domingo, 13 de janeiro de 2013

Resenha: "Assassin's Creed - A Cruzada Secreta" (Oliver Bowden)

Por Taka: Que Assassin's Creed é uma franquia de sucesso em todas suas mídias não é novidade, porém o terceiro livro da série deixa a desejar e  opta por seguir o caminho mais simples, mostrando que ser um best seller não é sinônimo de qualidade.


O livro provavelmente voltado a leitores ocasionais que migraram pelo videogame na tentativa de criar um dinamismo que acaba por deixar o livro raso, com uma leitura básica que às vezes até subestima o leitor. Sem dúvida o grande ponto positivo do livro é um dos dois plots da história.

O primeiro é a história do primeiro jogo da série, fala por fala o que acaba por ajudar o público nacional já que o jogo de 2007 não tinha nem legendas em inglês. As falas foram transpostas sem problemas e até combinam com o “dinamismo” do livro que não da mais detalhes dos locais e das ações, o que é positivo para quem jogou o primeiro título da série, porém para quem não tem familiaridade com os jogos tudo pode ficar meio vago.


O problema da história fica na segunda metade do plot que se passa após o fim do jogo, onde ao aprofundar sobre Altair e suas relações com os demais personagens o livro parece forçar algumas situações, como sua paixão por Maria, para que Altair fique mais carismático e diminuindo suas características de arrogante e anti-herói que são essenciais no caráter do protagonista. Outra coisa a desejar é que o livro não usa toda profundidade que a mídia oferece a ele, pouco mostrando mais do contexto história da obra, as cruzadas, um dos períodos mais ricos de informação da história, esse um ponto alto do game que explora a época vivida, o livro preferiu só manter isso, quando podia dar contextos das guerras maiores para os leitos

Vale lembrar que no livro Desmond, o protagonista dos dias atuais da série, não aparece, todas as partes dele no jogo são substituídas por flashbacks da infância e adolescência do Altair, dando um background maior ao personagem e amarrando as pontas com o fim do jogo, algo que só no livro pode ser feito.

Pelo custo beneficio do livro que hoje pode ser achado por cerca de R$: 20,00, o livro vale a pena se você quer saber mais sobre o passado de Altair, porém se você esta acostumado a um escrita mais profunda, mesmo de outros best sellers como As crônicas de fogo e gelo, Hobbit e até mesmo da literatura fantástica nacional, sem dúvida você ira estranhar a simplicidade do autor Oliver Bowden.
Jogadores  não terão problemas em se ambientar ao livro, mas de toda forma vale também para quem quer entrar na série, que é uma das maiores franquias dos games na atualidade com méritos, principalmente na história.

Vale ressaltar a qualidade física do livro com relevo na capa que mostra como a Galera Record cuidou bem do título, além de lançar quase que 4 livros da série em menos de 2 anos. A tradução também ficou ótima.

8 comentários

  1. Essa é uma série que estou doida para ler. Mas quero estar com os livros todos em mãos, para fazer a leitura sem intervalos. Gostei demais da sua resenha, que só faz a gente ter mais vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. Não tinha ouvido falar ainda,fiquei curiosa.
    http://minha-vida-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já ouví falar desse livro, parece ser bom

    ResponderExcluir
  4. Gosto do game e estou esperando uma promoção do box para me aventurar nos livros. Gostei da resenha, muito legal as suas comparaçoes com o game e a descrição da narrativa.

    ResponderExcluir
  5. Gsotei de sua crítica, embora não tenha lido e nem conhecido os jogos, mas para um iniciante que nem eu, irei le-lo como um desafio...fiquei curioso, pois ainda não conheço o mundo dos games mais irei pesquisar sobre a série!
    Valeu que vc tenha uma ótima semana!!

    ResponderExcluir
  6. Não conheço o jogo ou o livro, mas todos tem falado tão bem de ambos que quer muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  7. Sou loco tanto para ler como pra jogar. As vezes assisto os jogos pelo youtube e fica fascinado elas técnicas dele. Quero muito muito muito ler e jogar.
    Adorei a resenha, acho que vou me identificar com a simplicidade do autor :D

    ResponderExcluir
  8. Oi adorei.. muito obrigado, depois de ter lido sua resenha...me interessei pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato