segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Resenha: "O Leitor de Almas" (Paul Harper)

Por Sheila: Segundo a orelha do livro, este é o primeiro volume de uma série com o detetive particular Marten Fane - apesar de esta não ser a melhor forma de defini-lo. Segundo palavras de alguns dos personagens, Marten é mais como alguém que resolve os problemas, a partir de métodos nem sempre convencionais, e que tem no sigilo e no anonimato seu maior interesse, o que no mais das vezes é o que quem o procura espera: segredo absoluto.

Vera List é uma psicanalista envolta em uma situação nada confortável: há algum tempo vem atendendo duas pacientes, Lore Cha e Elise Currin, que relatam episódios envolvendo um caso extra-conjugal que a vem preocupando seriamente. Afinal, acaba por se dar conta não só que o amante parece ser a mesma pessoa - o que por si só já seria uma grande coincidência - mas que este parece vir "adivinhando" os pensamentos mais íntimos dessas mulheres, o que a faz se questionar sobre uma possível invasão a seus arquivos e anotações pessoais.

Vera se vê em um terrível dilema: como ajudar suas pacientes sem expô-las publicamente? Como descobrir se seus arquivos realmente vem sendo acessados? E de que forma parar isso, sem acabar por prejudicar suas pacientes, que lhe contam seus mais fundos temores e traumas sem saber que seus maiores segredos vem sendo invadidos? É então que entra em cena Marten Fane, um ex detetive da CIA que promete tentar descobrir quem é essa pessoa e qual seu objetivo.

Tanto Lore Cha quanto Elise Currin são casadas com homens proeminentes, o que não descarta a possibilidade de que seja um chantagista. Mas a profundidade e intensidade tomadas por esse amante quase anônimo acaba por desestabilizar e chocar, levando-as a questionar sua proximidade com este homem que, de compreensivo, passa a ser assustador.

O que ele acabara de fazer ia muito além da intuição. Era desconcertante, e fez com que ela tivesse a impressão de que seu cérebro não era mais a única fonte de sua imaginação. As fantasias sexuais dela eram isso mesmo: as fantasias sexuais dela, mas esse homem acabava de recriar um desses roteiros, com uma exatidão que só poderia ser chamada de macabra ...
A estória toda se passa em São Francisco, onde moram as personagens principais. Além disso, compreende uma passagem pequena de tempo - tudo acontece no transcorrer de uma semana - o que faz com que os acontecimentos se sobreponham e que se chegue logo o desfecho. Há ainda uma sutil crítica a sociedade atual que achei muito pertinente. Nas palavras da psicanalista Vera List

"É o espírito do nosso tempo” disse ela. "Assistir a autodestruição das pessoas, observar vidas que vão por água abaixo, é nosso passatempo nacional. Somos viciados em segredos sujos".
Temos que lidar então com vários conflitos ao mesmo tempo: as personalidades complexas das pacientes de Vera, sua dificuldade em ajuda-las sem prejudicá-las ainda mais - tentando preservar a confidencialidade oferecida por este tipo de profissional - além de alguns dramas em que se vê envolvido Marten Fane, sua vida difícil e algumas perdas recentes.

Tudo isso mais uma escrita ágil e rápida - apesar de em alguns pontos um tanto quanto superficial - fazem deste livro um Thriller psicológico que prende o leitor do início ao fim, apesar de que fiquei um pouquinho decepcionada com a forma como o final foi colocado, esperava um pouco mais do desfecho pelo grande suspense levantado durante o desenrolar da trama.

Mesmo assim, há drama, ação, suspense e mistério para leitor de romance policial nenhum colocar defeito. Não é um livro que entra para minha lista de favoritos, mas com certeza leria mais livros da série, quando forem lançados - até por que algumas coisinhas ficam inconclusivas no final. Recomendo.

29 comentários :

  1. Adorei a sua resenha!
    Esse triller psicológico parece q nos prende mesmo... o mesmo amante, quem sabe um chantagista, com duas mulheres e ambas pacientes da mesma psicanalista... Adorei!
    QUero ler o livro!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro thrillers psicoloógicos, apesar de você ter ressaltado que o final ficou aquém das expectativas eu gostaria de ler esse livro. Apesar de fazer parte de uma série ele pode ser lido como um livro único se entendi direito, então leria com prazer.

    ResponderExcluir
  3. Adoro quando tem um detetive no meio. Mas geralmente fico meio decepcionada, como amo de paixão Agatha Christie com seu Hercule Poirot e Miss Marple, fico meio exigente,rsrsrs. Mas com certeza assim que der vou ler...
    Parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  4. Como fã do gênero, antes de tudo, o livro já foi pra lista de desejados.
    Adoro livros que nos deixam assim, meio perturbados com a história ou até o desfecho. E por tudo que li, esse é um livro assim.
    Capa linda e mesmo não tendo um final de acordo com a premissa do livro, quero ler ele sim.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o livro. A capa foi bem feita. O gênero nota 10.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Tudo bom com você? Meu nome é Selène d'Aquitaine. Sou autora de livros de ficção fantástica.
    Estou fazendo uma promoção no meu blog:
    Gostaria de ganhar os livros da Trilogia Annástria? Saiba como participar da promoção!! Prêmios: Livros, marcadores e caderninhos! http://selenedaquitaine.blogspot.com.br/2012/09/promocao-especial-trilogia-annastria.html

    ResponderExcluir
  7. Achei interessante... Eu nunca li um livro desse gênero, mas tenho muita vontade e esse livro seria uma boa para começar.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Esse livro tem tudo que eu gosto: thriller psicológico + detetive nada convencional + drama, ação e suspense e um toque a mais que é o amante misterioso que lê pensamentos.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha. Gosto de livros policiais, ainda mais com enredos que parecem simples e surpreendem.

    ResponderExcluir
  10. Essa capa me deixa muito curiosa sobre o livro e após ler seu post a curiosidade foi a mil, todo esse clima de suspenses é minha cara, quero saber tudo sobre esses supostos roubos de informações...

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros que prendem a atenção do começo ao fim e acho que este é assim. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  12. Livro bem bacana esse. Parece ser um livro bem legal e daqueles que a gente devora e não consegue parar de ler. Muito bom.

    ResponderExcluir
  13. Temas psicológicos e com detetives são muito atraentes para mim! E esse livro parece abranger esses dois temas muito bem! =)

    ResponderExcluir
  14. A resenha me deixou louca para ler o livro, a história parece ser bem envolvente e cativante, vou conferir com certeza.

    ResponderExcluir
  15. Loco pra ler esse livro, nunca li um Thriller psicológico acredita. E acho que começando por esse vou adorar. Mesmo com um final fraquinho...

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia esse autor. Ele aparenta ser talentoso.
    Grande resenha!

    ResponderExcluir
  17. Fiquei curiosa para ler o livro.Adoro livros que envolve temas psicológicos, os personagens parecem que são mais interessantes pelo fato de ter uma mente diferente dos comuns. Enfim esse livro já esta na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  18. Esse é o tipo de história que gosto de ler, embora eu leia de tudo. Já estou anotando mais este livro na minha lista de desejados. Gostei da sua resenha, ficou muito bem feita.

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha lido nada a respeito deste livro. Mas aposto no marido da psicanalista. rsrssr Bus

    ResponderExcluir
  20. Gosto deste tipo de livro. Ótima a sua resenha.

    ResponderExcluir
  21. A sinopse chama a atenção da gente, e o que vc escreveu na resenha me chamou a atenção de ser um livro de suspense mas que pena que o desfecho não a agradou. Espero gostar tanto quanto gostei da resenha.
    beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  22. Só em saber que o livro tem muito suspense, ação, mistério e investigação, já me interessei. Depois que li sua resenha, fiquei mais curioso ainda. Uma pena o final não ter acompanhado o nível da história. Enfim, quero lê-lo sim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Livros de suspense são sempre instigantes e interessantes. Mesmo que vc diga que o final não seja tão bem construído, ainda fica uma curiosidade! :D

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  24. gosto mais de livro desse gênero, agora que li a sua resenha me deu vontade de ler USAHASUH' mesmo você falando do final e etc.

    ResponderExcluir
  25. O livro parece ser interessante, livros assim me interessam bastante! Sua resenha me deixou com vontade de lê-lo, adorei os quotes escolhidos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Deve ser um livro bom, mas não chegou a me interessar muito, não no momento, seria uma leitura bem posterior a muitos que quero ler.

    ResponderExcluir
  27. Deve ser um livro bom, mas não chegou a me interessar muito, não no momento, seria uma leitura bem posterior a muitos que quero ler.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris