sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Happy Hour #30 - Ano Novo Tailandês (Songkran)

Oi gentee!! Feliz ano novo para todos vocês!! Como foram as festividades de vocês? Muita 
comilança, bebedeira, família, amigos... rsrs Eu tô no grupo que ficou estudando para meu último vestibular dessa jornada! Preciso estudar, ter uma vida profissional de sucesso para poder visitar todos os eventos literários que falamos na Happy Hour #29, né? rsrs =D Aliás, vocês ficaram com aquela preguicinha pra comentar, hein? Nada disso, gente! Acabando de ler aqui, podem dar uma passada lá para deixar seus pitacos, sugestões e críticas, hein? ;)

Mas conversas a parte, escolhi um tema bem legal para começarmos o ano. E que tem tudo a ver com ano novo! rs Como vocês sabem, eu amo conhecer costumes de outras culturas e coisas diferentes, então pensei: Por que não falarmos de uma comemoração de ano novo diferente do nosso tradicional réveillon? Pois bem, nosso assunto de hoje é o Ano Novo Tailandês (Songkran)!!




As celebrações
Na Tailândia as comemorações do Ano Novo dão duplas: há a tradicional  e também a ocidental.

O tradicional ano novo tailandês é conhecido como Songkran. Esse termo deriva do sânscrito e seu significado tem a ver com o o ato de "passar" ou "entrar em" e também está relacionado com a deslocação do Sol, da Lua e dos planetas para uma nova órbita do zodíaco. As comemorações são feitas em três dias, de 13 a 15 de abril. Esse ano foi comemorada a chegada do ano de 2556 nas terras tropicais, já que adotam o calendário da Era Budista

O (nosso) tradicional 1º de janeiro também é comemorado por lá com reunião de família e de amigos para um jantar, seguido de uma festa de passagem de ano. 

Como as comemorações ocorrem em três dias, elas seguem uma espécie de "ritual". Vamos ver como tudo acontece: 

Dia 13 de Abril. As pessoas limpam as casas e fazem os preparativos gerais para as celebrações do ano novo, no que é chamado de Wan Sungkharn LohngOs nativos costumam vestir trajes novos para receber o ano que está por vir. 


Em 14 de Abril é comemorado o Wan Payawan. Todas as estátuas de budas são lavadas com água perfumada. As pessoas visitam os mosteiros e santuários para oferecer presentes e orações , como arroz, frutas, doces e alimentos aos monges. Após o ritual é comum soltar pássaros de gaiolas ou libertar peixes. Acredita-se que traz boa sorte aos membros da família. 


"homenageiam os antepassados
e os anciãos"



15 de Abril, o último dia de celebrações, também conhecido como Wan Parg - bpee, é o dia em que as pessoas prestam homenagens aos seus antepassados e anciãos.






Após a realização de todo esse ritual de três dias, ocorre uma procissão de ano novo em Chiang Mai (local famoso no país), em 15 de abril, em que a imagem de Buda e de alguns ídolos são transportados pela procissão formada por pessoas da cidade e turistas e cantam e dançam alegremente.

Procissão com a imagem do Buda

Mas todas essas celebrações não seriam completas sem a tradicional festa nas ruas onde as pessoas percorrem ruas com baldes de água e crianças brincam com pistolas para molhar as pessoas (deve ser diversão pura. Imagino como as nossas 'guerras de balão' rsrs) Vi num relato de um blogueiro que a "molhança" é generalizada. Se você está na Tailândia nessa época e quer ficar sequinho é melhor nem colocar os pés no saguão do hotel, porque a farra já vai estar rolando por lá! rsrs E o bom é que a época de realização das festividades coincide com o período das maiores temperaturas no país. 

Quem já não brincou de "banho de mangueira" quando
criança? Não tem como não relacionar... rs Olha a
alegria da molecada!





A água livra as pessoas de todas as más ações e dá boas vindas ao Ano Novo. Assim é a crença tailandesa. Enquanto a água é lançada sobre as pessoas, os locais desejam Sawatdee pi Mai, ou seja, Feliz Ano Novo, a todos que encontram.  '-' O difícil é aprender a falar o idioma. Parece um trava-línguas!! 
Que loucura, gente!! 



Aaah, ainda vale ressaltar que essas comemorações de ano novo não ocorrem somente na Tailândia, mas também em outros países asiáticos, como Myanmar, Camboja e Laus. E também há manifestações à lá ano novo tailandês, que são assim chamadas por seguirem as tradições gastronômicas de lá. 


~ // ~ 


Ah, gente! Como eu amei ter mergulhado um pouco na cultura tailandesa. Parece ser um país incrível, cheio de pessoas hospitaleiras e alegres, que exala costumes, tradições tanto religiosas quanto culturais, com uma linda arquitetura  , colorida, exuberante e irresistível! E aqueles praias. Quee praias!! '-'   

Alguém aí me diz que lembrou de "Comer, Rezar, Amar" ao falar da Tailândia, por favor?! rs 'rezar' '-' Aliás, um livro bem bacana. Mas enfim (vou parar por aqui porque não posso começar esse papo se não ficamos aqui por páginas e mais páginas... rsrs)

E vocês? O que acharam do Ano Novo tailandês? Alguém já foi e presenciou as celebrações? Conhecem outras celebrações de ano novo exóticas e bacanas? Conte suas experiências, mande suas dúvidas, sugestões e perguntes. Deixa a timidez pra lá! 


Gostaria de ressaltar aqui que (obviamente) leio todos os comentários e sempre respondo às perguntas de vocês. Portanto, se deixou alguma por aqui, faça a sua "inscrição por email" para ser notificado assim que surgir um novo comentário no post, que pode ser sua resposta. '-' #ficaadica E caso queiram, podem me encontrar no Face e Twitter

Beijos beijos e até a próxima!! '-'

12 comentários :

  1. Ah que legal, muito interessante a forma que eles comemoram, deve ser tão legal de participar quando o nosso tradicional rs (:

    http://realidade-imperfeita.blogspot.com
    Amanda Cristina ;*

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ver a diferença entre as culturas. Mas acredito que muita coisa daí, poderia ser meio q incorporada a nossa tão tradicional virada né?rs
    Sei lá, parece que aqui tudo se resume a comer e beber demais..
    Sabe,não há um sentido maior nisso tudo e chega a entristecer.
    Deveria haver uma purificação, uma passagem com fé..ah, sei lá.
    Adorei!!!!!!!!!rsrsrs

    Beijos, beijos e feliz novo ano!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu post!
    Me interessei pelo título porque a Nina e o Ian de Vampire Diaries foram passar o ano novo lá, mas pelo jeito na data errada, né? Hahaha. É sempre bom conhecer novas culturas.
    E, mais uma vez, eu amo essa coluna!

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book.

    ResponderExcluir
  4. Amei o post porque também adoro conhecer lugares e culturas diferentes. A Tailândia é o país asiático que mais tenho curiosidade de conhecer, lógico que um dos principais motivos são as praias paradisíacas. Adorei as fotos que você escolheu p/ o post, todo esse colorido da arquitetura e das manifestações.

    bjs
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Zapeando pela net cheguei ate seu blog..
    Adorei a sua escrita e o quanto tudo é muito explicativo..
    uma leitura super agradável... você é uma ótima escritora!
    adorei alguns outros post antigo aqui do blog tbm.
    Parabéns!!!!!

    Ass.: Nicolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios, Nicolas. Em nome de toda a equipe do blog, ficamos muito felizes. =D

      Não deixe e acompanhar a gente lá no Face (http://on.fb.me/rDFj8V), ou pelo feed de email, assim você saberá quando tiver posts novos. '-'

      Abraços.

      Excluir
  6. A festa parece muito divertida mesmo, né! As cores também se sobressaem nestas fotos, lindas mesmo. Adoraria participar dessa molhaçada com minha família um dia..

    ResponderExcluir
  7. É muito interessante conhecer outras culturas e saber de fatos que normalmente a gente não tem muita curiosidade, a não ser, aqueles que realmente gostam disso. amei o post. Aprendi muita coisa.

    ResponderExcluir
  8. É sempre interessante perceber outras culturas... E que bonitinho esse 15 de abril!

    ResponderExcluir
  9. Que coisa mais linda, tanta cor, tanto significado! Deve ser uma experiencia unica participar dessa festa!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post,interessante e informativo,assim aprendemos mais obre culturas e povos diferentes.
    As comemorações de Ano Novo na Tailândia, manifestações, tradições gastronômicas... Tudo fazendo parte de sua herança e que sobrevive de geração para geração.
    Com certeza um país exótico,com uma cultura incrível e gastronomia surpreendente e saborosa
    O povo conheceu mais sobre a Tailândia depois de Se Beber não Case 2...

    ResponderExcluir
  11. Cada lugar com sua cultura, o que me interessa, pois isso é conhecimento e conhecimento nunca é demais.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris