domingo, 27 de novembro de 2011

Happy Hour #03


Olá, meus queridos!! Como foram as últimas semanas?! Imagino que ansiosos para as férias, né?! rsrs Eu estou naquela correria típica de fim de ano de vestibulando: formatura, vestibular, colégio, colação e por aí vai...


Pessoal, antes de irmos ao assunto de hoje eu gostaria de agradecer de coração ao sucesso da Happy Hour #02!! Bombou de acessos e comentários. Li e respondo todos vocês! E fiquei hiper - mega feliz!! *-*



Bom, agradecimentos a parte, vamos ao nosso tópico de hoje! Dessa vez eu pensei em um assunto bem interessante e informativo pra vocês! Então, que todos aqui são bookaholics assumidos, não temos dúvidas né?! '-' Mas será que vocês sabem como são produzidos nossos mimos literários?! Imagino que não, hein! Ficaram coma pulga atrás da orelha?! Querem descobrir tudo?! ;D Pois então vamos embarcar juntos nessa...


A produção de livros é uma atividade muito mais complexa que imaginamos. Além dos autores, também há designers, diagramadores, capistas, ilustradores, editores e muitos outros profissionais envolvidos nesse longo processo, que é feito em várias etapas. Vamos acompanhar de pertinho cada uma delas...

O original



Esse é o texto escrito por um ou mais autores antes de se transformar em livro impresso, fruto de muitas pesquisas, dedicação e inspirações. Ele pode conter ilustrações, imagens voltadas para o público alvo da obra, que podem ter sido feitas pelos autores ou por terceiros. Nesse caso, os autores têm que tomar cuidado com os direitos autorias.



Produção Gráfica e Visual
Essa etapa é dividida em outras duas. O Briefing, a primeira, que é uma reunião feita com os autores, editores e outros responsáveis pela parte visual do livro. Nela, é feita uma espécie de "peneira" do original apresentado que irá direcionar os trabalhos de elaboração visual do projeto gráfico, da diagramação, da revisão e da elaboração da capa da publicação.




Já na segunda parte o trabalho realizado pelos autores é aprimorado e cuidadosamente aperfeiçoado, primeiramente, do ponto de vista editorial por uma equipe de especialistas em editoração , revisão e, em seguida, por diagramadores, designers, ilustradores e capistas, desenvolvem uma projeto que dará dar forma a publicação.


Diagramação e Editoração Eletrônica


Aqui será gerada a primeira versão da publicação a partir do projeto gráfico aprovado pelos autores e editores responsáveis.

Os designers são as peças chaves, pois eles melhoram a estrutura e o visual de cada uma das páginas baseado no que já foi pré aprovado na etapa anterior.




Revisão ortográfica, estrutural e de estilo



Essa etapa é muito importante para que se tenha um resultado final bem bacana. Por isso, ela ocorre por cerca de 3 ou 4 vezes ao longo do trabalho de produção. Ao longo dessas revisões, é checado a escrita (erros de gramática, concordância, pontuação, etc), cores, diagramação, estrutura e imagens.




Elaboração da Capa

Ao chegar aqui, a maioria do projeto gráfico estará pronto. Aqueles profissionais que trabalharam na arte do livro influenciarão na escolha da capa, já que esta deve estar sincronizada com a estética interior do livro. Além disso, a capa deve representar a história ali contada.

Agora, cá pra nós: sou apaixonada por capas!! Aquelas em alto-relevo, em "veludo"... dão 'O' estilo a mais no livro, né?! *-*




Documentação para publicação

Aqui, a publicação já deve estar em processos finais. Essa documentação é uma ficha catalográfica, feita por um biblioteconomista junto à biblioteca nacional para adquirir o ISBN (International Standard Book Number) - que é o número de cadastro internacional do livro. Só com esse número é que um livro é reconhecido como tal. ;D






Pré-Impressão e Impressão

Aqui, a publicação completa é aprovada pelos autores e editores. Depois disso, os textos e imagens diagramados são transportados para os meios adequados de impressão, que são chapas de alumínio instalados em impressoras modernas e mecanizadas.


Daí partimos para a impressão de fato, que ocorre da seguinte forma: A rotação dos cilindros das máquinas coloca a chapa de alumínio em contato com a tinta e a deposita em outro cilindro, de borracha. Este cilindro em rotação, em contato com o papel imprime milhares de folhas. As capas também são impressas nesse momento (o que se chama de off-set).


Encadernação

É nessa etapa final que o livro toma sua forma. Primeiro, as folhas de papel são dobradas de modo a formarem pequenos cadernos. Em seguida, há a junção dos diferentes cadernos (chamado de alceamento). Então, há a colagem e/ou costura dos cadernos. Por último, é colada a capa. No caso da capa mole, a colagem é feita na lombada, seguindo-se o corte final de aparo nos outros três lados do livro; já nos livros de capa dura, dá-se primeiro o aparo trilateral, para depois efetuar a colagem, da primeira e última página, a uma capa de cartão previamente formada.




Vejam alguns exemplos de modernas máquinas de encadernação:














Ufa! *-* Processo bem longo, não é mesmo?! Mas eu amei!! E depois de ficar por dentro desse processo, conclui que o livro é uma arte tripla: a primeira quando o autor a está escrevendo, a segunda em seu processo de produção e a terceira, a nossa arte, quando viajamos e passamos a sentir as emoções, as alegrias e as tristezas daqueles personagens.


E vocês, o que acharam disso tudo?! '-' Podem me contar tudo nos mínimos detalhes!! '-'


Mas antes de nos despedirmos, como sempre vou deixar umas super dicas para vocês!


A primeira delas é um comercial muito legal dos EUA, voltado para a arrecadação de fundos para a compra de livros. É um vídeo muito fofo!! Vejam e me falem!! =D



E a segunda e última dica de hoje é uma super Campanha de Natal voltada para a arrecadação de livros que beneficiará milhares de crianças!!

Clique aqui para ir ao site da campanha. Vamos fazer a nossa parte, participando e divulgando muito!! '-'

Então, queridos bookaholics, infelizmente a Happy Hour chega ao fim!! =/


Espero que tenham gostado!! Até a próxima!!
E não esqueçam de comentar!! *-*

Beijinhos!! ;D
Fontes: Rosa Mulher


13 comentários :

  1. Que fofo o video!!
    E é muito interessante como se faz
    um livro, queria um dia poder visitar uma gráfica.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu também queria visitar uma gráfica ou uma editora! Seria muito legal!

    Muita gente nem imagina o trabalho que dá para lançar um livro, por isso adorei a ideia desse post! Parabéns!

    beijão!

    ResponderExcluir
  3. Carann..adorei o post! E mais ainda o video .-. Muito lindinho. Meus filhos serao assim haha Igual a mãe que adoraaa ler e tbm escrever e esse post ajuda a clarear a mente.
    Sucesso!
    @ruh_barros

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse post mais uma vez. Que interessante! Eu não sabia que era assim, essa coisa tão demoraaaaada! A gente lê, mas esquece às vezes o trabalho que leva pra tuuuudo isso!
    Mais uma vez, um ótimo post!
    E amei o vídeo americano, bem interessante.

    Beijos
    @secretsofbook
    http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Meu sonho é trabalhar na parte de revisão dos textos *-* todo mundo acha que eu sou doida por sonhar isso mas tudo bem 'KKK
    Muito fofo esse comercial já tinha visto ele antes e achei uma graça

    ResponderExcluir
  6. Own, meninas! Que bom ver que vocês gostaram!! O trabalho para produzir um livro é genial, né?! =D

    Raquel, você pode olhar com alguma editora ou gráfica de sua cidade e ver se disponibilizam visitas. Ou você pode sugerir uma visita com a galera do colégio! '-'

    Catharine, não desista de seu sonho!! Estude e você conseguirá! Essa área de biblioteconomia não é muito concorrida hoje em dia, mas pode ser o profissional do futuro, quem sabe?!


    Beijos,

    Gabriela P.
    @gabiipascoal

    ResponderExcluir
  7. Eu quero uma coleção de livros originais *-*
    Eu sabia que a produção de livros era um processo lenta mas não imaginava que fosse tão "complicado" e tão cheia de 'detalhes'.

    ÓTIMO post,Gabriela.
    Happy Hour fica cada vez melhor...ANSIOSA para ver o Happy Hour 04 *-------*

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabii!!
    Primeiramente: adoroo sua coluna, vc está de parabéns! =)

    Agora, sobre o post, eu adorei, vc foi mega criativa na ideia de mostrar pra gente um pouquinho mais sobre como se "fabricam" os livros!
    Sei beem como esse é um processo é lento e complicado, principalmente no ínicio, para o autor! hehehe :P

    Seu post foi muito bem feito, com informações precisas e com imagens, meus parabéns!! :)

    Um beijo da colega colunista, (kkkk)
    Kell
    =D

    ResponderExcluir
  9. Post muito bom. E me emocionei com o vídeo. :)

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Meninas!! =D

    Kell, que bom que você tá curtindo a coluna!! *-* Suas dicas de filmes são ótimas também. Sempre comento lá!

    Bjs,

    Gabi.

    ResponderExcluir
  11. Um sonho trabalhar nisso, na arte da capa, diagramação e produção grafica *-------*

    ResponderExcluir
  12. Achei o resumo ótimo. Eu estou trabalhando, nas horas vagas, com a preparação de originais e o envio para as editoras(o que chamamos de agente literário). E com certeza essas dicas ajudam.
    Bjus e adoro a sua coluna :)

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que tinha toda essa burocracia para produzir livros. Achei bem legal o post! Tá de parabéns Gabi! Vc escreve muito! *-*

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris