domingo, 16 de outubro de 2011

Resenha: "Eterno" (Érika Spencer)

Por Juny: Será que o amor pode durar através dos tempos? Passar por várias vidas e nunca acabar? Essa é a premissa o do livro “Eterno” da autora Érika Spencer.

Sim, o livro fala sobre vampiros, mas o foco principal está no amor e nas vidas passadas. Almas gêmeas podem se reconhecer? Lembrar daquilo que aconteceu no passado?

No inicio, somos apresentados à trajetória de Gabrielle, em Paris, por volta de 1600. Tempos difíceis, de peste, muita pobreza, casamentos arranjados e inquisição. Gostei bastante da maneira que a autora construiu os diálogos nessa parte do livro, usando uma linguagem que nos remete à época.

Gabrielle mora com o pai, que é muito pobre e cheio de dívidas, ele a prometeu em casamento a uma das pessoas com a qual mais tem mais dívidas.

Um dia ela caminha próximo ao rio, sozinha, e se depara com dois sujeitos mal encarados. Eles a perseguem e começam uma tentativa de estupro, que é interrompida por alguém. Gabrielle se vê salva e procura por seu salvador, ele se apresenta como Edmond e lhe presenteia com um lírio. A partir disso começa um amor romântico, bem ao estilo da época.

Olhou nos meus olhos novamente, pensei que fosse me beijar, mas ao invés disso arrancou um dos mais belos exemplares dos lírios que haviam a nossa volta e me ofereceu, interrompendo seu silêncio com uma voz segura, e ao mesmo tempo suave.

– Acabas de me acertar, como um raio de sol, atravessando as trevas em que me encontro. És perfeita, tal como essa pequena criação feita de pureza, inocência e beleza. – disse-me ao fazer uma reverência.
Edmond tenta afastá-la, se diz perigoso, que esconde muitos segredos. Ela não se importa com isso, pois ele é a luz em sua vida cheia de tristeza. Após um tempo ela descobre a verdadeira natureza de Edmond, que é um vampiro, mas continua não se importando e deseja ficar com ele para sempre.

Mas o destino foi muito cruel com os dois. Edmond precisa viajar e enquanto ele está fora, Gabrielle é vitima da inquisição. O relacionamento dos dois é muito mal visto e considerado altamente pecaminoso, por isso a acusam injustamente por bruxaria (é a maneira mais fácil de punir injustamente aqueles que estão fora do padrão). E eis aqui a primeira vez que essas almas gêmeas são obrigadas a se separarem.

Tive a certeza de que precisaria daquilo pelo resto da vida. Ele me enlaçava com toda força de seu coração também. Só Deus poderia ser testemunha do que se passava dentro de nós naquele momento e do que eu seria capaz de fazer para que esse instante fosse eterno.
Contei-lhes apenas o inicio do livro, a partir disso muito acontece, passamos por outras épocas, somos apresentados a outras encarnações de Gabrielle e Edmond. Há muitas pessoas que tentam separá-los por vingança e ciúmes. Há pontos altos de ação com as lutas com Lucius e Lilith.

O livro vai conquistando o leitor ao recorrer das páginas, a qualidade da narrativa cresce bastante. Confesso que gostei mais do romance que acontece nas épocas mais recentes, são mais realistas e menos idealizados como no tempo de Edmond e Gabrielle.

Se fosse escolher um trecho para destacar, escolheria sem dúvidas a cena em que o Toni está pintando um quadro de Aimée (nua!), é muito bem escrito o jogo de sedução entre os dois durante os dias em que ele termina o quadro.
Sem mais comentários, ele começou a pintar. Pairava naquele ambiente um clima tenso e a sensação de sempre ter algo por dizer. Porém permanecíamos em silencio e após alguns minutos de concentração em sua tarefa, levantou-se e veio até mim, como num ímpeto e segurou-me fortemente em seus braços, iniciando mais um encontro amoroso.
Um livro que nos faz viajar através do tempo e acreditar na força do amor. Os vampiros só tornam tudo ainda mais interessante. Recomendo!

18 comentários :

  1. Fico feliz por ver livros nacionais assim, que não perdem em nada para os extrangeiros!
    Curti bastante a resenha, amei as citações!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da resenha. Parece ser um livro bem legal. Adoro essas coisas de almas gêmeas e vidas passadas (que me lembra fallen)Com certeza entrou para a minha wishlist.

    Beijos

    Amigas entre livros

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito interessante o tema desse livro. Almas gêmeas sempre é um assunto que rende muita história e esse livro parece explorar bem o tema. Parece ser muito legal e a capa é muito linda. com certeza quero ler!!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas agora quero ler. Acho muito interessante essa coisa de amores de vidas passadas. Vou colocá-lo em minha próxima lista de compras. Abraços!

    Junior Nascimento
    www.CooltureNews.com.br

    ResponderExcluir
  5. Aaaahh!! Parece ser ótima a história! Gostei foi da capa, muito linda!! Já tinha visto ele por ai, mas ainda não tinha parado para ler alguma resenha!! Eu querooo!!!

    Beijos
    Ann .:. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OMG! Amei D +++
    Já esta na lista dos Desejados...
    Livro Brasileiro Néh?
    Nossa confesso que na Nossa literatura esta me surpreendendo...haha
    Mais uma coisa acho que devia ter mudado...
    Os Nomes dos personagens...
    Como ler Edmond Vampiro sem lembrar de Edward???
    Gabrielle, me lembra muito Isabella...
    A Autora pecou nisso...
    Mais quero Ler ;)

    Bjs
    Gíih Santos
    Livros Lovers

    ResponderExcluir
  7. Uau, adorei! Acho que nunca li um romance de época sobre vampiros antes...
    A narrativa da Érika é perfeita, fiquei extremamente encantada com o pouco que li! Vou colocar o livro na minha lista de desejos pois pretendo lê-lo em breve *__*

    Parabéns pela resenha!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  8. adoro livros vampirescos tenho uma coleção inimaginável de histórias =x uhauhauhauhauh com certeza esse vai pra lista.
    =D
    beijos

    ResponderExcluir
  9. A capa é linda com esse sangue, não que goste muito de sangue, mas atiça minha curiosidade! kkkk bjs *-*

    ResponderExcluir
  10. Eu conhecia esse livro só pela capa e título, não procurei saber nada sobre ele. Mas agora que li essa resenha, me deixou com uma curiosidade enorme de ler e saber mais. Já que eu adoro vampiros, e também gosto dessa coisa de vidas passadas e tal.
    Parece ser bom, espero um dia poder ler.

    Beijos,
    Mandi *-*
    Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  11. Ai adorei a resenha do livro... confesso que pensei que a autora fosse internacional... q bom ver um livro nacinal, no meio desses vários internacionais q lemos...

    fiquei super curiosa pra ler...

    ResponderExcluir
  12. Confesso que estou um pouco enjoada de histórias de vampiros mas essa daí me interessou muito!Fiquei super curiosa para ler esse livro, parece ser muito bom *-*
    ;*

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha! É mais que perfeita em todos os sentidos! Obrigada pelas críticas e sugestões aqui apontadas! Beijos a todos os seguidores e espero que todos se surpreendam com Eterno!

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha e os trechos escolhidos por vc me deixaram com muita curiosidade no livro!!
    Fê Figueiredo

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha!!!

    Lembrei de Elixir... Pela flor, Paris e o enredo no geral...
    Parece ser muito bom e capa é linda... Amei!!!

    Beijos, Karina!!!
    Walking in Bookland

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha.. Ouvi várias vezes falar desse livro 100% nacional, mas pensava que tratava apenas de vampiros. Gostei da temática de almas gêmeas e ainda mais de como a autora trata a trama.. Pretendo ler assim que possível.. :)

    ~ Aproveito pra convida-los pra conhecer um pouco do meu trabalho no blog escritorjhenrique.blogspot.com ~Meu livro "Malditos" será lançado em novembro também pela Editora Literata.

    Um forte abraço
    J. Henrique
    @jhenriquepsi

    ResponderExcluir
  17. Me encantei com o livro desde o momento que vi a capa!
    A sinopse me encantou tb!
    Sua resenha só aumentou minha vontade de ler...
    Autores brasileiros mostrando que tem talento ;)
    beijos.

    ResponderExcluir
  18. Livro nacional, vampiros, almas gêmeas amei!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris