quinta-feira, 20 de setembro de 2012

[Gastronomia e Literatura] Irmãos Grimm

Boa Tarde Pessoas

Hoje, dia 20 de Setembro, faz 149 anos que Jacob Grimm faleceu. Ele é um dos famosos Irmãos Grimm, que nos deixaram muitos contos de "fadas". É, justamente, um desses contos que gostaria de compartilhar com voes nessa semana.

Branca de Neve (em alemão Schneewittchen) é um conto de fadas originário da tradição oral alemã, publicado entre os anos de 1812 e 1822, num livro com vários outros contos, intitulado "Kinder-und Hausmaërchen" ("Contos de Fada para Crianças e Adultos") pelos Irmãos Grimm.



O conto Branca de Neve, na versão dos irmãos Grimm, guarda algumas diferenças das muitas versões que se popularizaram antes e após a compilação feita por eles em seu livro.No início da história contada pelos Grimm, uma rainha costurava, no inverno, ao lado de uma janela negra como o ébano. Ao lançar o olhar para a neve, picou o dedo com a agulha, e três gotas de sangue pingaram sobre a neve, o que a deixou admirada e a fez pensar que, se tivesse uma filha, gostaria que fosse "alva como a neve, rubra como o sangue e negra como o ébano da janela".Não tardou, e a princesa teve uma filha de descrições idênticas ao seu pedido: branca como a neve, com os cabelos negros como o ébano e os lábios vermelhos como o sangue. Mas, tão logo sua filha veio ao mundo, a rainha morreu.

O pai deu à filha o nome de Branca de Neve, e logo tornou a casar com uma mulher arrogante e vaidosa, possuidora de um espelho mágico que só falava a verdade.Constantemente a rainha consultava seu espelho, perguntando quem era a mais bela do mundo, ao que ele sempre respondia: "Senhora Rainha, vós sois a mais bela". Mas Branca de Neve cresceu e, um dia a madrasta perguntou: "Quem é a mais bela de todas?", e o espelho não tardou a dizer: "Você é bela, rainha, isso é verdade, mas Branca de Neve possui mais beleza."Cheia de inveja, a Rainha contratou um caçador e ordenou que ele matasse Branca de Neve e lhe trouxesse seu coração como prova, na esperança de voltar a ser a mais bela.

O caçador ficou inseguro, mas aceitou o trabalho. Pronto para matar a bela princesa, o caçador desistiu ao ver que ela era a moça mais bela que já havia encontrado, e rapidamente a mandou fugir e se esconder na floresta; para enganar a rainha, entregou a ela o coração de um jovem veado.

A rainha assou o coração e o comeu, acreditando ser de Branca de Neve mas, ao consultar o espelho mágico, ele continuou a dizer que Branca de Neve era a mais bela.Branca de Neve fugiu pela floresta, até encontrar uma casinha e, ao entrar, descobriu que lá moravam sete anões. Como era muito gentil, limpou toda a casa e, cansada pelo esforço que fez, adormeceu na cama dos anões.

À noite, ao chegarem, os anões levaram um susto, mas logo se acalmaram ao perceber que era apenas uma bela moça, e que a mesma tinha arrumado toda a casa. Como agradecimento, eles cederam sua casa como esconderijo para Branca de Neve, com a condição de ela continuar deixando-a tão limpa e agradável.

A rainha não tardou a descobrir o esconderijo de Branca de Neve e resolveu matá-la; disfarçada em mascate, foi até a casa dos anõezinhos. Chegando lá, ofereceu um laço de fita a Branca de Neve, que aceitou.

A rainha ofereceu ajuda para amarrar o laço em volta da cintura de Branca de Neve e, ao fazê-lo, apertou-o com tanta força que Branca de Neve desmaiou. Quando os anões chegaram e viram Branca de Neve sufocada pelo laço de fita, rapidamente o cortaram e ela voltou a respirar.

A rainha novamente descobriu que Branca de Neve não estava morta, e voltou a se disfarçar, mas desta vez como uma velha senhora que vendia escovas de cabelo, na verdade envenenadas. Ao dar a primeira escovada, Branca de Neve caiu no chão, desmaida. Quando os anões chegaram e a viram, rapidamente retiraram a escova de seus cabelos e ela acordou.

A rainha, já enlouquecida de fúria, decidiu usar outro método: uma maçã enfeitiçada. Dessa vez, disfarçou-se de fazendeira e ofereceu uma maçã; Branca de Neve ficou em dúvida, mas a Rainha cortou a maçã ao meio e comeu a parte que não estava enfeitiçada, e Branca de Neve aceitou e comeu o outro pedaço, enfeitiçado. A maçã engasgou na garganta de Branca de Neve, que ficou sem ar.

Quando os anões chegaram e viram Branca de Neve desacordada, tentaram ajudá-la, mas não sabiam o que causara tudo aquilo, e pensaram que ela estava morta. Por achá-la tão linda, os anões não tiveram coragem de enterrá-la, e a puseram em um caixão de vidro.

Certo dia, um príncipe que andava pelas redondezas avistou o caixão de vidro, e dentro a bela donzela. Ficou tão apaixonado, que perguntou aos anões se podia levá-la para seu castelo, ao que eles aceitaram e os servos do príncipe a colocaram na carruagem. No caminho, a carruagem tropeçou, e o pedaço de maçã que estava na garganta de Branca de Neve saiu, e ela pôde novamente respirar, abriu os olhos e levantou a tampa do caixão.

O príncipe a pediu em casamento, e convidou para a festa a rainha má, que compareceu, morrendo de inveja. Como castigo, ao sair do palácio, acabou tropeçando num par de botas de ferro que estavam aquecidas. As botas fixaram-se na rainha e a obrigaram a dançar; ela dançou e dançou até, finalmente, cair morta.
Trecho do livro, creditos aqui.

E para acompanhar esse conto que tal uma deliciosa Torta de Maçã ao Estilo Americano.

Massa
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colheres (chá) de sal
  • 1 xícaras (chá) de gordura vegetal hidrogenada em pedaços pequenos
  • 6 colheres (sopa) de água gelada
Recheio
  • 6 unidades de maçã fatiadas
  • 1 colheres (chá) de suco de limão
  • 1 xícaras (chá) de açúcar
  • 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colheres (café) de canela-da-china em pó
  • 1 colheres (café) de noz-moscada
  • 1 colheres (café) de sal
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em pedaços pequenos
Montagem
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em cubos pequenos

Processo:

Massa
Em uma tigela,coloque a farinha,o sal e a gordura.Vá misturando com a ponta dos dedos,até obter textura de areia grossa.
Passe para um processador,comece a bater e acrescente água aos poucos para dar liga à massa e reserve.

Recheio
Misture muito bem em uma tigela as maçãs,o suco de limão,o açúcar,a farinha de trigo,a canela,a nóz-moscada e o sal.

Montagem
Divida a massa em duas partes.Abra dois discos de 25 cm em um saco plástico enfarinhado e forre o fundo de um refratário redondo com um dos discos.
Distribua o recheio sobre a massa,espalhe os pedaços de manteiga e cubra com outro disco.
Retire as sobras de massa com uma faca e feche bem as bordas apertando com um garfo.
Fure com o garfo ou palito de dente.Leve para assar em forno médio,pré-aquecido,por cerca de 40 minutos.Polvilhe açúcar de confeiteiro e canela em pó e sirva morna com chantilly ou sorvete de creme.

Gostaram? Aproveitem que essa maçã não está enfeitiçada. Não deixem de comentar. Até a próxima e...

Boa Leitura e Bon Apetit

11 comentários :

  1. Oi Pessoal!
    Adorei a escolha...Irmãos Grimm e Torta de Maça tem tudo a ver!!
    Parabéns!!
    bjooo

    @mytchelli

    ResponderExcluir
  2. Sempre muito bom relemebrar os Irmãos Grimm. Tem meme prá vocês aqui http://prosaencantada.blogspot.com.br/2012/09/memes-recebidos.html. bjoss

    ResponderExcluir
  3. Adoro ver coisas dos irmãos Grimm. Acho fofo saber de onde veio as histórias clássicas e etc. E deles. Legal!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante! E sempre quis fazer uma torta daquelas estilo americana, adorei a receita! *-*

    ResponderExcluir
  5. Nossa não sabia sobre essa data. E esse é um dos meus contos favoritos, gosto de saber sobre as versões originais. E super legal a receita.

    ResponderExcluir
  6. Curto muito os contos dos irmãos grimm, gostei bastante do post.

    ResponderExcluir
  7. Essa receita deixada acima deu-me água na boca. Falar do autor de Branca de Neve é falar de um grande escritor, cheio de criatividade e muita fantasia. Branca de Neve faz parte da infância de todas nós.

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã de tortas, mas adoro maçãs! kkkk
    Branca de neve é infância, acho que não tem uma pessoa que não conheça a história.

    Beijos.

    Beatriz - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  9. Quem não ama um conto de fadas, e é ainda melhor poder conheçer a história real!
    Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  10. Acho que todos gostam ou ja gostaram de contos de fadas em algum momento da vida, e irmãos Grimm é tudo de bom.
    Adorei a idéia de comida com resenha ficou muito bom, e a receita ja anotei, beijos.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris