quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Resenha: "Os Crimes ABC" (Agatha Christie)

Agahta Chistie nasceu em uma pequena cidade da Inglaterra, Torquay, em 1890 e tornou-se a romancista mais vendida de todos os tempos. Escreveu 80 romances policiais e coleções e foi traduzida para mais línguas do que Shakespeare. Suas obras atemporais recebem constantes adaptações para TV e cinema.

Por Gabi: Narrado pelo Capitão Hastings, mais um dos brilhantes personagens criados pela digníssima Rainha do Crime, este livro publicado em 1936, nos apresenta uma série de crimes que aparentemente não tem nenhuma ligação entre si.

- Bem… Não acha que se trata de um demente?
- Sim, meu amigo, deve ser.
Ele falara em tom grave, e olhei-o meio intrigado, comentando:
- Está levando esse assunto muito a sério, Poirot.
- Um louco, mona mi, deve ser levado a sério. Um tipo assim é realmente perigoso.
Entretanto, este assassino audacioso cometeu seu maior erro: desafiar o perspicaz e inteligentíssimo detetive belga Hercule Poirot. Antes de cometer um crime ele enviava uma carta a Poirot indicando o local e o dia que o próximo crime seria cometido.
“Sr. Hercule Poirot: Não é fato que supõe solucionar mistérios que desfiam a capacidade intelectiva reduzida de nossa pobre polícia britânica? Pois vejamos, sr. Sagaz Poirot, até que ponto é inteligente. Talvez não considere o assunto difícil de desvendar. Fique de olho em Andover, no dia 21 deste mês.
ABC."
O assassino escolhe suas vítimas de modo que a inicial do nome da pessoa coincida com a inicial de sua cidade e que também estejam em ordem alfabética. Começou em Andover, seguiu para Bexhil, continuou em Churston e, se ninguém o travar a tempo poderá chegar ao fim do alfabeto.

Mais uma peculiaridade desses crimes é que sempre é deixado um exemplar do "ABC, um guia de estradas ferroviárias", sempre aberto no nome da cidade onde o crime foi cometido, ao lado do corpo da vítima.

A partir daí, Poirot, Hastings e toda a equipe ligada ao mistério se vê diante de um mistério instigante e desafiador, mas não impossível. Afinal, nenhum criminoso pode se esconder deste detetive belga!

Posso ser suspeita, porque amo as obras de Agatha, mas o livro é simplesmente ótimo! Possui uma narrativa fluida e repleta de diálogos, o que facilita a leitura.

Além disso, a trama é muito bem construída e o final é surpreendente (Estou me segurando para não contar nada a vocês -rsrs). Ficamos sedentos pela descoberta do assassino, principalmente, no finalzinho onde Poirot expõe todo seu plano para matar a charada.
Agatha Christie
O mistério não era o enigma desses assassinatos, mas sim o mistério de ABC. O motivo que o levara a cometer esses crimes. Por que ele me escolheu como seu adversário?
Espero que tenham gostado da dica. Estarei esperando os comentários de todos.

ATÉ A PRÓXIMA!! *-*


27 comentários :

  1. Nunca li nenhum livro da Agatha Christie #shameonme.. pretendo ler ainda esse ano, se tudo der certo!! Adorei a sua resenha, me instigou a ler o livro!!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  2. Li um livro dela que gostei.
    :d


    Bacio, Selene Blanchard
    MODA E Eu
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente adoro Agatha, a rainha do romance/suspense...rs
    Dificilmente acertava quem era o assassino..e sempre tive uma quedinha pelo detetive gordinho Poirot..rs
    Esse livro em particular, ainda não li. Mas já li inúmeros livros dela, claro, nem imaginava quer eram 80 titulos.
    Até hoje, ela continua arrasando!
    A Eterna Diva :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Já li vários livros da Agatha e todos tem finais surpreendentes, nunca consigo ter certeza de quem é o culpado, como acontece nos outros livros do gênero. Ela era simplesmente fantástica. E o melhor é que ela tem MUITOS livros, nem cheguei perto da metade de todos que li, esse, por exemplo, nunca tinha ouvido falar.

    ResponderExcluir
  5. Eu não tenho vontade de ler livros dela. Peguei uma pirraça boba e não quero ler. São livros bons demais pelo que já vi e eu não leio ¬¬
    Doido isso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Cristine, deixa essa birra de lado, uai! rsrs
      Comece a ler "Assassinato no Expresso do Oriente", acho que é o melhor dela que livros dela.

      Você só precisa dar a primeira oportunidade! =D

      Me fale o que achou caso leia, hein?! (no TT: @gabiipascoal)

      Excluir
  6. Ja li muitos livros dela, uns 25... Adoro esse Crimes ABC, Muito inteligente a trama, todos os livros dela são assim, é muito dificil você descobrir quem é o assassino(a), ela consegue fazer você colocar a culpa em todos os personagens e no final te surpreende e muito. Enfim quem gosta do estilo vai adorar, sou super fã de Agatha Christie

    ResponderExcluir
  7. Eu não li o livro mas assisti o episodio do anime é baseado nesse livro *-*
    Muito bom! Parece que ele foi fiel ao livro :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anime da Agatha Christie? Nunca tinha ouvido falar! =O Vou procurar!

      Excluir
    2. Ana olha aki: http://www.animeq.com.br/2011/06/agatha-christie-episodios-online.html
      Bjs!!!

      Excluir
  8. Adoro quando resenham classicos, são tão raros em meio a essa onda de Y.A. Books da moda. Nada como um bom e velho romance policial da rainha do crime! Vou procurar esse pra ler.

    ResponderExcluir
  9. Ah, Agatha Christie! Até hoje nunca li nada dela que não tenha gostado muito. E tenho como meta ler todas as suas obras, um dia. Ainda não li esse livro, mas com certeza lerei.

    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum livro dela, já me disseram muitas vezes "você não sabe o que está perdendo", mas confesso que não tenho muita vontade de ler..não sei porque.
    Mas a sua resenha está ótima, bjs
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gizeli Regina Meisterquarta-feira, agosto 01, 2012

    Eu AMO a Agatha Crristie foi com ela que me apaixonei pela arte de Ler,
    eu ate dei o nome dela para minha filha.

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nenhum livro de Agahta Chistie, romances policiais não fazem muito meu estilo...

    ResponderExcluir
  13. O livro Crimes do ABC é bem envolvente e cheio de suspense, enche o nosso cérebro de questionamentos. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu ADORO a Agatha Christie. *-*
    Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas já acompanho Hercule Poirot a um tempo. E ele com certeza disputa o pódio dos melhores detetives da ficção. Agatha sabe ser coesia e coerente, em todos os aspectos.

    Beijinhos, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um box da Agatha mas me falta vontade e tempo, mas com tanta resenha elogiando vou tomar coragem e vou ler tudo. E a resenha tá otima.

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nenhum trabalho desta autora, mas a resenha me chamou muita atenção. Sou fascinada por livro deste genrero literario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não perca tempo, Jéssica! Agatha é sensacional! Se você gosta do gênero quase zero a chance de não gostar dos livros dela.

      Excluir
  17. Sou fã desta autora, mas infelizmente ainda não li este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  18. Eu ador Agatha Christie, já li vários livros dela, mas confesso que nunca consigo desvendar quem é o criminoso, é sempre uma grande surpresa para mim quando o nome do culpado é revelado.

    ResponderExcluir
  19. Já li vários livros da Agatha Christie e amei todos,ela me faz ficar ansiosa para saber quem é o verdadeiro culpado em todos os livros.
    Ainda nao li este,mas espero ler o mais rápido possível

    ResponderExcluir
  20. Não li esse livro dela mas sei que os livros dela são maravilhosos. E filme policial com um bom drama e suspense, eu amo!

    ResponderExcluir
  21. Não li esse livro dela mas sei que os livros dela são maravilhosos. E filme policial com um bom drama e suspense, eu amo!

    ResponderExcluir
  22. Não li esse livro dela mas sei que os livros dela são maravilhosos. E filme policial com um bom drama e suspense, eu amo!

    ResponderExcluir
  23. Li esse livro no ano passado e gostei bastante. A narrativa flui com muita naturalidade. E o final surpreende o leitor.
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris