quarta-feira, 2 de maio de 2012

Resenha: "Elite da Tropa 2" (Luiz Eduardo Soares & Cláudio Ferraz & André Batista & Rodrigo Pimentel)


Por Bruno: É difícil falar do livro “Elite da Tropa 2” escrito por Luiz Eduardo Soares, Cláudio Ferraz, André Batista e Rodrigo Pimentel sem mencionar o filme do José Padilha Tropa de Elite 2: o Inimigo Agora é Outro.

Apesar das diferenças, um anda ao lado do outro de mãos dadas. E foi o sucesso dos filmes (já que também não posso deixar de mencionar o livro anterior “Elite da Tropa” nem o polêmico blockbuster Tropa de Elite) que atraiu a atenção de milhares de pessoas à obra.

Ao longo do livro acompanhamos as historias de um delegado da DRACO. A história avança muito bem, na verdade, são várias histórias narradas pelo delegado, em pontos de vistas diferentes. Não é uma comparação muito adequado, mas é como se fossem três livros distintos, com pontos convergentes narrados pela mesma pessoa. Acho que um dos maiores acertos do livro, além do foco critico-político-social é a forma da narrativa, que permite a leitura rápida e dinâmica. Os assuntos se assemelham com os tratados pelo filme, apesar de existirem inúmeras diferenças. Particularmente, achei o livro muito superior ao filme, apesar de ter gostado muito do filme (engraçado que a situação é contrária nas obras anteriores – prefiro o filme ao livro).

É interessante a história do Deputado Estadual Marcelo Freixo (apesar de semelhanças ele é só um personagem, mera coincidência) e todo o seu envolvimento com a Rebelião de Bangu I (esta, mesmo parecendo fantasia, acaba por ser real). A história é tão convicente, que muitas das vezes parece que esta se lendo uma reportagem ou documentário e não uma obra de ficção. Fato, que se torna muito mais forte e evidente no “depoimento” do ex-Oficial do Batalhão de Operações Especiais Lima Neto (não seria o auterego do co-autor Rodrigo Pimentel?) narrando a consequência e todo o teatro da mídia referente a sua consultoria de um tal filme chamado Tropa de Elite. (É isso msmo, o livro retrata como “ficção” algo bem real =D). Sem dúvida a melhor parte do livro.

A obra não assume nenhuma postura otimista e fantasiosa, nem pretende se tornar uma cartilha de como resolver - tantos - problemas políticos e sociais. Ela expoe de forma crua e violenta situações muito parecidos com questões que a sociedade enfrenta.

O que acabou me incomodando um pouco foi aquele velho discurso de esquerda de que o “sistema” é mal, o Estado é um monstro devorador de pessoas, os políticos são todos corruptos... o que pra mim acaba se perdendo um pouco numa ideológia batida que só causa histeria. Mas o livro tenta ir um pouco mais além, sua crítica nos leva a refletir sobre a forma como observamos e lidados com estes assuntos.

12 comentários :

  1. Mesmo tendo assistido aos 2 filmes, admito, não curti ambos.
    Tá, essas comparações são bacanas, olha..parece que conheço um policial assim ou um deputado(vereador) que já tenha feito desse jeito.
    Ainda não li o livro(nem o anterior) e nem sei se isso vai acontecer. A resenha ficou bacana, mas ainda assim, não me convenceu(eu nao gosto mesmo desse tipo de leitura) rs

    abraços..

    ResponderExcluir
  2. Ou eu ando muito desligada, ou as informações não chegam até mim. Eu não sabia da existência dos livros até então. Fiquei feliz pela descoberta hahah, eles entraram para a lista das próximas leituras.

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu adoooro Tropa de Elite e depois que assisti o filme, passei um ano gritando ''Pede pra sair'' e ''Você acha isso certo, seu 02?'' xD
    Não li os livros e sempre tive minhas dúvidas sobre ler ou não o livro, suspeitando que seria totalmente diferente ^^ Maaas... gostei da resenha e acho que vou ler sim :)

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti ao filme quando estava nos cinemas,o livro Tropa 2 eu não li... Mas eu acho que é em uma visão da nossa realidade. Mas claro que no cinema isso pode ser aumentado ou quem sabe seja assim mesmo. Mas eu gosto da forma como o filme expõe nossas falhas, pq existem corruptos e isso está ai para todos verem.
    E o sistema em partes somos nós que criamos, naquele discurso de que temos que saber quem colocamos no poder. Mas... É complicado. Pq depois de um tempo lá no poder tudo pode mudar.
    Mas eu gosto bastante dos dois Tropas.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou apaixonada por esse livro!
    O acho demais! :D

    Selene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROMOÇÃO COM BlackBerry,e outras duas especiais.
    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  6. Oi ..

    Eu só assisti mesmo os filmes. Não tenho muita vontade de ler os livros, apesar de parecerem ser bons também.

    Enfim, ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu li o primeiro livro Tropa de Elite, achei um saquinho e não me deixou nem um pouco com vontade de ler o segundo livro, assim como o primeiro filme não me deixou com vontade de ler o segundo livro.

    Acho que não procurarei esse título para ler por falta de interesse no assunto mesmo, mas gostei bastante da sua resenha, bem focada.

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    (dá uma passadinha lá!)
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Acho o filme MUITO foda, curti sua resenha, o livro parece cheio de bons relatos que tem um grande fundo de verdade.

    ResponderExcluir
  9. Tenho os filmes aqui, meus pais curtem, mas pra ser sincera esse não é o tipo de filme que me agrada. Quanto ao livro, minha opinião ainda é a mesma. Mas a resenha tá ótima, parabéns *-*

    ResponderExcluir
  10. Achei o filme muito bom. Até hoje lembro de algumas frases e a trilha sonora até hoje me persegue. rsrs
    Só não tenho muita paciência pra ler esse negócio de sistema corrupto e quando envolve política...aff. Não gosto.
    Tirando esses detalhes, o livro até que me parece ser bom.
    A resenha ficou muito boa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. O livro parece interessante, tomara que seja tão bom quanto o filme! Ótima resenha, bem escrita.

    ResponderExcluir
  12. Nunca vi os filmes, nem tenho vontade, mas o livro parece ser legal, rs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris