domingo, 28 de julho de 2013

Resenha: "Inferno" (Dan Brown)

“Os lugares mais sombrio do inferno estão reservados para aqueles que mantêm a neutralidade nos tempos de crise moral.”
Por Leo Rios: Com esta citação do autor e poeta italiano Dante Alighieri, começamos uma sombria jornada em mais uma estória do principal personagem do escritor Dan Brown, o professor e simbologista Robert Langdon, em um enredo de mistérios e suspenses relacionado à obra ficticia de Dante Alighieri “A Divina Comédia”.

Já que temos um livro baseado em algumas passagens de outra obra literaria, não temos quaisquer problemas em acompanhar a nova estória de Robert Landgon mediante ao não conhecimento do livro “A Divina Comédia”, pois o autor Dan Brown nos fornece informações necessárias para um bom entendimento de seu novo livro.

“Inferno” acompanha a busca do simbologista Robert Landgon por respostas aos acontecimentos que sequenciaram  o grave ferimento que causou a sua recente perda de memória, como também os motivos que o levaram a ser caçado pelas autoridades italianas e por uma organização misteriosa disposta a não reduzir esforços para concluir o seu objetivo. Mediante a este cenário, Landgon se depara com implicações que estão diretamente relacionadas as passagens  da obra “A Divina Comédia” com uma potencial nova ameaça a humanidade...
“Langdon acordou exaltado, gritando. O quarto estava brilhoso... Ele fechou os olhos tentando se lembrar de um acidente. Nada. Um branco total... Apenas escuridão... Meu Deus. Isto deve ter sido mal... Vozes se aproximaram pelo corredor, Langdon direcionou o seu olhar ao quarto. O médico retornou agora acompanhado de uma mulher”.
Temos vários personagens que são essencialmente importantes para a narrativa de “Inferno”, por exemplo: a solitária doutora Sienna Brooks cuja sua ajuda é de tamanha importancia ao perdido e atordoado Landgon, o misterioso líder mercenário que seu objetivo interfere na busca do Simbologista, como também a dama que na memória de Landgon está em fragmentos. Contudo, um dos personagens que mais chama a atenção, seria a o emblemático Dr. Zobrist, pois a sua obsessão pela obra “A Divina Comédia” liga a suas motivações com as consequencias de suas ações...
“Betrand Zobrist. Famoso bioquimico... Primeiramente ouvi falar de Zobrist alguns anos atrás”. Sienna continuou, “Quando ele fez algumas declarações bastante provocativas na mídia sobre o crescimento populacional... Uma vez foi pego dizendo que a melhor coisa que aconteceu com a Europa foi a Peste Negra. ”.
Quem já leu ou viu uma obra de Dan Brown, sabe que veremos buscas em lugares históricos, segredos guardados criativamente, perigos em cada passagem de Landgon nesses estes lugares e etc. Esta característica de Dan Brown, é repetida novamente neste livro, deixando assim alguns capítulos previsíveis e regulares a medida que avança ao final da estória. Porém, mesmo com o uso constante desta formula e sendo até mesmo cansativo em determinados momentos, o desfecho do livro é original e prende a atenção até o seu término.

Recomendo a leitura de “Inferno”, mas fiquemos cientes que veremos alguns clichês usados por este autor e que possivelmente continuaremos a ver em futuros livros.

13 comentários :

  1. Tem receitas de bolos que por mais que conhecemos sempre são sucesso, este é um exemplo disso. Eu ainda não li este livro, mas quero conferir.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro mas ainda não li nenhum dos outros livros do Dan Brown embora tenha visto O código de Da Vinci (nem gostei muito do filme, achei tudo muito corrido), então para mim mesmo que Inferno obedeça a uma fórmula já usada pelo autor tudo será novidade. Gosto de tramas com muitas peripécias e segredos e por isso espero gostar.

    ResponderExcluir
  3. Louca para ler este livro!!!!
    Adoro o Dan Braown!!! :)
    E este livro parece ser muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  4. Mesmo o Dan Brown usando sempre a mesmo formula, é sucesso e prende a atenção! Essa é uma das minhas leituras garantidas nas férias.
    Gostei muito da resenha, mor. Te amo! ;*

    ResponderExcluir
  5. Adorei tua resenha. Agora pronto! Mais um para a lista dos desejados. O Dan Braown é muito bom na relação tema histórico e suspense.

    ResponderExcluir
  6. Não faz o meu estilo de livro, mas pretendo comprar pra minha mãe que adora Dan Brown! Amei tua resenha, como sempre hehe

    http://itsjuliasfault.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu estou com esse livro para ler, não li nenhum dos outros livros do Dan Brown então certamente não ou ter essa sensação de repetição de uma fórmula, embora eu tenha assistiddo o filme Código de da Vince e tenha achado tudo muito corrido e as conclusões do Robert Langdon muito rápidas e sempre certas. Mas espero gostar desse livro afinal eu sempre gosto mais de livros do que dos filmes.

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha!! Estou louca pra ler Inferno! Os livros do Dan Brown são ótimos!
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Não é meu tipo favorito de livro, mas meu pai iria adorar.
    Talvez eu compre para ele de dia dos pais =)

    ResponderExcluir
  10. Como sou amante de lugares históricos, pela história em si, acredito que amaria esse livro.

    ResponderExcluir
  11. EU adorei Fortaleza Digital e os filmes baseados nos livros de Dan Brown são interessantes de assistir. Estou com O Símbolo Perdido para ler e com certeza lerei os outros títulos assim que tiver oportunidade. Gosto muito do estilo do autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris