domingo, 30 de outubro de 2011

Happy Hour #01 - I Especial Halloween

Olá, queridos! Sou Gabriela Pascoal (mas podem me chamar de Gabi *-*) e essa é a mais nova coluna do Dear Book! Aqui vou falar sobre diversão, entretenimento, novidades, curiosidades e muitas informações legais para vocês.

Para dar o ponta-pé inicial nada melhor do que aproveitar o famoso 31 de outubro, o Dia das Bruxas. Mas, o que vocês realmente sabem sobre a História do Halloween?! Garanto a vocês que é muito mais do que o famoso “Gostosuras ou Travessuras”. Ficaram curiosos, né?! Então segurem a minha mão e vamos embarcar juntos nessa..
Esta festa, originalmente, tinha vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en. A palavra Halloween é uma contração do inglês “All Hallows Eve", que significa "Véspera do Dia de Todos os Santos" e tem origem na religião católica. Este é um evento de origem milenar, que surgiu há cerca de 2500 anos entre os celtas, povo que habitava a região das Ilhas Britâncias. O dia 31 de outubro marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo celta.

De acordo com uma lenda, nesta data espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite deste dia, apagavam as tochas e fogueiras de suas casas, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir.

Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram. E a Igreja Católica passou a abominar essa festa, que foi muito perseguida durante a Inquisição.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses. A partir daí, os EUA disseminaram essa festa por todo o mundo.

Bom, agora que já sabemos a origem dessa festa, vamos conhecer mais um pouco a respeito de seus símbolos e brincadeiras.

Gostosuras ou Travessuras?! (Trick-or-treat)
A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar).No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados aqui no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.

Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador, para que ajudasse sua alma a ir ao céu.

Simbologias

Caldeirão
Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos, que seriam atendidos mais rapidamente se incinerados.
Abóbora (Jack O'Lantern)
Tem sua origem no folclore irlandês. Reza a lenda que Jack, um alcoólatra que depois de desafiar o diabo fica perambulando dentro de um nabo com uma brasa. O vegetal é substituído por uma abóbora por norte-americanos.
Aranha
Simboliza o destino e os fios que tecem suas teias, o meio, o caminho e suporte para seguir em frente.
Vassoura
Simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
Vela
Indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
Morcegos
Simbolizam a clarividência, pois conseguem ver além das formas e das aparências, sem a necessidade da visão ocular.
Gato Preto
Símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo.
Bruxas
Elas têm um papel simbólico muito importante. Reza a lenda que elas se encontravam duas vezes ao ano (30 de abril e 31 de outubro) para praticar todo tipo de bagunça, coordenadas pelo próprio Diabo.
Sapo
Simboliza o poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.




Cores

Laranja - Cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.

Preto - Cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. É também a cor do mestre.

Roxo - Cor da magia ritualística.

Como disse no começo, essa festa é de origem européia e atualmente é praticada por países anglo-saxões. Recentemente, foi importada pelo Brasil. Aqui, a aceitação desta festa é muito pequena e também criticada por sociólogos e artistas ao afirmarem que estaríamos priorizando um costume estrangeiro e sucumbindo nosso vasto folclore. Um pensamento que nos remete à Antropofagia dos anos 30 com Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e companhia ilimitada.

Aqui, a comemoração está mais voltada para o dia 2 de novembro, onde as pessoas fazem homenagens a familiares e amigos que já se foram.Mas cá entre nós: nada nos impede de garantir um pouco de diversão nesse 31 de Outubro, não é mesmo?! Vamos nos fantasiar, pedir doces nas casas e penetrar nesse universo sobrenatural, mesmo que de uma forma mais singela: pelos espetaculares livros sobrenaturais (que vocês podem encontrar indicações especiais da equipe do blog!).

Bom, esperam que tenham curtido. ‘-‘ E não deixem de comentar suas impressões e opiniões!

10 comentários :

  1. Interessante essa da Abóbora-Jack. Com certeza o filme macabro de Nata do Tim Burton (The Nightmare Before Christmas), que tem como personagem principal o Jack, tem alguma relação com a abóbora. É uma mistura de Natal com Haloween.

    beijos.

    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vinda, Gabi!
    Parabens pelo post de estréia! ^^
    Muitas dessas coisas sobre a origem do Halloween eu ainda não sabia, muito interessante!

    ResponderExcluir
  3. Bem-vinda Gabi!
    Adorei o post, adoro saber essas curiosidades ainda mais sobre o Hllowenn que é uma data que gosto muito (amo tudo que seja sobrenatural!)
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post! *-*
    Muito interessante...
    tenho q confessar q eu nao sabia NADA do Halloween, rsrs.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ótimo estreia! Mais uma talento para o dear book!
    Adoro o Halloween, mas confesso que não conhecia nada sobre sua origem!

    ResponderExcluir
  6. Estou MUITO curiosa para os temas que serão abordados nas suas proximas colunas! Gostei bastante da ideia!
    Super informtivo o post, aprendi varias coisas

    ResponderExcluir
  7. Obrigada a todos!! *-*
    Fico feliz que tenham gostado!
    Vou me esforçar ao máximo para trazer tudo de bom pra vocês!! =D

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Super legal essa nova coluna, ta aprovada, Gabi!
    Adorei conhecer toda essa historia sobre o Halloween!

    ResponderExcluir
  9. Amg!!! Adorei.. Parabens!!
    Ah! Tia Ceiça mandou os parabens tambem!! =D

    ResponderExcluir
  10. hmm Adorei o post!! Seja bem vinda Gabi...

    E thanks pelas informações sobre halloween...

    mas sabe o que faltou na semana de halloween ...

    ROCKY HORROR PICTURE SHOW!!

    é um dos costumes mais legais nos EUA...

    haha beijos

    beijooss

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris