sábado, 20 de julho de 2013

Resenha: "Insurgente" (Veronica Roth)

- Clique aqui para ler a resenha de "Divergente"

Por Juny: Trago hoje a resenha de um dos lançamentos mais esperados do ano, a continuação de “Divergente”! Após um final eletrizante no primeiro livro, não sabia o que esperar e que rumos a trama iria tomar.
– Insurgente. Substantivo. Uma pessoa que age em oposição à autoridade estabelecida, mas que não é necessariamente considerada agressiva.
“Insurgente” começa em meio ao caos gerado pela simulação criada pela Erudição para eliminar os membros da Abnegação, que apesar de Tris ter conseguido interromper, foram causados muitos estragos.

Tris, Tobias, Caleb, Peter, Susan e Marcus acabam se refugiando na sede da Amizade. Porém eles decidem que não podem simplesmente se esconderem enquanto Jeanine continua ampliando seus planos de domínio e suas simulações. No decorrer da trama buscam apoio da Franqueza e dos Sem-facção.

Tris toma uma decisão muito importante e arriscada, que envolve trair algumas pessoas em busca da verdade por trás de toda a tensão criada entre Abnegação e Erudição.

O livro tem ação do começo ao fim e quando você imagina que terminará de determinada forma acontece algo que muda tudo e surpreende demais o leitor, em nenhum momento os acontecimentos são previsíveis.
– É sempre uma coisa ou outra, não é? Não há nuança alguma. O mundo não funciona assim, Beatrice. O mal depende do ponto de vista de quem vê.
Tris continua sendo uma grande protagonista, com todas as características positivas de suas aptidões (abnegação, audácia e erudição), mesmo com traumas mal resolvidos se supera a cada minuto. Tobias fica um pouco mais enigmático e em alguns momentos incoerente, achei que teria mais destaque nesse livro, mas continua em segundo plano. Romance existe, mas esta longe de ser o foco de Insurgente. Cristina foi uma boa surpresa e Marcus apesar de tudo é uma peça chave nos acontecimentos. Quanto a Caleb, melhor eu nem falar nada...
“Não sei porque atravesso as portas. Talvez seja porque decido que, já que chegamos até aqui, não custa nada descobrir o que está acontecendo. Mas acho que o fato é que eu sei o que é verdade e o que não é. Sou Divergente, não sou uma ninguém. Ninguém está realmente “seguro”, e tenho coisas mais importantes na minha mente do que ficar brincando de casinha com Tobias. E parece que ele também.”
O terceiro livro da série “Allegiant” será lançado nos EUA em 22/10/13, espero que não demore para chegar ao Brasil. E em 2014 a série estreia no Cinema, e como sempre tenho muito medo de a adaptação não estar a altura da qualidade do livro.
– Amo Tris, a Divergente, que toma decisões independente de lealdade a facções, que não é o estereotipo de uma facção. Mas a Tris que está fazendo de tudo para destruir a si mesma... não consigo amá-la.
Insisto em repetir que é uma distopia tão boa quanto “Jogos Vorazes”. Uma série que me surpreende mais a cada livro, com uma trama bem constituída, muita ação e reviravoltas. Recomendo!

17 comentários

  1. Eu AMO a trilogia Divergente, mas pra mim o primeiro livro foi mil vezes melhor que o segundo, exceto pela revira volta do final de Insurgente que foi super louca e eu nem esperava...

    www.fernandoreads.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não acredito que ainda não li nenhum dos livros. Ainda não vi ninguém que não gostasse desta distopia.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Só escuto todo mundo falar super bem dessa série mas só vou começar a ler quando tiver todos os livros não gosto de ficar esperando sair, ainda bem que leio as resenhas e fico bem curiosa mas sei esperar.Gosto muito de distópias e não vou deixar de ler .

    ResponderExcluir
  4. Tenho lido comentários positivos sobre a série, além de que acho incrível a quantidade de fãs. Tenho curiosidade, até por se tratar de distopia, mas honestamente não tenho planos de ler a série. Pelo menos não tão logo. Mas digamos que, mesmo sem tê-la lido, a série me causa uma impressão mais positiva do que outras distopias (ou que se dizem distopias) que têm sido lançadas, por exemplo, Starters.

    Bjs, Livro Lab

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Eu amei essa capa ,
    mas nunca tinha ouvido falar :(
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca havia ouvido falar desta série, mas como amo livros deste gênero com certeza vou ler!

    ResponderExcluir
  7. Só tenho lido crítica incríveis sobre essa série...a cada dia estou mais curiosa sobre ela...e sua resenha só aumentou minha vontade de tê-la e lê-lo...adorei!! Foi bem detalhada, mas sem contar o livro..ressaltando boas partes e nos instigando a ler o livro..Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Estou louca para ler os livros da trilogia mas por enquanto não quero comprar nenhum livro e isso está me matando! hahahah
    Já tenho 15 livros pra ler :O

    ResponderExcluir
  9. Assim que terminei de ler Insurgente, já de madrugada, sabia que não ia conseguir dormir o resto da noite processando o que eu tinha acabado de ler, essa série é ótima :D

    ResponderExcluir
  10. Divergente é maravilhoso, entretanto com essa resenha de vocês para Insurgente fiquei ainda mais admirado pela história. Preciso ler, urgentemente.

    ResponderExcluir
  11. Ganhei Insurgente num sorteio e só estou esperando uma visita à livraria para comprar Divergente e devorar os dois primeiros livros da trilogia. Enquanto não leio, vou me contentando com as resenhas a respeito da história da Veronica Roth. Conclusão: fico mais ansiosa para ler e comprovar todas as maravilhas que dizem a respeito ^.^

    P.S. Adorei a resenha, me deixou mais interessada em adquirir Divergente.

    ResponderExcluir
  12. Já li Divergente, quero muuito Insurgente! essa resenha só me deixou mais interessada *-*

    ResponderExcluir
  13. estou louca para ler Insurgente! Resenha muito bem escrita, adorei. Fiz resenha de divergente no meu blog também, que aliás criei hoje haha
    visitem e comentem, pessoal!
    http://adorelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Já tinha ouvido falar muito desse livro e de Divergente também mais nunca tinha parado pra ver nada sobre eles mais depois se ler essa resenha eu fiquei in love com esse livro hahahahaha Precisoo dos dois tipo agora hahaha ^.^

    ResponderExcluir
  15. Já vi tanta vlogguer fazer resenha destes livros, que fiquei com uma vontade absurda de ler.
    A história parece incrivel !

    ResponderExcluir
  16. eu quero ler a série, mas é claro, começando por Divergent,,, só que estou terminando Resident Evil Retribution e o Dezessete Luas ja tá na fila, so depois então eu poderei ler Divergent

    ResponderExcluir
  17. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato