domingo, 13 de maio de 2012

Resenha: "Big Bang, a Teoria - Guia não Autorizado" (George Beham)

Por Sheila: Oi pessoas! Hoje vou falar um pouco sobre o livro Big Bang – A Teoria, guia não autorizado da série que foi lançado pela editora Universo dos Livros, feito tanto para os fãs da série televisiva, como para aqueles que nunca a assistiram e desejam conhecê-la. A sitcom ganhadora de diversos prêmios passa a ter um livro que nos conta sobre os personagens, os atores que interpretam estas figuras para além dos cenários da série, as referências nerds dos episódios e tudo mais que um fã do seriado pode querer saber – ou para quem ainda não é fã, mas quer conhecer melhor. Segundo o próprio autor
Escolha seu lugar no sofá e prepare-se para desvendar os mistérios do universo de Big Bang, a Teoria.
Você não precisa ser um físico para entender por que a série Big Bang, a Teoria, com mais de 14 milhões de telespectadores, é uma das mais populares dos últimos tempos. Quatro nerds e uma garota atraente em uma comédia calculada com resultados sagazes e hilários! Big Bang – A Teoria é um guia que apresenta informações e curiosidades a respeito da série, mostra ao leitor as origens do seriado ...
O livro é separado em sete partes e, estas, subdividem-se em diferentes capítulos, mas focados no mesmo sub-tema inicial. Em favor da didática, falarei um pouquinho de cada uma destas partes em separado.

Parte 1: Nesta primeira introdução, o autor nos falará das origesn da série, o fracassado episódio piloto de 2006 e de como foi realizada a reformulação da premissa básica da série – de rir dos nerds para rir com os nerds – até chegarem ao que conhecemos hoje das telinhas e já conquistou milhões de telespectadores.

Parte 2: Nesta parte, somos apresentados tanto aos personagens e suas características – ótimo para aqueles que ainda não conhecem o universo da série - como aos atores que os representam, sua atuação anterior, a chegada a série e evolução nas caracterizações. A mais notável, pelo menos na minha opinião, é a do ator que interpreta Sheldon de quem cito a célebre frase

“Nossa vida é perfeita. Usamos o laboratório, fazemos pesquisas, almoçamos, assistimos ao Senhor dos Anéis. Quem tem uma vida melhor?”
Parte 3: Nesta parte, somos “teleportados” para a cidade onde a série se passa - para Pasadena - para conhecermos os cenários que são pura ficção, como também aqueles que são cópias fiéis daqueles mostrados na série.

Parte 4: Essa é a parte Fandom que, para quem não sabe, é o termo que descreve um conjunto de fãs do que quer que seja – filmes, novelas, desenhos, quadrinhos e, no nosso caso, seriados. Nesta é trabalhado tanto as origens do termo, resgatando a história dos primeiros Fandoms (de revistas em quadrinhos) para explicações de como ser um, e como deixar seu lado Fandom surgir em público. Aqui vale o uso da criatividade: camisetas, bonés, faixas, fantasias, vale de tudo para mostrar que você é um fã de verdade.

Parte 5: Nessa parte, ficamos por dentro das citações nerds e científicas da série. Você sabia que os termos científicos utilizados pelos personagens não são apenas baboseiras ditas de uma forma que soe engraçada, mas ciência de fato? Para isso os produtores contam com a ajuda do físico David Saltzberg, o responsável por revisar o roteiro a fim de ver se as partes que envolvem a ciência estão nos conformes. Ele também é responsável pela elaboração de algumas piadas, além de citações científicas.

Parte 6: Sabe aquele título estranhíssimo de alguns dos episódios, que fizeram você ficar imaginando “afinal-de-contas-que-diabos-isto-significa”? Pois bem, este é um momento para que você possa descobrir, já que esta parte do livro destina-se a esmiuçar, temporada por temporada, episódio por episódio, o significado por trás de cada um dos títulos.

Parte 7: Esta última parte do livro nada mais é que um especifico glossário que reúne vários personagens, lugares e referências da cultura nerd e pop com breves explicações. Sucinto e sistemático, cada um dos itens trás, além da explicação, o episódio em que o tal personagem/lugar/etc foi mencionado e em qual situação o encontraremos.

Bom, agora vamos ao que eu achei do livro. Parte difícil, já que teve capítulos que amei, outros que achei enfadonhos, extensamente repetitivos, cansativos. A parte 1 e 2 foram minhas favoritas, todas as outras foram também importantes, mas ficaram maçantes, poderiam ser menores.

Por outro lado, se pensarmos no livro como o que ele se propõe a ser – um guia - nada nele deixa a desejar ou é pouco importante. Sob este prisma, ele não foi feito para ser lido, mas para estar ao seu lado, no sofá, enquanto assiste a série, para ser consultado no momento em que estas pequenas dúvidas surgirem.

18 comentários :

  1. Eu me mato de rir com essa séérieeee!!! uiehioehaiehaeh =)

    ResponderExcluir
  2. EU QUERO!!! KK EU AMO TBBT! *-*

    ResponderExcluir
  3. Bem, como já postei em alguns posts..eu nunca curti muito esse lance de séries. Sou muito impaciente pra ficar esperando temporadas começarem.
    Unicas series que vi e que ainda faço questão de ver, são Lost(q já terminou) e The Walking Dead(cruzando os dedos pela 3 temporada)
    Mas já ouvi falar muito e li tbém sobre Tbbt e sempre com elogios a serie. Não faz meu estilo esse tipo de leitura, mas para os fãs, certamente é valorizada.
    Que os fãs curtam :o) Eu só acompanho..rs

    Abraços..

    ResponderExcluir
  4. Super interessante! Não tinha conhecimento do livro :)

    ResponderExcluir
  5. não sabia ainda do livro, mas adoro a série é super de mais.

    ResponderExcluir
  6. ainda não sabia do livro, mas parece ser interessante adoro a série.

    ResponderExcluir
  7. Nossa achei super legal o livro! Fiquei com vontade de ler, sempre tive receio de ler livros de séries e ser um guia resumido dos episódios rs Já vi alguns episódios de Big Bang e gostei muito, fora que o Sheldon é um show por si só *-*

    ResponderExcluir
  8. Mario L. Machadodomingo, maio 13, 2012

    Acho muito massa essa série, curti o guia, em sua maior parte parece ter informações bem legais para os fans.

    ResponderExcluir
  9. Já tinha ouvido falar do livro, mas não tinha lido uma resenha até então, gostei bastante, seria necessario para mim, já que eu ficaria só no "afinal-de-contas-que-diabos-isto-significa" hahha *vergonha*

    ResponderExcluir
  10. AAAA, EU QUERO, EU QUERO!!!
    Sou tão louca por TBBT que até as partes maçantes eu vou achar interessantes, rs.
    Achei legal essa coisa da parte 1, porque eu sempre pensei comigo como o episódio Piloto pode ser tão distante do resto da serie. Isso explica muita coisa.
    Acho que vou gostar da parte em que é explicado o nome dos episódios, porque eu sempre fiquei curiosa com aquele títulos com nome de tese de doutorado em Astrofísica, kkk

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh eu quero.
    Amo a série e o livro é perfeito, pelas críticas.
    Preciso muito deste livro.

    ResponderExcluir
  12. Super legal!! Não sabia da existência do livro :)

    ResponderExcluir
  13. Não sabia da existência desse "guia", mas agora fiquei com vontade de ter rsrs. The Big Bang Theory é uma das minhas séries preferidas, adoro o modo como eles abordam o mundo nerd, é uma comédia engraçada e ao mesmo tempo inteligente, adoro isso. Acho legal também o modo como cada personagem vai amadurecendo conforme os episódios. Amo muito o Sheldon, morro de rir com ela. Enfim, essa é uma das séries que eu nunca me canso
    de assistir e recomendo muitíssimo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Essa é uma das minhas séries favoritas.
    É super divertida e tem um monte de coisa que eu gosto!! rs
    Eu também fico 'viajando' com esse negócio de super heróis, assim como eles no seriado.
    Quero ler esse guia pra ficar por dentro de algumas curiosidades e conhecer mais, mesmo que algumas partes fiquem cansativas e tal. Acho que vale a pena. =)

    Amo o Sheldon. *-*

    Gostei da resenha, a forma que dividiu falando dos capítulos ficou muito melhor.

    Beeijo

    ResponderExcluir
  15. Não acompanho a série fielmente por falta de tempo, mas pelo pouco que já assisti amei, o livro deve ser legal.

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro The Big Bang Theory, é uma das melhores séries de comédia atuais, para mim é a "Friends" da atualidade. Embora eu seja totalmente analfabeta em termos de ciência, isso não dificulta em nada a compreensão das piadas, mas eu acho que o livro deve ser bem interessante ao esniuçar a ciência real que é retratada ali, bem como as referências ao mundo dos nerds e todas as curiosidades da série.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris