adorei o post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Cada país com sua particularidade! Incrível!
    Alguns países não são voltados a essa comemoração, também achei interessante isso.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris