quarta-feira, 31 de julho de 2013

Resenha: "O Lorde Supremo" (Trudi Canavan)

Por Sheila: Oi pessoas! Como estão? Eu vou indo! Hoje trago a vocês o terceiro e último livro da Trilogia do Mago Negro, O Lorde Supremo. Os dois primeiros livros, "O Clã dos Magos" e "A Aprendiz" já foram resenhados anteriormente aqui pelo blog.


Bom, como eu sempre digo no início de resenhas de trilogias, sagas, sequencias - mesmo correndo o risco de soar repetitiva - é que, se você não gosta de saber o final do livro antes de lê-lo,não leia o restante da resenha. Afinal, costumo começar a resenha do livro subsequente de onde o anterior terminou. Avisados? Então ok, vamos ao último livro!



Deixamos Sonea, no final do livro "A Aprendiz", às voltas de um segredo terrível: a cidade de Imardim pode estar prestes a ser atacada por sua cidade vizinha, outrora dizimada pelo Clã dos Magos em uma antiga guerra, e sedenta por vingança.

Além disso, o Lorde supremo, Akkarin, é extremamente poderoso por que é um mago negro: usa de feitiços considerados magia negra e proibida pelo Clã há muitas gerações, segredo que Sonea conhece, e pelo qual é praticamente aprisionada junto à Akkarin, o que é disfarçado por sua aparente "escolha" por ser o novo tutor de Sonea, que prende sua lealdade pelo seu medo de que algo aconteça aqueles que ama.
Ela suspirou e começou a descer os degraus da Universidade. Todo amigo que ela fizesse seria outra ferramenta que o Lorde Supremo poderia usar contra ela. Se ela alguma vez encontrasse a oportunidade de revelar os crimes dele para o clã, todo mundo com quem ela se importava estaria em perigo. Não fazia sentido dar a Akkarin uma seleção maior de vítimas para ele escolher.
Sonea relembrou aquela noite, agora mais de dois anos e meio atrás, quando ela se esgueirara pelo Clã com seu amigo Cery (...) Sonea temeu enquanto se lembrava. Ela não havia entendido o que vira naquela noite, e tanta coisa aconteceu depois que ela tentou esquecer.

Acontece que Sonea aprendeu algo dificil de se acreditar com seu novo tutor, o Lorde Supremo: a Magia Negra já fora largamente utilizada pelo  Clã, até que um aprendiz, sedento de sangue, quase acabou com toda a linhagem se magos ao querer se tornar o mais poderoso de todos, motivo pelo qual seu uso foi proibido e esta parte da história do Clã, esquecida.
Sonea segurou com força o pequeno livro, incapaz de tirar os olhos das linhas de texto. Essa era a descoberta que tornara Coren famoso e influenciara a arquitetura do Clã pelos séculos seguintes. Dizem que foi o maior desenvolvimento de conhecimento mágico por séculos. Embora o que ele tivesse feito não fosse realmente magia negra, as artes proibidas o tinham levado à descoberta.

Agora, Sonea terá que decidir se realmente acredita em todas estas novas informações que chegam até sua mente perturbada, e afinal de contas o que sentir a respeito de Akarin, o Lorde Supremo. Medo? Respeito? Admiração? Ela estará fazendo a coisa certa, pelos meios de que dispõe? Ou estará tentando ludibria-la, levando-a a acreditar em uma história verdadeira para se apossar de seus poderes para fins excusos?

O terceiro volume da Trilogia do Mago Negro - que nada mais é que a trilogia a respeito de Akarin, e não de Sonea - é um livro tenso, cheio de batalhas épicas, reviravoltas, mudança de aliados, surpresas e lágrimas.

Há vários finais, para diversos atores diferentes da trama, e nem todos são felizes. Mas com certeza este é o melhor dos três livros,onde Sonea se consolida como uma verdadeira maga, com têmpera e fibra,não mais o joguete nas mãos de outros magos; e descobrimos a verdadeira essência da personalidade do sombrio e misterioso Akkarin.

Uma trama muito bem elaborada, uma estória que não deixa absolutamente nenhuma ponta solta, retomando assuntos que pareciam totalmente sem importância dos primeiros livros, palavras ditas ao acaso que são o princípio de uma explicação mais ampla sobre o Clã e seus mistérios. 

Ah, e mais importante, um desfecho surpreendente, digno das mais de mil páginas escritas por Trudi Canavan, e que fazem o acompanhar desta jornada de Sonea, de menina para mulher, realmente valer a pena. Recomendo!


6 comentários :

  1. Esse livro parece ótimo!! Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  2. O desfecho foi mesmo surpreendente, este se dúvida foi o melhor da trilogia. Eu adorei!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga já leu os dois primeiros livros e disse que é muito bom. Talvez eu compre e vejo se gosto =)

    ResponderExcluir
  4. Comprei esse livro a alguns meses mais ainda não tinha lido, mais depois dessa super resenha vou começa logo.

    ResponderExcluir
  5. Acho essa série bem interessante. Nunca li, pq está naquela fila de milll coisas q tenho pra ler e tal. mas acho q tá na hora de pegá-la pq a cada resenha me animo mais.
    gosto de livros com batalhas e essas coisas. deve ser realmente bom.

    ResponderExcluir
  6. Não li sua resenha toda devido o seu aviso de iniciar do término do último livro da série. Então, como pretendo ler essa série não li. Ouvi falar dessa série já faz tempo. Para ler estou esperando que a editora lance todos os livros e depois compro e leio.
    Essa é uma série que está em minha lista de vou ler.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris