sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Happy Hour #22 - Os símbolos nacionais brasileiros

Oii pessoal! Como vão vocês?! Espero que muito bem. Pelo que vi, curtiram bastante a Happy Hour #21, né?! Mas também com tantas estantes lindas, não tinha como não se encantar. =D 

Obrigada pelos comentários e pelas visitas (que bombaram '-'). Beeem, hoje é um dia muito especial para todos nós brasileiros e também para a história do país, hoje é comemorada a Independência do Brasil!! E a Happy Hour não poderiam deixar o 7 de setembro data passar em branco. Por isso, teremos uma coluna bem informativa e bacana hoje. 

Eu andei pensando em como abordar esse tema de uma maneira que a coluna parecesse uma aula de história -rsrs. Daí percebi que seria muito legal se falasse dos símbolos nacionais brasileiros e também se mostrasse algumas curiosidades a respeito da nossa independência. Espero que gostem... *-*



Os Símbolos Nacionais do Brasil

Foram instituídos através da Lei 5.700 de 1º de setembro de 1971. Esta lei além de estabelecer quais são os símbolos nacionais, também determina sobre como estes símbolos devem ser usados, padrões e formatos, significados, entre outros. Eles são de extrema importância para nossa nação, pois representam o Brasil dentro e fora do território nacional. São eles:







Bandeira Nacional

Depois da independência, em 1822, o Brasil já teve 4 bandeiras: a bandeira do Reino do Brasil, a imperial, a do governo provisório republicano e a republicana. Nossa bandeira foi criada em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da proclamação da República. Ela foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. O desenho foi feito por Décio Vilares e a inspiração veio da bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, com o círculo azul com a frase positivista "Ordem e Progresso" no lugar da coroa imperial.



Cada uma das quatro cores da Bandeira Nacional tem um significado: o verde simboliza nossas matas, o amarelo é o ouro (representando as riquezas nacionais) e o branco é a paz. O círculo azul representa o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.






Caricatura de
Joaquim
O. D. Estrada
Hino Nacional

O Hino Nacional do Brasil tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865). Foi oficializado pela Lei nº 5.700, de 1 de setembro de 1971.
Francismo M. Da Silva


Existem várias regras que devem ser seguidas no momento da execução do hino, entre elas o respeito à Bandeira Nacional e ao presidente da República. É executado junto com o hasteamento da Bandeira Nacional em determinadas situações, entre elas: solenidades e eventos oficiais do governo, eventos esportivos e culturais e nas escolas.






Armas Nacionais
As Armas Nacionais ou Brasão Nacional representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil e foram criadas na mesma data que a Bandeira Nacional. No centro há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O cruzeiro do sul está ao centro, sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo a esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição "República Federativa do Brasil". Em outra faixa, abaixo, apresenta-se "15 de novembro" (direita) e "de 1889" (esquerda). 

É obrigatório o uso das armas nos edifícios dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos governos federal, estaduais e municipais, e também nos quartéis militares e policiais e em todos os papéis oficiais de nível federal (publicações, convites entre outros). 




Selo Nacional
O Selo Nacional é utilizado para autenticar documentos oficiais e atos do governo. É usado também para autenticar diplomas e certificados emitidos por unidades de ensino reconhecidas. É constituído por uma esfera com as estrelas (semelhante a da bandeira brasileira), apresentando a inscrição República Federativa do Brasil. Eu pretendo vê-lo estampado em meus documentos e diplomas da federal! =D



CURIOSIDADES
  • No dia 13 de abril é comemorado o Dia do Hino Nacional.
    O famoso quadro "O Grito do Ipiranga" 
  • Em 18 de setembro comemora-se o Dia dos Símbolos Nacionais. 
  • Segundo alguns historiadores, o verde e o amarelo, combinados na bandeira nacional, simbolizam a irmandade do Brasil com as nações africanas. 
  • Em 1908 o Deputado Venceslau Escobar pregou a supressão da faixa com o lema “Ordem e Progresso”, como forma de tirar da Bandeira Nacional a divisa de uma seita positivista. 
Dom Pedro I
  • No centro da Bandeira, em destaque, existe a constelação do Cruzeiro do Sul, que segundo os historiadores, em 15 de novembro de 1889, às 8 horas e 30 minutos, momento histórico da proclamação da República, passava sobre o meridiano da cidade do Rio de Janeiro, antiga capital da nação. 
  • Durante a noite a Bandeira deve ficar sempre devidamente iluminada.
  • Quando várias bandeiras são hasteadas ou arriadas simultaneamente, a Bandeira Nacional deve ser a primeira a atingir o topo e a última a dele descer. (quanta formalidade!! =O)
    Evaristo da
    Veiga
  • Brasil foi o único país do mundo a pagar uma indenização à sua metrópole ao se tornar independente. Somente após o pagamento da indenização de dois milhões de libras esterlinas, o Tratado luso-brasileiro de reconhecimento é assinado e Portugal finalmente aceita a independência do Brasil. 
  • O Hino da Independência foi composto por Evaristo da Veiga e a sua música é de Dom Pedro I.
  • Segundo diz a tradição, a música foi composta pelo Imperador às quatro horas da tarde do mesmo dia do Grito do Ipiranga, 7 de setembro de 1822, quando já estava de volta a São Paulo vindo de Santos. 

~//~


Então galera, essa foi nossa coluna de hoje. O que vocês acharam? Descobriram alguma coisa bacana?! Tem outras curiosidades ou informações interessantes? Não deixem de comentar! Aproveitem também para deixar suas opiniões e críticas. Qualquer dúvida ou pergunta, fiquem à vontade também. =D

Espero que todos aproveitem muito essa data e aproveitem o feriado, seja para estudar, seja para descansar e apenas curtir. =D

E um grande VIVA aos nossos 190 anos de Independência!!! 


Beijão e até a próxima!!

6 comentários :

  1. Voltei pra escola!! Ah que legal *0*
    Quando eu estava na primeira ou terceira estudei isso xD
    Doido, adorava saber pra quê era cada simbolo e os significados. Nossa, de volta para o passado...Que nostalgia agora..

    ResponderExcluir
  2. Gostei da iniciativa, muita coisa eu ainda não conhecia. Parabens pela coluna!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela coluna! Muitas dessas coisas eu não sabia, ou já tinha esquecido.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Super legal, adorei essa aula de historia nacional!

    ResponderExcluir
  5. Algumas coisas eu já sabia por conta de trabalhos escolares, mas descobri algumas coisas aqui também! Muito interessante *-*

    Beijos amore.

    Beatriz - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  6. Sei que os símbolos nacionais já foram mais valorizados do que na atualidade (antigamente beijar a bandeira era ato de desvalor, hoje até presidente anda fazendo isso). Mas, atualmente creio que o desvalor está até com o maior simbolo brasileiro, seu povo, que virou só simbolo em frente as mazelas.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris