quinta-feira, 9 de agosto de 2012

[Gastronomia e Literatura] Chá das Cinco


Bom Dia Pessoas,

Últimos dias das Olímpiadas 2012, o que acham de uma paradinha para o chá? Esse é um dos mais famosos rituais ingleses, o Chá das Cinco. 

O chá foi introduzido na corte inglesa por Catarina de Bragança, princesa portuguesa, filha de D. João IV, quando esta casou com Carlos III de Inglaterra. Ao ritual do "chá das cinco" estão associados os tradicionais scones e a marmalade, esta última também introduzida por Catarina de Bragança.

Mas antes de prepararmos as delícias que separei só para vocês, vamos conhecer a sugestão de livro dessa semana.  Da inglesa Virginia Woolf um de seus romances mais famosos, Mrs. Dalloway.

O romance foi publicado em 1925. Passa-se durante um único dia, no qual Mrs. Dalloway prepara uma recepção em sua casa, na Inglaterra pós-primeira guerra mundial. É daí que veio a idéia de preparar o Chá das Cinco. Ao longo do dia, o romance acompanha as atividades e, principalmente, os pensamentos de algumas pessoas cujas vidas de algum modo se relacionam com Clarissa Dalloway e sua festa.

Esse romance ficou conhecido pelo filme As Horas, baseado na obra homônima de Michael Cunningham. Ele conta várias histórias, mescla a vida da própria autora numa personagem e coloca algumas particularidades de Mrs. Dalloway numa dessas histórias.

Vamos às nossas guloseimas de hoje.

Chá (óbvio, né?)

Esquente o Bule: ferva água e ponha no bule. Guarde o bule no micro-ondas – só guarde, dependendo do material pode ocorrer acidentes – ou no forno.

Ferva outra panela de água. Jogue a primeira água do bule fora e coloque a nova panela de água dentro.

Coloque o chá (solto ou em saquinhos no bule). NÃO MEXA O CHÁ. NUNCA!!! Deixe descansar por no mínimo 2 minutos. Quanto mais tempo mais forte o chá (e melhor em minha opinião).

Na caneca coloque 1 dedo de leite frio. Depois despeje o chá sobre o leite. Nunca faça o inverso (colocar leite no chá).

Adoce com açúcar, mas ponha pouco, você verá que com o leite você quase não precisa de açúcar.

 Scopes:
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (360g)
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara de leite (120 ml)
  • 1/2 xícara de manteiga gelada (100g)
  • 1 ovo grande
  • 1 gema
  • 1 xícara (chá) de uva passa preta sem caroço (160g)
  • 1 gema batida com 2 colheres (sopa) de água (para pincelar)
  • 1/3 xícara (chá) de açúcar (para polvilhar).

Preparo:

Preaqueça o forno a 180ºa 200º (moderado). Vire uma assadeira de 35 cm de diâmetro para baixo e unte o fundo.

Numa tigela, misture os cinco primeiros ingredientes, adicione a manteiga, e com duas facas, faça movimentos de cortar para obter uma farofa granulosa.

Acrescente o leite, o ovo, a gema, as passas e misture ligeiramente apenas para incorporar os ingredientes. Esta massa fica pegajosa. Com as mãos polvilhadas com farinha, achate a massa na forma untada num fazendo um disco, sobre o fundo da assadeira. Sobrará um espaço vazio. Leve para gelar por quinze minutos.

Pincele a massa com a gema misturada com a água e polvilhe com o açúcar. Com uma faca grande, marque a massa como se fosse cortar em oito fatias. Leve para assar por 15 a 20 minutos ou até dourar.

Marmalade:

  • 2 kg e 250g de laranjas;
  • 2,5 litros de água;
  • 5 xícaras de açúcar aquecido – açúcar normal em fogo baixo por uns 15 minutos, ou até está aquecido ao toque das mãos.
Preparo:
Lave bem as laranjas e as coloque na panela junto com a água, tampe a panela e deixe no fogo por volta de duas horas, até que as laranjas estejam macias. Deixe esfriar, escorra o líquido e reserve – é mais fácil deixar as laranjas e o líquido esfriar durante a noite.

Em uma tábua corte as laranjas ao meio e retire o miolo com uma colher. Corte as cascas bem fininhas e coloque as sementes em um saquinho feito com tecido de saco (Tipo esses de chá. Faça o saquinho você mesmo: é só pegar um pedaço pequeno de pano de prato e costurá-lo com as sementes dentro).

Volte tudo para dentro do seu tacho: os miolos das laranjas, as cascas cortadas fininhas, o saquinho com as sementes e a água que você guardou da noite anterior.

Leve a ferver até que a mistura tenha reduzido à metade, adicione o açúcar aquecido e mexa em fogo alto até que dissolva. Ferva até que a geleia dê o ponto, coloque em potes esterilizados e feche bem logo em seguida.

Eu como sou um viciado por limões, testei com essa fruta tão deliciosa, o resultado foi bem agradável.

Então, estamos prontos para o Chá das Cinco? Espero vocês na próxima semana e já sem Olímpiadas. Portanto, bons Jogos...

Boa Leitura e Bon Apetit

13 comentários :

  1. Nossa, parece delicioso, vou tentar fazer ambos!

    ResponderExcluir
  2. Ai que delicia (fome agora fome agora fome agora) eu quero fazer *-*

    ResponderExcluir
  3. uau! que delicia essa comida!
    :DDD

    Necessito disso.
    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  4. Ain que fomeeee!!! Eu não gosto de chá :/ Mas as outras receitas devem ser uma deliciaa \o/
    Brigadin pela dica :D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de chá e agora vou experimentar com o leite, rsrs.
    Gostei da dica do livro tmbm.

    Bjoo.
    Nome de seguidora: Gladys Freitas.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei imaginando aqui... eu e uma rede, o livro 'Mrs. Dalloway' e uma xícara de chá. Os biscoitinhos pra beliscar. Meu Deus, parece perfeito!

    ResponderExcluir
  7. Sempre curto suas dicas gastronômicas Eliel, mas confesso que nesse post, achei muito bacana a história do Chá das Cinco. Não poderia imaginar que foi implantado lá por uma monarca portuguesa. Muuuito show! =D

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Amo tudo que é relacionado a London, nunca tinha ouvido falar desse Scopes, fiquei com vontade de comer, essa semana ainda vou faze-lo.

    ResponderExcluir
  9. Vou preparar Scopes e chá qualquer dia aqui em casa!

    ResponderExcluir
  10. Isso tudo seria perfeito se eu estivesse em Londres, em dia chuvoso e lendo alguma obra da Virginia. Perfct! Receita fácil,tentarei, hein:? ;)

    ResponderExcluir
  11. A receita parece-me deliciosa. Vou copiar e tentar fazer. Quando ao livro apresentado, eu não conheço, nem o livro nem a autora.

    ResponderExcluir
  12. Quando eu era mais nova minha avó sempre tomava o chá das cinco comigo. Sempre fazia além do chá, bolos, tortas, etc, cada coisa mais gostosa que a outra (não sei como não engordei!). As receitas de hoje parecem ser deliciosas! Vou tentar fazer *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Amo chás! Principalmente os quentes, infelizmente moro em um local muito quente. Entre os meses de agosto a novembro não dá para tomar chás quentes. Essa receita deve ser boa, vou tentar fazê-la.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris