domingo, 16 de setembro de 2012

Resenha: "Travessia" (Ally Condie)

- Clique aqui para ler a resenha do primeiro livro da série: “Destino”.

Por Juny: E enfim pude ler a tão aguardada continuação de “Destino”, uma das séries distópicas de mais destaque no momento, com grandes possibilidades de ser adaptada no cinema.

Assim como o título já sugere, “Travessia” é um livro que marca a transição, a saída dos domínios da Sociedade e a busca pela Insurreição.

Ky é enviado junto com outras Aberrações para combater “O inimigo” nas Províncias Exteriores, logo no inicio ele já percebe que eles estão lá apenas para simular aldeões das províncias (alvos) e morrer. Não há maneira de se defender, as armas não funcionam. Ele conta com o apoio de Vick para tentar sobreviver em meio a essa guerra injusta.

Os mortos não veem, mas eu vejo. Vejo coisas demais. Sempre vi. Na minha mente palavras e imagens se conectam de maneiras estranhas, e onde quer que eu esteja reparo em detalhes. Como agora. Vick não é nenhum covarde, mas o medo cobre seu rosto. Nos braços moles do menino morto a smangas do casaco estão esfiapadas, e alguns fios roçam a água.
Cássia está em um campo de trabalho enquanto não é decidido o seu cargo na Sociedade. Ela busca uma oportunidade para ir ao encontro de Ky e fica amiga da misteriosa Indie.

Indie e eu saímos correndo pelo topo da Escultura e deixamos os corpos para trás.
Ky ainda está vivo, digo a mim mesma. Tem que estar.
No céu, apenas o sol. Nada voa. Aqui não há anjos.
Em meio há tudo isso ainda há Xander, que mesmo não aparecendo muito, agita a narrativa com o seu “segredo” (que me surpreendeu muito!).

A esperança de todos é a busca pelo “Piloto”, citado em um dos poemas, e que muitos dizem ser o líder da Insurreição, a ultima esperança.

“(...) E do nosso riacho de Tempo e Lugar
A torrente pode me levar para longe, mar afora,
Mas espero ver meu Piloto cara a cara
Quando a margem eu cruzar.”
Os personagens secundários (Indie, Eli, Hunter e Vick) desempenham papeis fundamentais e tornam a narrativa mais interessante, dispersando um pouco o foco do triangulo amoroso. Ky continua sendo meu personagem favorito, o mais surpreendente.

A narrativa é lenta, um livro para ser lido aos poucos, para ser sentido. A busca é tensa e é sofrida. Os capítulos são narrados por Cássia e Ky, de forma alternada. Todos personagens passam por momentos críticos. A Sociedade mostra o seu poder. A Insurreição é ao mesmo tempo uma dúvida e uma esperança.

Gostei muito da continuação, principalmente dos últimos capítulos onde o ritmo dos acontecimentos é acelerado e revelador. Torço muito por Ky e Cássia, espero que fiquem juntos no final. “Destino” continua como uma das minhas séries favoritas e mal posso esperar pelo último livro. Recomendo!

10 comentários :

  1. Ainda não li o meu e estou doida pra ler! Os dois né... História legal, curiosidade a mil!

    ResponderExcluir
  2. Ganhei Travessia semana passada, ainda não o li. Mas adorei a capa desse livro! Apos eu terminar de ler alguns livro do Stephen King irei ler travessia concerteza!!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nenhum livro dessa série, mas agora estou muito a fim de ler pois vi que o primeiro livro destino vai virar filme.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum livro dessa série. Prefiro esperar todos os livros serem lançados no brasil, e um tormente pra mim, ter que esperar longos meses para saber o final da história.
    Mas a sua resenha com certeza me deixou bem curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  5. Não vejo a hora de ler esta continuação. Adorei o primeiro volume e fiquei muito curiosa como desenrolar da história.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Adoro essa serie, estou louca por esse livro! E sua resenha so piorou essa ansiedade! rs

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito dessa serie. Ja li esse e concordo com tudo que vc disse, so nos resta esperar pelo proximo livro, muita ansiedade!

    ResponderExcluir
  8. estou louca pra ler esse livro, e depois dessa resenha então, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro, ganhei o primeiro de uma amiga no ano passado e amei.

    ResponderExcluir
  10. As capas desses livros são simples mas lindas, e foi isso que me atraiu primeiramente. Pela sinopse do Skoob percebi ser um ótimo livro, estou ansiosa para ler! Adorei a resenha!

    Os quotes são maravilhosos.

    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris