segunda-feira, 28 de novembro de 2011

[Gastronomia e Literatura] Resenha: A Arte de Fazer Macarons

 Por Eliel: Nesse livro a Editora Lafonte desvenda os segredos por trás do preparo de uma das grandes jóias da cozinha francesa. Receita de tradição, porém de origem incerta. A França o tornou famoso, mas a Itália declara ser a criadoura desse doce que vem encantando milhões de pessoas ao longo dos séculos.


Uma massa extremamente delicada à base de farinha de amêndoas, açúcar e claras. Com seus recheios variados, inclusive o livro está repleto de receitas dos mais comuns aos mais exóticos, como por exemplo, os macarons salgados.

Como o próprio título diz, preparar macarons é mesmo uma arte, rico em cores e sabores. Agora esta arte foi desvendada. A Arte de Fazer Macarons traz desde como preparar a massa, como dar-lhe sabor, como colori-la, como assá-la, como decorá-la e o principal, como recheá-la.

Na minha opinião, esse é o melhor livro de como preparar macarons. Esse é um manual que pode tornar o mais leigo em um artista, é claro com um pouco de treino. O livro está repleto de oportunidades de treinar sua nova habilidade.

Livro para ser lido e devorado. Ele concerteza fará parte da sua biblioteca gastronômica. E eu não poderia de deixar de compartilhar uma receita do livro com vocês.

Como Preparar a Massa:
  • 125g de açúcar impalpável
  • 125g de farinha de amêndoa
  • Uma pitada de sal
  • 150g de açúcar refinado
  • 100g de clara

Preparo:
  1. Passe o açúcar impalpável, a farinha de amêndoa e o sal pelo processador. Peneire e reserve.
  2. Misture o açúcar refinado com a clara em uma panela e leve ao fogo baixo até a mistura ficar morna.  * Não deixe a mistura ferver. A temperatura máxima atingida deve ser de 65C.
  3. Retire do fogo e tranfira o conteúdo da panela para a batedeira. Bata em velocidade alta até a mistura esfriar, formando uma espécie de merengue.
  4. Retire o merengue da batedeira e incorpore a mistura peneirada, mexendo delicadamente com uma espátula de silicone até obter uma massa homogênea.
Como Assar e Decorar os Macarons:
  1. Preaqueça o forno a 150C.
  2. Coloque o silpat sobre uma assadeira retangular virada (ou forre uma assadeira com papel-manteiga). *Silpat é um tapete de silicone muito usado por confeiteiros, tem o mesmo resultado que untar.
  3. Coloque a massa na manga de confeitar com bico perlê pequeno ou grande (dependendo do tamanho desejado). * A manga e o bico perlê podem ser encontrados em lojas de confeitaria.
  4. Sobre o silpat (ou sobre o papel-manteiga), aperte a manga de confeitar até obter um círculo do tamanho desejado e gire rapidamente para não formar picos (mantenha uma distância de 5cm entre os macarons). Faça vários círculos enfileirados, todos do mesmo tamanho (3 a 5cm de diâmetro).
  5. Assim que terminar de fazer os círculos de massa, e antes de a massa ir ao forno, decore-os polvilhando os ingredientes de sua preferência (para essa receita chocolate granulado)
  6. Leve ao forno preaquecido a 150C por 10 minutos.
  7. Diminua a temperatura do forno para 130C e deixe por mais 10 minutos ou até que a massa esteja assada.
  8. Retire do forno e deixe esfriar.
  9. Com uma espátula, retire os macarons da assadeira e recheie-os.
Recheio:
  • 395g de leite condensado
  • 200ml de creme de leite
  • 150g de chocolate ao leite picado
  • 15g de farinha de trigo
  • 15g de manteiga sem sal
  • 3 gemas peneiradas

Preparo:
  1. Em uma panela antiaderente, misture todos os ingredientes e cozinhe em fogo baixo, sem parar de mexer, até a mistura desprender do fundo da panela.
  2. Deixe o brigadeiro esfriar e recheie os macarons.
Para conhecer essa e mais outras receitas não deixe de adquirir mais esse belíssimo livro para sua biblioteca. Você se surpreenderá com a variedade de formas, sabores e cores.

Rico em ilustrações que vão te deixar com água na boca. Livro indispensável para apaixonados por boa cozinha.

Boa Leitura e Bon Apetit

13 comentários :

  1. huumm! Ótima postagem, eles são tão lindinhos. Esse vai pro *meu caderno de receitas.

    obg.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho os macarons super fofos, mas sinceramente não gosto muito do gosto... pelo menos todos os que eu provei até hoje não me agradaram muito!
    Mas uma coisa é certa: esses danadinhos dão bastante trabalho para saírem perfeitinhos assim, rsrs

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  3. Ja ouvi falar deles, mas nunca experimentei! =x Parecem com os cupcakes!
    E devem ser uma delicia!!!
    Qualquer hora vou me arriscar com essa receita! *-*

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus!! Que maravilha!! Isso deve ser muito bom! *-*
    Água na boca...

    ResponderExcluir
  5. Isso deve ser muito doce e enjoativo, mas mesmo assim deve ser bom. Tenho uma vontade de comer Macarons. rs Quando eu vi esse nome a primeira vez eu pensei que era alguma coisa relacionada a macarrão. kapskaps

    Beijos, Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  6. QUE DELÍCIA!!! MAS ELES SÃO TÃO FOFOS QUE DEVE DAR PENA DE COMER!

    ResponderExcluir
  7. Qualquer dia me arrisco a fazer, tenho sonho de come-los *---------*

    ResponderExcluir
  8. Nossa!! Que lindos!! *-* Devem se tão bons!! Deu água na boca agora!! rsrs
    Lembrei de Cupcakes!! Amooo.
    Vou deixar essa receita salva pra quando eu tiver de férias me aventurar nessa nova receita!! Adoro cozinhar!!


    Eu tonta, li "macarrão", so qnd vi as fts que entendi. kkkkk #tenso

    Beeijo =*

    ResponderExcluir
  9. Eliel vc têm de me emprestar esse livro, não melhor! Vamos preparar alguns macarrons quando vc vir aqui em casa de novo oba!!!!! te esperando...

    ResponderExcluir
  10. humm, são lindos, e devem ser bem gostosos tbm :3

    ResponderExcluir
  11. Faço macarons ha um ano e realmente é muito difícil de ser feito, Conseguir fazer os pezinhos é mais difícil ainda. Quando experimentei pele primeira vez em Paris, não achei a coisa mais deliciosa do mundo, mas confesso que os sabores que eu desenvolvi arrancaram muitos elogios dos mais experts. Porém, existem macarons que realmente recheados com cremes e geleias que não tem a menor graça. Macaron é o maior desafio da culinária doce e vou dizer mais: Nenhuma receita de internet da certo. A temperatura de 130 graus desta receita não está correta. O açúcar impalpável melhora a aparência do macarrons, mas compromete o sabor e a textura. Para quem quer se aventurar, eu aconselho fazer um curso para ver de perto todas as etapas, anotar cada detalhe e depois treinar muito. Só assim você terá macarons perfeitos.

    ResponderExcluir
  12. Este livro tem um monte de receita de Internet. Perda de tempo e dinheiro.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris