sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Happy Hour #31 - A sala mais relaxante do mundo

Oi gentee!! Saudações de uma pessoa que está de fériaaas!! UHUUUL! Ainda estou sem destino, porque espero por mais resultados de dois vestibulares para decidir meu destino... rsrs Mas enfim, não estamos aqui pra falar de minha pessoa, né! 

Em nosso último encontro fomos até a Tailândia conhecer as celebrações de ano novo, mas hoje pensei em algo mais tranquilo... Eu mesma estou precisando controlar a ansiedade por esses resultados. E tenho certeza que algum de vocês também está na mesma situação... Vamos extenuar os sentimentos! =D

Enfim, hoje vou-lhes apresentar a SALA MAIS RELAXANTE DO MUNDO, ou pelo menos assim é chamada por seu criador, o psicólogo britânico Richard Wiseman. Pois bem, malas na mão e simbora pra Inglaterra!!


Em meados de 2008 foi realizada uma mostra de trabalhos na Universidade de Hertfordshire onde a sala de Richard se tornou o ambiente mais procurado do evento. O projeto foi baseado em estudos científicos sobre o stress, suas repercussões no organismo e as técnicas de controle disponíveis além de uma boa dose de musicoterapia.



O ritmo da vida moderna e a crise financeira estão deixando as pessoas muito estressadas, e criamos este espaço para que elas possam relaxar.                                                         ~Wiseman


Eu garanto a Wiseman que o vestibular também tem os mesmos efeitos! rsrs Bem, vamos agora conhecer como funcionava o processo nesse bendito lugar em que todos estamos nos imaginando agora... 


Foram permitidas visitas de grupos de dez pessoas por vez. Elas podiam ficar dentro da sala por 15 minutos. Neste tempo, eram convidadas a se deitar em um colchão muito macio e colocar a cabeça em um travesseiro repleto de aroma de lavanda. Deitados, os visitantes podiam fixar os olhos em uma espécie de céu artificial azul. Isso propiciaria uma condição mais favorável para o afastamento de pensamentos estressantes. De tempos em tempos, um banho de luz verde envolvia a pessoa, o que provoca sensação de bem-estar e de bem estar.


O próprio Ricard testando sua sala

Para completar ainda havia uma música de plano de fundo. Criada especialmente para a ocasião, a canção composta por Tim Blinko, colega de Wiseman tem ritmo suave e contínuo, sem mudanças bruscas.

“No nosso processo de evolução, o perigo era quase sempre acompanhado de sons repentinos e inesperados. Por isso, o contrário, uma música que siga um compasso regular, acalma”                                                                        ~ Blinko
A IstoÉ fez um infográfico bem bacana a respeito dos "elementos" desta sala, relacionando-os a princípios científicos, o que ficou bem bacana! Podemos ver que simples aromas, cores e texturas têm efeitos tão positivos. Olhem só:




Gente, podemos aplicar vários elementos da 'sala mágica' em nosso dia-a-dia, no ambiente de trabalho e em casa!! Olhem só o que diz nosso psicólogo e professor inglês: “Pode-se, por exemplo, ouvir as Quatro Estações, de Antonio Vivaldi, e usar os óleos essenciais de lavanda para perfumar os cômodos”. 

Pena que eu não conhecia essas técnicas (e nem tinha acesso a essa sala) há algum tempo quando esta às vésperas do ENEM e outras provas além da espera dos resultados. O que eu fiz para (tentar) relaxar foi meditar. Segui a dica de uma amiga e todos os dias destinava um tempo a ficar sozinha, me desligar de tudo e me imaginar em um lugar bem tranquilo. Além de tudo, é fundamental ter pensamentos positivos. Se você precisa cumprir uma meta ou alcançar um objetivo, imagine os passos que o levarão ao sucesso naquela empreitada... Quanto a gente visualiza tudo acontecendo na nossa mente, nos dá um gás e uma força muito grandes. Recomendo!! *-*


Antes de finalizar, gostaria de deixar para vocês uma música desenvolvida por um grupo de músicos da banda Marconi Union e musicoterapeutas do Reino Unido. Dizem que funciona mesmo para mandar todo o stress embora! Em pesquisa realizada com um grupo de quarenta mulheres ficou comprovado que houve uma diminuição da pressão arterial, do nível do cortisol, produzindo efeitos calmantes. =O (Que tal usá-la enquanto faz sua meditação) '-'



Bom galera, é isso por hoje?! Eu estou muito zen essa semana, né?! rsrs Sei lá, o vestibular me abalou mesmo!! hahahaha Maaas, o que vocês acharam? Já conheciam essa sala e todas as aplicações de musicoterapia, aromaterapia e afins?! 

O que fazem para relaxar quando estão prestes a receber uma notícia importante, um resultado decisivo ou mesmo quanto vão apresentar um projeto ou uma ideia inovadora? Conte para nós!! 

Não deixem de compartilhar suas opiniões, hein?

Beijo beijo e até a próxima!! *-*

Fontes: BBC Brasil, IstoÉ, Musicoterapia

29 comentários :

  1. Ate relaxei lendo o post! rs Serio! A sala é bem legal, mas gostei mais dessa musica relaxante, é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. Ô vontade de conhecer essa sala, viu! haha Só achei que 15 min. é muito pouco, eu ia ficar preocupado, pensando se o tempo já está acabando... mas faz sentido, afinal eles não querem estressar o pessoal que está na fila esperando pra entrar. rs
    Engraçado você ter mencionado As 4 Estações, é justamente a música que usei no trabalho um dia desses, pra poder me concentrar melhor! :)
    Acho que música clássica sempre ajuda, mas tem muitas outras técnicas também, tipo a cromoterapia mesmo, aromaterapia etc
    E aproveite bastaaaaante pra descansar agora que você pode, a gente merece relaxar muito depois de meses sendo vestibulando! Toda a sorte do mundo pra você no resultado das provas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha na verdade ler um bom livro parece relaxante, mas com os resultados dos vestibulares, eu tambem fiquei super enpougado uns cineminhas me ajudou a relaxar1!!!
    rsrs, gostei da sala e bem bacana a música!!!
    VAlue e continuem assism!!

    ResponderExcluir
  4. Bem legal essa sala, adoraria ir nela, pena que esta fora das condições. Mas bem legal a ideia.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Relaxante mesmo, só de ler o post já relaxa!

    ResponderExcluir
  7. Com certeza eu poderia fazer uso dessa sala em minha vida. Tirar um pouco da minha ansiedade. Achei muito legal a ideia, pena que não nos é viável por aqui mesmo, mas adorei.

    ResponderExcluir
  8. Eu queria montar uma sala exatamente assim no meu trabalho para poder relaxar depois do almoço =), mas como não é possível, vou só ficar ouvindo a musica mais relaxante do mundo, pelo menos tenho 8 minutos Zen no meu dia !

    ResponderExcluir
  9. Nossa muito interessante ...
    Devia montar uma sala dessa pro estressado do meu marido e as vezes iria usar , claro =)

    ResponderExcluir
  10. Deve ser perfeito pra ler um livro ai, muito relaxante, sem ninguém pra atrapalhar!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que demais essa notícia! Pena que não podemos ir na sala, mas adorei as dicas e vou utilizá-las. Lavanda é mesmo um aroma relaxante... E essa música também. :)

    ResponderExcluir
  12. Ah, tava precisando de um tempinho numa sala dessas, haha. Deu vontade de deitar e tentar relaxar aqui mesmo em casa, muito bom.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, se eu pudesse, teria uma sala dessa na minha casa! Quando estou muito nervosa, eu ouço música ou releio um livro que gostei muito. Na maioria das vezes funciona. Mas o vestibular faz a gente ficar uma pilha de nervos mesmo...
    Vida longa e próspera!

    ResponderExcluir
  14. Oi,também estou de férias adorei o post,muito interessante o projeto com certeza tem muita gente precisando urgentemente estar na "SALA MAIS RELAXANTE DO MUNDO".
    Com certeza devemos aplicar elementos da 'sala mágica' em nosso dia-a-dia, no ambiente de trabalho e em casa.
    O que fazem para relaxar quando estão prestes a receber uma notícia importante, um resultado decisivo ou mesmo quanto vão apresentar um projeto ou uma ideia inovadora?
    Tento não ficar focada só naquele assunto e tento "enganar" minha mente,leio livros,assisto séries,ouço músicas,converso com amigos,estudo outro idioma.
    Faça um álbum com recortes de coisa que você deseja (como se fosse um projeto): passar em algo,viagens,comprar tal livro,aprender um idioma, procure fotos diferentes,bem interessantes coloridas e preto-e-branco...
    Procuro um espaço tranquilo fecho os olhos e "cochilo" dos problemas.
    P.S:Boa sorte nos resultados da faculdade,depois nos conte qual será seu destino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa. Obrigada por comentar, antes de mais nada. Gostei da dica do álbum com os recortes, bem diferente.

      E pode deixar que vou contar qual será meu destino! =D ~Volte sempre!

      Excluir
  15. Gizeli Regina Meistersexta-feira, fevereiro 08, 2013

    A sala com certeza é maravilhosa.... não daria muito certo pra mim, não sairia de dentro dela, aind abem que está bem longe...rsrssrsr

    ResponderExcluir
  16. Essa sala deve ser a sala dos deuses, kkkkkk.
    Minha querida Inglaterra nos surpreendendo cada dia mais, um dia irei lá, com certeza. Não conhecia nada disso que você postou e achei bem legal. Mas qualquer canto que tenha comida e um bom livro ou filme me relaxa :)
    E eu sei bem como é isso de vestibular, realmente estressante, espero não precisar fazer de novo :p
    Só uma coisa é pior que vestibular, é a faculdade, se for de engenharia então, vish, kkkk.
    Beijos!

    http://desajeitadasamadoras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Só de ler o post já é relaxante, dá vontade de entrar dentro da sala. Há momentos em que precisamos apenas disso, relaxar, e parece que hoje em dia precisamos cada vez mais disso, é muito stress, correria. Quem dera ter uma dessa pertinho de casa.

    ResponderExcluir
  18. Que perfeição gente, eu quero *o* Só de ler o post fiquei relaxada! kkk Essa música realmente funciona, vou baixar e adicionar a minha play u-u kkk

    Beijos

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  19. Que legal esse post. Gostei muito do que li. Parabéns.

    ResponderExcluir
  20. Amei essa sala, é tudo que eu preciso!! Só achei 15 minutos um tempo muito curto...eu ficaria preocupada achando que o tempo já estaria acabando e não curtiria direito! kkkkkk Mas no fim das contas, deve ser uma experiência perfeita para todos os sentidos!

    ResponderExcluir
  21. Só podia ser criação de um psicólogo britânico ;)

    ResponderExcluir
  22. Nossa! Isso é muito legal para as pessoas que vivem num stress total.

    ResponderExcluir
  23. To precisando mandar umas pessoas pra lá rsrs
    ótima postagem, adorei (:

    ResponderExcluir
  24. Que ideia genial, fiquei morrendo de vontade de visitar essa sala!
    Já sou estressada de natureza, morar em SP deixa esse fato bem melhor, só que não. Acho que eu não conseguiria meditar, não sou do tipo de pessoa que fica muito parada. Caso eu fique acabo dormindo haha
    As músicas são bem calmas, mas parece do tipo que tocaria em elevador.

    ResponderExcluir
  25. Ter uma sala em nossa casa que nos relaxa com certeza faria bem para qualquer um =)

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito desse post, instrutivo por demais.
    Relaxar é algo primordial ultimamente, já que lidamos no dia a dia com coisas estressantes.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris