quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Resenha: "O Último Trem de Hiroshima: Os Sobreviventes Olham Para Trás" (Charles Pellegrino)

Por Sheila: Este livro de Charles Pellegrino é uma descrição longa e detalhada dos dois dias em que bombas nucleares foram jogadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, levando à rendição do Japão, término da Segunda Guerra mundial e morte de milhares de pessoas - a curto e longo prazo.
Se as bombas atômicas deveriam ou não ter sido detonadas sobre Hiroshima e Nagasaki é um assunto para outra época e para outras pessoas debaterem.
Esta é simplesmente a história do que aconteceu às pessoas e objetos que estavam sob as bombas e é dedicada à tênue esperança de que ninguém mais morra dessa maneira.
Pellegrino lança mão de uma narrativa minuciosa e detalhada a respeito do que a detonação da bomba fez as pessoas, utilizando-se tanto de termos físico-químicos expostos de forma didática para explicar o impacto causado em corpos e objetos, como das sensações e percepções de testemunhas da tragédia entrevistadas para a confecção deste livro.
Depois de um décimo de milésimo de segundo, o ar começou a absorver a explosão e reagir (...) o sangue no cérebro da senhora Ayoama já começava a vibrar, na iminência de virar vapor. O que ela experimentou foi uma das mortes mais rápidas de toda a história humana. Antes que algum nervo começasse a perceber a dor, ela e seus nervos deixaram de existir.
Junto a descrição dos últimos instantes dos que se foram, o autor traz as recordações daqueles que sobreviveram, sua impressões, choque, pesar, desalento. A dor por terem de presenciar afetos sendo pulverizados diante de seus olhos, de pais que sobreviveram aos filhos que choraram implorando para não serem enviados para assistir às aulas naquele dia, como que antecipando o ataque iminente.

Queria muito ler este livro e resenhá-lo. Finda a leitura, ficou a pergunta viva, inquietante, mobilizadora: por onde começar? De que forma poder, em breves palavras e poucas sentenças, passar a você, leitor, do que versa a obra, sem ser reducionista ou cair no uso de frases prontas e velhos clichês?

Optei pela apresentação que ora puderam apreciar e, espero, ter conseguido expressar-me de forma a explicitar a grandeza do livro que ao leitor apresento, tanto pela minúcia na explicação dos dados coletados, como pelo resgate do humano desta tragédia, ao buscar a história e o ponto de vista de sobreviventes da tragédia.

Um livro que elucida, pormenoriza os fatos, mas que também emociona e - leve isso em consideração caso resolva conhecê-lo - choca. Mas que vale a pena ser lido. Recomendo muito!

12 comentários :

  1. Nossa bem profundo o tema do livro e a resenha, gosto muito de história e gostaria de conhecer mais o que aconteceu nesse periodo, fiquei interessada em ler!

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, Sheila!
    Ainda não li esse livro todo, mas o pouco que li deu para ver como o autor expressa com detalhes os acontecimentos e os relatos de quem sobreviveu aos ataques.
    É uma das partes mais arrazadoras da 2a guerra e ate mesmo da humanidade, até então, e é preciso conhecer o sofrimento dessas pessoas, para que não se repita mais.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro, parece extremamente interessante, gosto muito de ler sobre fatos historicos!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito do Dear Book por trazer livros tão peculiares e não somente os lançamentos da moda como a maioria dos blogs! Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de livros com esta temática, e este título me interessou muito, em grande parte pela resenha muito bem escrita pela Sheila.

    ResponderExcluir
  6. A resenha pode ter ficado bem breve e curta, mas foi o suficiente.
    Ficou maravilhosa, deu para os passar a ideia do livro... E olha, acho que eu terminaria uma leitura dessas em choque e pensando tudo o que os japoneses passaram na época. Se durante as aulas, com os slides e fotos do que ocorreu eu já ficava sem nem saber o que pensar, em choque, imagino com um livro desse jeito.
    Parabéns pela resenha, adorei.

    ResponderExcluir
  7. Gosto de livros que tratam sobre temas históricos, ainda mais quando esse tema é a segunda guerra mundial! Sempre fui doida para ler esse livro, eu tive medo de que ele fosse ser muito "técnico", mas aparentemente não é :)

    Gostei muito da resenha, com certeza irei ler!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  8. Sempre passo por este livro com enorme vontade de comprar. Aliás, tem uns três livros assim que sempre encontro junto e quero comprar os três (este, um sobre nazismo e outro sobre Stalin e Lenin)... mas este segundo quote me deixou O.o

    ResponderExcluir
  9. O último trem para Hiroshima parece ser um livro chocante e forte, mas muito interessante.
    Gostaria de ler e conferir o relato desses dois dias que mudaram a vida de muitas pessoas.
    Ótima dica! :)

    ResponderExcluir
  10. Oi pessoas
    Esta é minha primeira resenha no dearbook e confesso que não foi fácil escrevê-la, já que a leitura foi densa e a temática bem pesada. Fico feliz que tenham gostado, e que tenha conseguido fazer com que algumas pessoas busquem a leitura deste livro, chocante mas belo em sua tentativa de resgatar o passado para, quem sabe, resguardar o futuro de atitude semelhante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. O livro deve ser incrível! E mesmo, emocionante, pensar nas cenas ao ler deve dar uma aflição, uma angústia, não sei! Participei de uma palestra no meu curso técnico com um dos sobreviventes da bomba que mora aqui no Brasil. É interessante saber um pouco mais sobre a história.
    Beijos
    @SecretsofBook
    http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de ler este livro para ter uma nova visão sobre o ocorrido. Espero em breve ter este prazer.
    Obrigado por me animar a ler esta obra!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris