domingo, 20 de maio de 2012

Resenha: "O Circo da Noite" (Erin Morgenstern)

Como todo mundo que já resenhou esse livro anteriormente, também aconselho ao leitor não ler a sinopse na orelha do livro, ela revela demais sobre a história.

Por Juny: Um livro que comecei em março, abandonei e só retomei a leitura em maio. Acredito que tem leituras que as vezes nós não estamos preparados para fazê-las e o melhor a fazer é adiá-las.

No inicio somos apresentados a Celia e Marco. Ambos estão sendo preparados para um desafio com regras bem obscuras. O inicio é meio truncado, a narrativa não é muito clara (sempre envolta de mistérios), nem sempre é linear (as datas se intercalam), o ritmo é lento, o que pode decepcionar a maioria dos leitores.

Após anos de preparação eles se envolvem na organização do “Le Cirque Rêves”, lugar que será palco dessa disputa. Eles dominam a magia, não falsos truques de ilusionismo típicos de circo, mas sim magia de verdade, que usam em várias coisas, embora disfarcem seus atos.

Quando o circo começa a funcionar, ai sim, tudo fica mais interessante e faz sentido. Somos apresentados a novas peças fundamentais dessa trama: Friedrick, Bailey e os gêmeos Murray.

A sensação da pele dele na sua reverbera em todo o seu corpo, embora seus dedo continuem enlaçados nos dela. Celia olha para ele, atraída outra vez pelos olhos verde-acinzentados, e não desvia o olhar. Os dois encaram-se em silencio por instantes que se prolongam como horas.
Achei o romance tão lindo, tem toda aquela dose de drama, mas também é sutil, inocente, romântico. Não posso dizer que somente um personagem me cativou, todos foram igualmente importantes para tecer toda historia.

Se você começou a ler “O circo da noite” e está frustrado, recomendo que dê uma chance ao livro, tente chegar na parte onde o circo começa a funcionar, o que para mim, foi onde comecei a me apaixonar pelo livro e me acostumei com o estilo da narrativa.

E desaparece antes que Marco consiga protestar, da forma simples e elegante como encerra o seu ato, o vestido desaparecendo sob as mãos dele. Só seu perfume paira no espaço ocupado por ela instantes atrás.
A narrativa contém tantos detalhes sobre o circo e suas atrações que é fácil imaginar tudo isso funcionando, sentir que é um expectador, ou melhor um rêveurs. Lonas listradas preto e branco, roupas elegantes, atrações fascinantes.
– Mas é importante – interrompe o homem – Alguém precisa contar essas histórias. Quando batalhas são travadas, vencidas e perdidas, quando piratas encontram seus tesouros (...) Existe magia nisso. Está nas pessoas que ouvem, e será diferente para cada ouvido, e vai afetá-las de formas que nunca poderão prever. (...) Você pode contar uma história que passe a morar na alma de alguém, se transforme em seu sangue e propósito.
Imagem da capa americana
Mas o que mais me encantou foi o final que Erin Morgenstern construiu. Foi muito além do previsível, ela conseguiu mostrar o poder da mágica de contar uma boa história. Só tinha sentindo algo semelhante antes nos livros de Carlos Ruiz Zafón. Erin ganhou uma fã.

Agora eu entendo porque tem tanta resenha positiva desse livro! Realmente, ele é sutil, lhe conquista aos poucos, como um bom vinho. Um livro cheio de mistérios, com um romance encantador e toda a magia que o circo pode proporcionar. Está entre os meus favoritos. Recomendo muito!

95 comentários :

  1. Olá!
    Realmente, já tinha lido várias resenhas positivas, mas a sua foi a que me cativou mais.
    Senti a sinceridade nas suas palavras e acho que vou gostar do livro.
    Ele já está na lista dos VOU LER só não sei quando...
    parabéns pela resenha!

    bjo!

    ResponderExcluir
  2. Esse é mais um daqueles livros que estão na minha lista de desejados. Desde q foi lançado, tenho lido inumeras resenhas. Muitas positivas, outras negativas.
    O circo não é um assunto muito fácil de ser abordado(eu imagino). Creio q por isso, é meio que ame ou odeie.
    Mas ao ler sua resenha, vc abordou o tema, como algo sutil, algo que vai conquistando aos poucos. Sim, esse deve ser o diferencial né?
    Parabens pela resenha e certamente será um livro q terei em breve :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Tanto a capa americana como a nossa é linda. Já tinha lido algumas resenhas. Apesar de não gostar muito de circo, a ultima vez que fui, foi a mais de sete anos, e o meu medo por palhaço não me impediria de ler o livro, ele parece ser incrivel, todo mundo comenta super bem.

    ResponderExcluir
  4. Oi ..

    Eu já comprei esse livro e o trabalho gráfico dele é espetacular. Confesso que depois de algumas resenhas nem tanto positivas me desanimaram um pouco, mas mesmo assim ainda quero lê-lo e tirar mimhas próprias conclusões.

    Ótima resenha!

    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei esse livro, simplesmente é demais! =D

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro, já li várias resenhas e ele parece ser bem legal! Amei a capa nacional mas a americana é muito linda! Parabéns pela resenha.

    Glaucia - Leitora It
    www.leitorait.com

    ResponderExcluir
  7. Só tenho lido críticas boas, de como é mágico e encantador, e vc é mais uma pessoa que gostou. Estou muito curiosa, espero um dia poder ler.

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Há um tempo que eu estou namorando esse livro. A capa me chamou atenção primeiro, achei muito bacana. =D

    Com certeza, vou dar uma chance à essa leitura!! *-*

    ResponderExcluir
  9. Juny, eu comecei a ler esse livro, estava demorando bastante pra terminar, quando fui assaltada, o livro foi levado também e acabei sem terminar a leitura. Sim, péssimo.
    Consegui ganhar o livro num sorteio e vou terminar de ler. Espero que eu consiga gostar mais. Espero que eu já esteja preparada para ele.
    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Puxa é tão bom quando lemos algo que nos deixa assim encantados né? Eu tenho curiosidade pra ler esse livro, parece diferente de tudo que já li.

    ResponderExcluir
  11. A história me chamou a atenção parece ser bem diferente e mágica :D

    ResponderExcluir
  12. Olá, essa foi a resenha que mais me deixou com vontade de ler esse livro. Parece ser realmente magico, encantador. Não sei quando poderei ler esse livro, mas espero que senha bem em breve. Li bastante resenhas super positivas sobre ele, e indicando o livro. Espero poder ter minha própria opinião sobre ele o mais rápido possível.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Acho que foi a melhor resenha que li desse livro.
    Eu tinha vontade de ler, mas desanimava. Agora eu quero muito ler!
    O fato de ser sutil me chama muito a atenção e que bom que o final é bom.
    Vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  14. Eu comecei a ter vontade de ler esse livro desde que vi a capa. Achei super linda.
    Não sou muito fã de circo. Mas adoro um 'mundo fantástico', magia. *-*
    Li várias resenhas negativas, meio que tinha desanimado pra ler, mas quando vi você dizendo que se assemelha ao Zafón. Surtei!! Preciso urgentemente desse livro. rs
    Muito boa sua resenha. Fiquei fascinada pra conhecer a história.

    E não costumo nem ler sinopses direito, elas costumam estragar algumas surpresas. =)

    Beeijo

    ResponderExcluir
  15. Cada resenha que leio deste livro tenho mais certeza que será um leitura maravilhosa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Engraçado é que outras resenhas criticaram no livro e foi justamente o que alimentou o meu desejo de ler. Tenho quase certeza de que vou ficar tão encantada por esse livro quanto você, eu disse quase para não colocar as minhas expectativas mais no alto do que já estão. Amo esse tipo de livro que constrói um mundo mágico através da liguagem, sem seres vanpiros, herois bonitinhos, etc.

    ResponderExcluir
  17. Resenhas negativas sobre o livro houveram muitas, cansei de ler as pessoas dizendo que odiaram a história, que o romance era sem sal nem açúcar e que o circo era a única coisa que salvava a história. Contudo, lendo sua resenha e os quotes, percebi que o livro tem uma dose de magia especial e encantadora. Quero ler este livro em breve e tirar as minhas próprias conclusões.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Estou super curiosa para ler esse livro. Até agora só li resenhas positivas. Além disso, a história parece ser bem diferente comparada aos lançamentos recentes...

    ResponderExcluir
  19. Eu li muitas resenhas nem tão positivas assim, e outras realmente negativas. Mas muitas pessoas deixaram bem claro que o livro é Ame/Odeie. Eu quero lê-lo para poder tirar minhas conclusões. Para ser sincera, não gosto de circo; nunca gostei. Mas o livro me parece ser muito interessante, além de ser lindo! Adorei a sua resenha :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Não me interessa muito, parece ser uma história sem graça.

    ResponderExcluir
  21. Parece ser bem sem graça, adorei a resenha mas não tive interesse pelo livro D:

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda não li nenhuma resenha sobre o livro, mas já ouvi falar muito deste e livro, e pela sinopse dá vontade de ler! E a capa também é linda. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  23. Hnm... Gosto bastante do tema 'circo' já li alguns e não me decepcionaram, espero que com esse seja o mesmo. Geralmente a narrativa é lenta no começo, dificilmente pego um livro com embalo logo no primeiro capítulo, mais quando o 'ritmo' demora a vir dá realmente desanimo - alguns livros eu demorei meses pra ler por causa disso - mais tive uma surpresa muito gratificante quando chegava ao final porque eu não queria que acabasse e logo pensava "mais já?!". Espero que esse livro também tenha a capacidade de me surpreender.

    ResponderExcluir
  24. Estou querendo ler o livro, principalmente depois da resenha. Adorei a capa desde o primeiro momento que vi. A história parece bem diferente mesmo. Quero ler...

    ResponderExcluir
  25. Mais um livro divisor de águas. Alguns amam; outros detestam. Identifiquei-me com essa história de às vezes não ser o momento para a leitura. Já vivi momentos assim. Adorei a resenha. Muito bem escrita. Só atente para a ausência de alguns acentos, como na palavra "início". Nada que atrapalhe a leitura, só querendo ajudar. Sucesso (digo, mais ainda)! :)

    ResponderExcluir
  26. Achei a resenha maravilhosa. É bom conhecermos outros livros, sem ficar somente naqueles topos dos tops. Parabéééns.

    ResponderExcluir
  27. Resenha muito boa *-* Confesso que não tinha me interessado muito por esse livro, mas agora fiquei louca! rsrs

    Beijos.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  28. Esse é daqueles livros que conquista só pela capa e pela edição! Desde o lançamento estou querendo-o em minha estante! *-*

    ResponderExcluir
  29. A capa do livro já é incrível.
    Mesmo assim, estava meio em dúvida se lia ou não ele. Depois dessa resenha quero muito ler. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  30. Você descreveu um romance lindo! Eu adoro circo e imagina ele descrito em um livro, fantástico! Vou me sentir literalmente um expectador. rs...
    Eu acredito que tem leituras que são difíceis de começar, acho que foi seu caso. Mas acabamos adorando no final. =)

    ResponderExcluir
  31. Linda resenhaaa estaao de parabeeens , mais um livro que entrou na minha listinhaaa !! omg

    ResponderExcluir
  32. Amei demaaaais esse livro, e você conseguiu passar muito bem a história do livro por essa resenha!
    Essa última foto até foi meu papel de parede do ipod ;P

    xoxo, Isa =*

    ResponderExcluir
  33. Aind anão tinha ouvi, nem visto nada falando desse livro.
    Mais gosei muito da resenha, vc consegui transmitir a essência do livro direitinho.
    Mas um livro que vou adicionar a minha lista.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  34. Todas as resenhas que eu li sobre esse livro falaram que é fantástico! Porém, no começo, é devagar e para quem não insiste, iria perder uma história maravilhosa! Amei saber que a história é romântica, inocente... Adoro livros assim! E por envolver circo e magia ao mesmo tempo, já é um livro incomum por aí, né? :) A resenha tá ótima!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  35. O livro parece ser realmente mágico. Nunca li algum livro que o cenário seja O circo, mas depois de uma resenha dessas acho que começarei a ler ele.Esse livro vai direto para a listinha de desejados,sem contar que a capa é linda *-*

    ResponderExcluir
  36. Já li várias resenhas ótimas sobre o livro, estou louca pra ler!! =D

    ResponderExcluir
  37. Parece a história de um filme, eu não lembro o nome, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  38. Esse livro aparenta possuir uma proposta diferente da maioria dos livros de fantasia, mais cativante e inebriante pela quantidade de imagens que constrói. Li apenas alguns trechos, e não vejo a hora de apreciar esse espetáculo até o fim.

    ResponderExcluir
  39. Capa típica da Intrínseca - preta, vermelha e branca -, muito chamativa. Acho que ficou até melhor do que a capa americana...
    Depois dessa resenha fiquei com vontade de ler, já coloquei na minha lista! :D

    ResponderExcluir
  40. A historia parece boa, mas sera que chega aos pés de água para elefantes??

    ResponderExcluir
  41. Oiii
    Adoro a capa desse livro..
    Desde o lançamento dele estou muuuitissimo curiosa para lê-lo..
    Achei a história muito interessante e fiquei bastante curiosa para saber o que vai acontecer com Célia...

    ResponderExcluir
  42. Tão interessante e com uma capa tão maravilhosa! Deve ser ótimo de ler. Adorei.

    ResponderExcluir
  43. Pelas resenhas positivas que já li tenho muita vontade de ler além de já ter me apaixonado ,principalmente pela capa,sem ainda ter lido rsrsrs.Vou confessar que não gosto de circo ,mas a historia do livro me chamou bastante a atenção.Boa resenha.

    ResponderExcluir
  44. Adoro mistérios e acredito que no universo circense os fatos ficam mais instigantes. Apesar de ser dito que o começo é meio truncado, espero sobreviver a ele para poder aproveitar a estória, que parece maravilhosa!!

    ResponderExcluir
  45. Mais uma vez Junny, suas resenhas fazem com que eu me cative pela história... Já li muitos livros com começos que são um saco mais que depois fazem todo o sentido para um história arrebatadora.
    A sinopse desse livro sempre me fez lembrar um pouco de "Água para Elefantes" por conta do circo, com um quê de "Jogos Vorazes" já que eles se preparam para uma competição e "Harry Potter" pelo domínio da mágia...
    Mas depois que li sua resenha vejo que ela pode ser bem interessante!

    ResponderExcluir
  46. Realmente muitas vezes nos deparamos com livros onde o inicio é muito difícil, porém nos surpreendemos com o final e acabamos apaixonadas...
    Fiquei interessada nesse livro por envolver o circo, pois adoro circo e me lembra muito infância.

    ResponderExcluir
  47. Gostei da resenha, fiquei com vontade de ler *-*

    ResponderExcluir
  48. Muito curiosa para ler esse livro, ouvi bons comentários e a resenha só reforça a opinião que eu formei sobre o livro

    ResponderExcluir
  49. Eu já li esse livro e não gostei muito. A propósito, eu não gosto de vinho! hahaha
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. O livro parece ser mesmo ótimo, quero muito ler...

    ResponderExcluir
  51. Ual! Eu nunca tinha visto esse livro ou ouvido falar, mas realmente me ganhou pela capa! E assim que li a resenha, confirmei que PRECISO ler!

    ResponderExcluir
  52. Acho esse livro fenomenal!! Amei a resenha também!

    ResponderExcluir
  53. esse foi um dos 8 livros que eu mais gostei super legal adorei tomara que eu ganhe esse ai "o circo da noite"

    ResponderExcluir
  54. Eu, particularmente, não gosto de circos. Mas como se trata de magia de verdade e não típicos de circo, acho que vale a pena.

    ResponderExcluir
  55. Gostei da sua resenha ela realmente me deixou curiosa, fiquei com vontade de ler o livro. Não me senti atraída pelo tema de inicio mas parece que esse livro realmente merece um chance.

    ResponderExcluir
  56. Vi poucas resenhas do livro, mas achei a sua muito cativante e interessante. Já li esse livro e realmente adorei.

    ResponderExcluir
  57. As capas são lindaaas e mtuu atrativas, fiquei apaixonada. Gostei da sua resenha e tbm me deixou curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  58. Esse livro tem tudo para mim encantar, tem tudo que eu gosto num livro: mistério, romance e magia.

    Além de ser (pelo que vi na resenha) uma história envolvente.

    ResponderExcluir
  59. Despertou minha curiosidade, quero ler!

    ResponderExcluir
  60. Aaai, eu também me apaixonei pelo livro!
    Ele te ganha lentamente, de forma apaixonante mesmo. Eu não sei bem quando comecei a me apaixonar, só sei que fechei o livro com puro amor ;P

    Adoro, um dos meus favoritos agora.
    Beijitos

    ResponderExcluir
  61. Concordo com vc nem sempre stamos preparados para ler certos livros, eu sempre começo dois pra escolher o que me faz bem e me deixa sedebta naquele momento, amei a resenha , o livro é maravilhoso quero ler logo !

    ResponderExcluir
  62. Amei a resenha!! O livro, prece ser magico, doida pra ler!!!

    ResponderExcluir
  63. Está aí um livro que estou muito afim de ler. Não encontrei muitas resenhas positivas dele, aliás, foi bem dividida a opinião sobre ele e acho que é isso que está aumentando a minha curiosidade, quero descobrir logo o que eu irei achar dele. Abraços (:

    ResponderExcluir
  64. Eu achei a capa realmente muito bonita, embora eu não me interessaria em ler pois não sou muito fã de circo e o livro que começa num ritmo lento, para mim "mata" completamente a história.

    ResponderExcluir
  65. Estou louca para ler esse livro desde que ouvi falar dele. Vi sua capa e achei muito bonita além de interessantíssima, depois de ler a sinopse fiquei curiosa, mas não tive a chance. Agora lendo essa resenha, lendo os trechos do livro, quis ler mais ainda :)

    ResponderExcluir
  66. A capa é muito fófis ^^ Outro livro que me apaixono e a lista só cresce ¬¬ Amei demais a resenha *-* Tudo bem eu não vou ler a sinopse na orelha do livro ^^ Gosto de surpresas ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  67. Amei a capa, ela me lembra um pouco fantoche, manipulação, que é realmente o que o livro trata,o ilusionismo. Gostei da trama ela parece ser envolvente!

    ResponderExcluir
  68. a muito tempo quero ler esse livro, e sua resenha me deixou com mais vontade ainda!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  69. Olá, tenho a impressão que o livro é bom mas que precisa de um pouco de atenção ao ler, parece que a história é colocada de forma nem tão direta mas nem por isso deixa a história menos interessante. A capa, eu amooo.

    ResponderExcluir
  70. Esse livro definitivamente está na minha lista de desejados, te uma historia bem cativante e diferente, com um toque especial de sobrenatural,ah e ótima resenha à propósito muito bem explicada a historia e os principais pontos apontados mas sem revelar muito a historia e sem spoilers, gostei muito, quero demais ele esse livro, parece bom mesmo! ^^

    ResponderExcluir
  71. Quero muito ler esse livro! Gosto muito de histórias com circo, é um universo a parte!

    ResponderExcluir
  72. parece ser um bom livro! fiquei curiosa para saber como é esse livro e ainda mais depois de ter lido essa resenha, que na minha opinião está ótima!

    ResponderExcluir
  73. Acho que deve ser um livro bom!quero ler!

    ResponderExcluir
  74. Quero muito ler esse livro, já li várias resenhas dele ...

    ResponderExcluir
  75. Bom eu ter lido sua resenha por 2 motivos: saber que não devo ler a sinopse e não desistir se o início parecer desanimador. Valeu pela dica. ;)
    Giulia
    http://prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  76. Já li várias resenhas sobre esse livro, e quase todas são positivas. Que bom que você não o abandonou completamente, apenas deu um tempo. Tive esse problema com "O Segredo", mas ainda não retornei a leitura. Quero muito lê-lo desde o dia que li a sinopse.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  77. Adorei a resenha.Pronta para ler o livro.

    ResponderExcluir
  78. Nossa espero que esse livro seja muito bom mesmo...não me interessei muito perla história, mas a capa é linda e ainda me sinto atraida pelas capas..rsrsrs..espero ter a oportunidade de ler!

    bjus

    ResponderExcluir
  79. Na minha opinião a capa deixa um pouco a desejar, talvez nas minha mãos eu me apaixone por ela. rs
    Já a história me cativou, lendo os trechos eu percebi que a narrativa é diferente e o enredo também: circos, mágica, mistério.
    Vou dá uma chance para esse livro haha'
    beijos.

    ResponderExcluir
  80. Esse é o livro que me chamou atenção pela capa *-*
    Belissima! Espero que a história seja tão boa quanto a capa hehe

    ResponderExcluir
  81. A história é maravilhosa, adoro fantasia! =D

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  82. Já li este livro é muito bonita, pricipalmente a descrisão do circo....

    ResponderExcluir
  83. Gosto de livros assim, que conquistam no final. Porque somente os perseverantes podem ter contato com sua verdadeira magia. E os desistentes... Eles não mereciam chegar ao final só pelo fato de serem desistentes. Parabéns pela resenha, esse já está na wishlist (:

    Beijinhos, Mallú Ferreira
    semclichesporfavo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  84. Fui pro evento da intrinseca e ela falou muito sobre esse livro!
    Algumas comparam om HP então espero que seja bem divertido de ler ^^

    ResponderExcluir
  85. Muito interessante! Quem sabe um dia eu leia ^^

    ResponderExcluir
  86. Amei a historia, mais um livro que quero ler. Apesar de nao ter gostado nenhum pouco da capa, mas o enredo é legal.

    ResponderExcluir
  87. Muito interessante,acho que vou ler.

    ResponderExcluir
  88. se a história for tão boa quanto a capa esse livro promete momentos inesquecíveis!

    ResponderExcluir
  89. Quando vi o livro em lançamento, me encantei com a capa e achei que ele iria ser um livro maravilhoso, então comecei a ler sua resenha, falando tals pontos "negativos" no começo e logo imaginei novamente um livro chato... Mas agora fiquei com mais vontade de ler, confesso que estou meio desanimada quando começar (se estiver vendendo por aqui) mas vou seguir seu conselho e tentar aproveitar tudo!
    A resenha ficou ótima \o/ ; Beijos!
    @Thaii_Alves

    ResponderExcluir
  90. A Resenha esta Otima \o/
    Jah lih varias resenhas deste livro e faz tempo que eu estou "namorando" este livro rsrsr... A capa é linda e a historia tambem pois envolve romance *-* aventura e misterios \o/
    Tomara que eu o ganhe na promo \o/
    bjssss..... :D

    ResponderExcluir
  91. adorei, acho que vou comprar o livro

    ResponderExcluir
  92. A capa eh bem atrativa... bom adorei a resenha, como disse tem q dar um chance ao livro . Adoraria lê-lo c:

    ResponderExcluir
  93. Adorei a resenha ^^
    To morrendo de vontade de ler esse livro desde a primeira resenha que li sobre ele *-* Adoro histórias desse tipo! A capa dele é muito lindinha também xD Espero poder ler ele em breve =D

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris