terça-feira, 11 de setembro de 2012

Resenha: "Geração SubZero" (organização por Felipe Pena)

Por Sheila: Olá pessoas! Mais um título nacional, mas dessa vez apresentarei uma coletânea de contos de autores brasileiros, reunidos por Felipe Pena. Uma coisa que não costumo fazer é lançar mão da sinopse do livro, costumo tentar passar uma ideia geral do enredo para, então, expor-lhes minha humilde opinião (rsrsrs). No entanto, gostei tanto da sinopse deste livro - e, confesso, achei tão complicado tentar resumir uma coletânea de contos - que me darei a liberdade de transcrevê-la aqui para, depois, expor meus comentários.

Sinopse: Para uma parte da "crítica especializada", entreter significa apenas passar o tempo. É um termo pejorativo, aviltante, usado para diminuir uma obra. Mas não é o que ele significa para quem se envolve com um livro e não consegue largá-lo. Em literatura, entretenimento é sedução pela palavra escrita. É a capacidade de envolver o leitor, fazê-lo virar a página, emocioná-lo, perturbá-lo, transformá-lo. É um conceito ao qual se deve atribuir valor artístico. Há leitores neste país, mas é preciso respeitá-los. É preciso produzir narrativas que não sejam meros exercícios de egocentrismo e/ou textos herméticos endereçados aos pares. Escrevemos para sermos lidos, o que deveria ser óbvio, mas parece um pecado mortal no sacro universo de nossa literatura. Precisamos de livros de ficção que sejam acessíveis a uma parcela maior da população. E isso não significa produzir narrativas pobres ou mal elaboradas. A escrita simples é a laboriosa tradução da complexidade. Escrever fácil é muito difícil.
Participam desta coletânea: Eduardo Spohr, Thalita Rebouças, André Vianco, Juva Batella, Pedro Drummond, Luiz Bras, Luis Eduardo Matta, Eric Novello, Sérgio Pereira Couto, Estevão Ribeiro, Raphael Draccon, Delfin, Ana Cristina Rodrigues, Julio Rocha, Helena Gomes, Carolina Munhóz, Vera Carvalho Assumpção, Martha Argel, Janda Montenegro e Cirilo S. Lemos.

Confesso que conhecia, se muito, uns dois nomes da lista de autores selecionados por Felipe Pena mas mesmo assim me surpreendi. Logo o primeiro conto, O cão, nos traz uma história curta mas divertida e inusitada. Outros contos que se destacam são Ao cortar os cordões, Polaco, O escritório de Design Probabilístico e Um chá com Alice. Todos se destacam pelo humor e ironia como tratam de assuntos a respeito de situações cotidianas, além de uma velada crítica à sociedade atual. São contos que, além de entreter - na acepção que nos traz Pena - podem também fazer pensar, questionar, refletir. Ale´m de serem todos muito bem escritos.

Em Ao cortar os cordões vemos Joana, uma adolescente, e seu psiquiatra, mantendo um diálogo aparentemente bizarro.

Fernando encarou a garota, tentando ver sentido naquilo. Olhou-a nos olhos e viu nada mais que a verdade. Uma verdade que não podia ser sua ou real, mas a menina acreditava no que acabara de falar, seja lá o que fosse.
- Cordas? Mas como assim? Amarrados? Me explica direito.
Ela levantou da cadeira, dobrando as mãos para frente como se seus pulsos estivesses presos ao teto por fios invisíveis.
- Cordas Nando! Eu descobri que existem cordas nos prendendo, impedindo a gente de fazer o que queremos!
- Tipo marionetes? (...)
- Exatamente Nando!
Um chá com Alice mostra como seria se esta inesquecível personagem de Lewis Carroll, caso se aventurasse a buscar auxilio psicoterápico.

Alice estava deitada em um divã aveludado, os pés mostrando as meias listradas em branco e azul (...) Achava injusto pagar para ser ouvida por alguém que não respondia nada além de "uhum" antes de bebericar seu chá, mesmo quando ela gritava "por favor, por favor, só uma opinião", e sentia uma pontinha de inveja daquela profissão que permitia ao psicanalista ficar o dia inteiro sentado no ar condicionado ouvindo as histórias dos outros sem ser chamado de fofoqueiro.
Alguns contos me surpreenderam - e muito!. Outros, pareciam capítulo de livro de Literatura Fantástica (parecia que eu havia aberto um livro no meio, sem saber início e final). Mas, no geral, o livro realmente vale a pena ser lido, já que pode agradar a todos os gostos, dos amantes de vampiros à ficção científica. Pensei em falar um pouquinho de cada conto, mas esta já estava ficando uma resenha monstro então ... deixarei a vocês lerem os outros e postarem sua opinião. De toda forma, recomendo.

24 comentários :

  1. Gizeli Regina Meisterterça-feira, setembro 11, 2012

    Gostei da sua resenha!!!
    E só a sinopse do livro já ganhou meu carinho.
    Afinal esses autores sabem o que é, e pq escrever um livro.

    ResponderExcluir
  2. Esse não conhecia. Bem, pela resenha e pelos trechinhos eu tirei minhas conclusões e gostei. Parece ser bom heim!
    Bem doidinho esse livro e super inteligente a ideia.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o livro, os contos parecem ótimos! Conheço metade desses autores.

    ResponderExcluir
  4. Conheço alguns desses autores, gostei da proposta do livro e dos contos que vc citou.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de livros de contos, especialmente se forem contos de autores diferentes, achei interessante. Só achei que a crítica do organizador da coletânea à chamada 'crítica especializada', parte de uma definição limitada de entretenimento, que sim significa passar o tempo, mas é mais do que isso entreter é passar o tempo sem que se perceba, com prazer; bem pelo menos essa é a minha concepção de entretenimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Cris, a crítica do organizador me parece ser justamente esta, que entreter é muito mais que apenas passar o tempo e que algumas vezes a crítica especializada não dá à palavra "entretenimento" o devido valor e a vê sob uma perspectiva muito empobrecida

      abraços

      Excluir
  6. Obrigado pelo espaço, Sheila.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante, temos que ler mais livros nacionais como esse!

    ResponderExcluir
  8. Tenho lido muito sobre este livro, e esta resenha me pareceu bastante justa, gostei, vai pra minha lista!

    ResponderExcluir
  9. pensei que fosse um livros de dicas sabe, pra escrever fácil, ou seja para as pessoas entenderam fácil. mas é sobre contos, mesmo assim eu adoro. espero gostar. pelo visto essa mistura de autores e suas histórias tornam o livro mais dinâmico. ^^ bjs

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha, agora quero lê o livro todo.

    ResponderExcluir
  11. Gosto bastante de livros de contos e esses parecem ser bem dinâmicos e doidinhos kkkkk interessante! ^^

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante a resenha, despertou minha curiosidade, a história parece ser bem coesa, envolvente, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de contos, atualmente tenho lidos muito do Machado de Assis! Adorei o fato dessa coletânea ser nacional!

    Quero muito ler!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. a capa é bem simples e não chama atenção, agora quando vc disse autores brasileiro adorei... com certeza entra na minha lista de leitura e espero poder ganha-lo para ter em mãos mais rápido uahuah

    ResponderExcluir
  15. Bela resenha! O livro também é interessante!

    ResponderExcluir
  16. Gente, que vergonha, eu tbm não conheço quase nenhum:(

    ResponderExcluir
  17. Livro muito interessante! com certeza comprarei um exemplar se eu não conseguir de presente ^^

    ResponderExcluir
  18. GOstei da resenha, apesar de conhecer somente alguns autores. Leio pouco contos esses parecem serem interesantes.

    ResponderExcluir
  19. Gostei da resenha; ela está muito boa. Me esclareceu muito e me fez que tem muitos autores bons que ainda tenho que ler.

    ResponderExcluir
  20. Gosto bastante de livros de contos. E gostei muito dos autores selecionados. Conheço muitos deles, mas apenas de nome. Quero muito dar uma espiada nesse livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Esta coletânia é demais, são 20 autores dos bons. Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Ainda não tinha ouvido falar desse livro mas me pareceu interessante. Os autores devem ser muito bom, gostaria de ter a oportunidade de ler.

    Adorei sua resenha, os quotes são perfeitos!

    Beijos.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris