quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Resenha: "Filhos de Galagah" (Leandro Reis)

Por Sheila: Oi pessoas! Como vocês estão? Espero que tudo ok. Hoje vou apresentar para vocês o primeiro livro de uma trilogia escrita por Leandro Reis intitulada "Legado Goldshine". A trilogia compõe-se dos livros Filhos de Galagah, Senhor das Sombras e Enelock, e hoje tentarei falar um pouquinho a respeito do primeiro livro da série, soltando o mínimo possível de spoilers, já que a trama é bem densa e complexa.

De cara somos apresentados a Iallanara Nindra e Galatea Goldshine, que terão seus destinos entrelaçados no desenrolar da trama. A primeira, é uma bruxa vivendo na orla da floresta, sobrevivendo como pode a um mundo que se mostrou hostil desde o princípio. A outra, é uma princesa, cercada de toda a atenção e carinho da família, mas portadora de um destino tão grandioso quanto difícil - ser uma Campeã Sagrada.

Galatea é a princesa, filha do rei Airon e pertencente a linhagem real dos Goldshine, que há gerações vem recebendo de seu Deus Radrak a missão sagrada de trazer paz e justiça ao mundo, ou seja, ser um dos Guardiões da Vida e representar seu Deus em vida. Por séculos o reino de Galagah vem sendo governado pelas mãos justas dos Campeões Sagrados da família Goldshine, mas um Mal há muito a solta ameaça com guerra e terror não só o reino de Galatea, mas todo o equilíbrio sagrado do mundo em que vivem, Mal que tem em um nome sua representação: Enelock.
Airon fitou o chão. Recitou, então, o que lhe fora recitado pelo seu pai:
- Contra o Lorde Supremo da Morte não haverá espada dourada que deixará de perder teu brilho ... Não haverá trégua para a família de Guerreiros da Luz até que seu sangue deixe de existir ... E ele será o carrasco, imortal, incansável e invulnerável para aqueles que têm o deus da Vida como tradição ... Mantendo o ritmo do mundo, trazendo sombras densas à luz cegante.
A fé é o que move um Guardião da Vida, mas mesmo essa titubeia em Airon Goldshine quando, contrariando a todas as expectativas, é Galatea, filha mais nova do Rei, e não seu irmão Thomas, quem se tornará uma Guardiã. Afinal, Enelock tem a seu serviço todo um exército de vampiros, mortos-vivos, bruxas, orcs e outros seres das trevas que tem no mal e sua realização seu único intento. Mesmo assim, o destino - e o deus Radrak - escolhe sua filha mais nova para esta nobre mas árdua tarefa.
Galatea viu o pai olhando-a pasmo e largou a espada no chão, temendo a represália. A luz cessou de imediato.
Demorou alguns segundos até que Airon percebesse, emocionado, que aquele era um sinal divino. A energia sagrada da espada pulsara em sua forma mais pura quando empunhada por sua filha. Era como se ela já fosse uma Campeã Sagrada. Não conseguia entender como. Galatea abaixou-se e segurou a espada para colocá-la de volta no suporte. Novamente a energia pura e dourada preencheu o local.
Começa então o treinamento de Galatea, orientada por seu tutor Módius na arte da guerra e manejo da espada, e seu professor Vanliot nos ensinamentos a respeito dos deuses e de suas histórias e mitos. Na floresta, Iallanara também é treinada, mas com objetivo diferente: ela cresce sendo instruída na arte das trevas e magia negra.

Mas, seja por obra do acaso ou por um motivo maior, estas duas mulheres tão diferentes acabam cruzando seus caminhos, juntando à comitiva Gawyn, um elfo criado por humanos, Sephiros, elfo guerreiro-mago, e Ethan, O Flagelo Dourado, numa busca que os levará à exótica cidadela de Lemurian onde viverão boa parte da aventura deste livro, em sua busca por ... bom, não vou contar para não estragar a surpresa.

"Filhos de Galagah" possui personagens complexos, uma trama bem elaborada e uma linguagem simples que faz com que as páginas praticamente virem sozinhas. Para quem gosta de Literatura Fantástica, posso dizer que não deixa nada a desejar aos títulos estrangeiros, prendendo a atenção do leitor do início ao fim - e ficando com gosto de quero mais, claro, já que a trama não é resolvida no primeiro livro.

Vale ainda destacar que as cenas de ação são muito bem escritas, numa narrativa que, apesar de descritiva, não cansa por não ser extensa, mas precisa. Por mais que a temática explorada seja muiiiiiiittto antiga e extensamente usada - a luta do Bem contra o Mal - Leandro consegue nos transportar à um mundo paralelo, onde o Bem e o Mal descritos podem quase ser sentidos, tocados ... Enfim, diálogos inteligentes, ação, aventura, drama e até mesmo um toque de humor em algumas passagens, fazem do Livro I da trilogia não só um livro muito bom, mas, na minha modesta opinião, memorável. Recomendo. Muito.


17 comentários :

  1. Gostei muito da resenha desse livro..ele promete...amo leituras fantásticas..passo o tempo que nem vejo...com certeza esse livro cheio de bruxas, princesas, elfos e tudo mais vai para minha lista de desejados...Bjs

    ResponderExcluir
  2. Capa linda, linda resenha.

    Muito bem escrita. Pena que não me interessei muito pelo livro. (pre conceitos formados 3.2.1.. )

    Mesmo assim, parece que vai ser um Sucesso!

    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  3. Hum.....parece legal. Nem conhecia. Deu pra ver pela resenha como é o livro e é bom. Dá para passar o tempo..

    ResponderExcluir
  4. memorável? cara adoro estória desse tipo, achei estranho não conhecer a trilogia. A capa chama muito a atenção. Quando os outros livros forem lançados eu compro desde que esteja num preço acessível :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Jenifer! todos os tres já foram lançados, as resenhas é que estão um pouco atrasadinhas ... mas serão publicadas em breve, mas como teraão alguns spoilers aconselho ler os livros primeiro

      abraços

      Excluir
  5. Sinceramente não conhecia o livro de jeito nenhum. E mesmo chamando tanta atenção pela capa muito bem feita, ainda não tinha me deparado com ela pelo mundo literário.
    Gostei muito da sinopse e da resenha. Gosto dos detalhes e pelo que li, é um livro muito bem trabalhado.
    Dica muito bem aceita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gizeli Regina Meisterquinta-feira, agosto 09, 2012

    Nunca tinha lido nada sobre ele, gostei da resenha, e a capa realmente é muito linda.

    ResponderExcluir
  7. Resenha tao bem escrita, Sheila... NUNCA havia ouvido falar desse livro, mas esse post me dixou super curiosa para le-lo! Ultimamente estou achando ótimos livros nacionais e esse vem pra lista concerteza.
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Que falta sentia de uma boa fantasia épica! Fiquei com vontade de ler o livro agora! Ótima resenha, Sheila. Já havia ouvido falar do livro, mas nunca li algo tão bem escrito quanto sua resenha. :)

    ResponderExcluir
  9. Gostei da capa, a resenha tambem me deixou muito curiosa. Faz tempo que não leio livros desse genero, esse e parece daquele te prende na literatura.Adoro quando o ator sabe descrever muito bem as cenas de ação.

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito de litereatura fantástica e desse tipo de livros que criam uma espécie de mitlogia própria mas tenho a maior implicância com trilogias. Talvez eu leia quando a série estiver completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi cris! ela já esta completa, as resenhas é que ainda estão "no forno" mas a resenha do segundo livro já esta pronta e terminei de ler o terceiro essa semana e é realmente mtooooo bom, não me decepcionei

      abraçso

      Excluir
  11. A resenha me deixou com mt vontade ler! *-*

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parecer ser muito bom, coloquei em minha lista para comprar a trilogia. É o tipo de livro com seres que gosto, uma boa trama. Pelo menos por sua resenha.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parecer ser muito bom, coloquei em minha lista para comprar a trilogia. É o tipo de livro com seres que gosto, uma boa trama. Pelo menos por sua resenha.

    ResponderExcluir
  14. peguei esse livro na biblioteca da escola, eu comecei ler e me interessei bastante, naquela epoca nao tinha o costume de ler e o livro é um pouco comprido, tive que devolver sem terminar por que era final de ano e eu ia mudar de escola, agora achei pra comprar e vou ler de novo, a história é muito interessante.... ótima resenha parabéns!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris