sexta-feira, 27 de julho de 2012

Happy Hour #19 - Especial Olimpíadas de Londres 2012


Olá, meus queridos!! Espero que estejam gostando do nosso Especial, hein! Bom, e como não poderíamos fugir à tradição da Happy Hour, hoje teremos uma coluna recheada de informações e curiosidades bem bacanas focadas no evento esportivo mais importante do ano, as Olimadas de Londres!!

Hoje é o grande dia da Cerimônia de Abertura, que será transmitida em canal aberto pela Record às 17h. O encerramento ocorrerá dia 12 de agosto. Fiquem ligados! Estima-se que sejam vistas por mais de 4 bilhões de pessoas. 

Para que vocês curtam ao máximo a Cerimônia, precisam entrar no clima das Olimpíadas. Então, para começar, vamos aos Símbolos Olímpicos. Vou apresentá-los a vocês e, ao mesmo tempo, falarei da presença de tais nas Olimpíadas deste ano. =D

Live Is One - lema das Olimpíadas de Londres, que significa "viva como se fosse o único"


Os Arcos

Cada um dos cinco anéis que formam o símbolo olímpico representa um dos continentes. Entrelaçados, querem transmitir a união entre os povos pelo esporte. O azul representa a Europa; o preto, África; amarelo, Ásia; o verde, Oceania; e o vermelho, América. Com estas cinco cores é possível desenhar a maior parte das bandeiras de todos os países do mundo.

O símbolo também passou pela deslumbrante
London Bridge.

Arcos Olímpicos foram instalados em
uma embarcação, que mede 11m
de altura e 25m
 de altura.















Na figura, o jogador de tênis Oliver Golding  segura
a Tocha Olímpica no Kew Gardens onde foi
feito um lindo trabalho para representar os Arcos.

London Bridge sendo içada para a
passagem da embarcação olímpica.






















A Tocha

Desde a pré-história, o fogo é um símbolo sagrado. Na Grécia Antiga, ele simbolizava a criação do mundo, a renovação e a luz

A chama olímpica representa a pureza da eterna juventude olímpica, união entre diferentes nacionalidades, línguas, religiões e raças. É o símbolo preliminar da competição ideal, nobre olímpica, da amizade, e da coexistência pacífica. Desde os primórdios, o esporte sempre foi o laço de fraternidade entre as nações.

Em Atenas, a presidente da Associação Olímpica
Britânica, a princesa Anne, recebe a Tocha Olímpica

Clique aqui para ver a Tocha Olímpica sendo acendida na London Bridge (Torre de Londres).














Os Mascotes
Mandeville

Wenlock e Mandeville são os mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Londres 2012. Os mascotes foram apresentados em maio de 2010. Os nomes dos mascotes vêm da pequena cidade de Much Wenlock, que recebeu uma competição precursora dos Jogos Olímpicos, e do hospital Mandeville, que organizou os Stoke Mandeville Games, precursor dos Jogos Paraolímpicos. 


Wenlock

Segundo o presidente do comitê, Sebastian Coe, “os mascotes são feitos de duas gotas de aço de uma viga que se encontra no estádio olímpico”. A pele dos mascotes olímpicos é feita de aço muito polido, permitindo que eles reflitam as pessoas que encontram. Os olhos são câmeras que filmam todas as suas aventuras.

Achei sensacionais os mascotes: têm uma pegada moderna e, ao mesmo tempo tradicional, que é a cara de Londres. =D



O juramento dos atletas

Herdado da Grécia Antiga, o juramento olímpico é obrigatório no ritual das Olimpíadas. Na Antiguidade, os atletas juravam ser de descendência helênica, não cometer qualquer crime civil ou religioso, efetuar preparação em um ginásio e não recorrer à astúcia durante a competição

O texto atual diz: 

Em nome de todos os participantes, prometo que participaremos destes Jogos Olímpicos respeitando e cumprindo seus regulamentos, com autêntico espírito esportivo, para maior glória do esporte e honra de nossas equipes.




Símbolo Oficia
O desenho possui o nome da cidade,
os aneis olímpicos e os números que
representam o ano da realização
dos jogos
A novidade para os símbolos de Olimpíadas anteriores é que o de Londres-2012 não representa uma atração turística da cidade sede. De acordo com os organizadores, o intuito foi de fazer com que todos os envolvidos na competição se sintam parte dos Jogos e não só os londrinos


O prefeito de Londres, Ken Livingstone, afirmou que o desenho representa o que a cidade se tornou ao longo do tempo: uma metrópole internacional e destino de todos os turistas do mundo. "Nós oferecemos ao mundo a mensagem que em 2012 cada atleta e cada visitante irá sentir-se em casa em nossa cidade", completou Livingstone.







Canção Oficial
O Muse, uma de minhas bandas prediletas, foi escolhido como responsável pela música oficial das Olimpíadas de Londres. A faixa “Survival”, que será ouvida quando atletas subirem aos pódios ou entrarem nos estádios. 

Quando foi anunciada a canção oficial, o vocalista Matt Bellamy afirmou em comunicado oficial: “É uma grande honra ter a faixa escolhida como uma parte importante das Olimpíadas de Londres”. “Eu escrevi com os Jogos em mente, já que expressa um senso de convicção e determinação para vencer”, completou. 

Eu amei a música (acho que sou suspeita para falar -rsrs). Então, confiram o vídeo oficial e tirem suas conclusões:


Ainda no assunto "música", foi divulgado anteontem a trilha sonora oficial da cerimônia de abertura das olimpíadas. Eu achei a trilha maravilhosa! Artistas como The Bealtes, Led Zeppelin, Pink Floyd e The Rolling Stones terão músicas presentes na abertura. Clique aqui para ver. 

~//~

Pois bem meus caros, agora que vocês já estão por dentro dos símbolos olímpicos e até mesmo de alguns detalhes da tão aguardada Cerimônia de Abertura, vamos agora às queridas curiosidades?! Bora!! =D


CURIOSIDADES
Charlotte
Cooper
A primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos foi a britânica Charlotte Cooper. Ele conquistou o torneio de tênis feminino nas Olimpíadas de Paris (1900). 

O atleta que mais ganhou medalhas olímpicas foi o nadador norte-americano Michael Phelps. Nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008) ele ganhou, no total, 14 medalhas.

Os atletas que demonstram espírito olímpico durante os jogos são premiados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) com a medalha Pierre de Coubertin.
Nadia Comaneci

As notas obtidas pela ginasta romena Nadia Comaneci nas barras assimétricas, na Olimpíada de Montreal, em 1976, tiveram que ser anunciadas pelo microfone, e não pelo placar eletrônico, como se fazia normalmente. O problema é que o placar estava programado para exibir uma nota máxima de 9,99 e a romena de 14 anos foi a primeira atleta olímpica a ganhar nota 10 na ginástica artística. E essa foi apenas a primeira de sete notas 10 que Nadia Comaneci receberia em Montreal. 

Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio (1964), um judoca japonês cometeu suicídio após ser derrotado numa luta. 

Os Jogos de 1908 foram os mais longos da história. Começaram em 27 de abril e terminaram seis meses depois, em 31 de outubro.

Estádio Panthenaic
Os Estados Unidos, liderados pelo presidente Jim Carter, boicotaram os Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980. Outros países também aderiram ao boicote, como a República Federal Alemã, o Canadá, o Japão e a China. 

O Cabo de Guerra foi um esporte olímpico entre os anos de 1900 e 1920.

O palco da Primeira Olimpíada da Era Moderna, realizada em Atenas em 1896, foi o Estádio Panathenaic. A base do estádio era composta por uma estrutura de mármore, feita no século IV a.C. 

Algumas categorias farão sua primeira aparição em Olimpíadas nos Jogos de Londres. É o caso, por exemplo, do boxe feminino, com os pesos Mosca (até 51 kg), Leve (60 kg) e Médio (75 kg). Em Londres, cerca de 11 mil atletas irão participar do maior evento esportivo do mundo 
Delegação grega

Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são os primeiros a desfilarem. Logos após vem os atletas do país sede e na sequência os dos outros países em ordem alfabética. 

O lema das Olimpíadas, "Citius, Altius, Fortius", foi criado pelo francês Henri Didon para os jogos de Paris (1900). O lema, que traduzido significa "mais rápido, mais alto, mais forte" é usado até a atualidade. 

Apenas cinco países participaram de todos os Jogos Olímpicos da era moderna. São eles: Grécia, Grã-Bretanha, Suíça, França e Austrália. 

As Olímpiadas de 1944, que deveriam ocorrer em Londres, também foram canceladas, pois a Europa estava quase toda envolvida na Segunda Guerra Mundial. 

O Brasil quase ficou fora dos Jogos de Los Angeles, em 1932, por falta de verba. O governo brasileiro buscou uma saída bastante original: os atletas deveriam trabalhar em um navio da marinha mercante transportando 55 mil sacas de café, com o compromisso de vender o produto em todos os portos do caminho até chegar em Los Angeles. Infelizmente os atletas não venderam a quantidade de café necessária. Ao chegar no porto de San Pedro, perto de Los Angeles, os dirigentes da delegação brasileira descobriram que apenas 32 atletas poderiam desembarcar, pois as autoridades locais cobravam um dólar por passageiro desembarcado e a delegação tinha somente 32 dólares. Já os que viajaram por conta própria conseguiram disputar os Jogos. 

Nas Olimpíadas de Melbourne (Austrália), em 1956, uma atleta tcheca e um norte-americano namoraram na Vila Olímpica. No auge da Guerra Fria, o namoro originou um incidente diplomático entre os dois países. 

Os Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964 foram os primeiros a serem transmitidos via satélite pela televisão.



O país que mais conquistou medalhas na história das Olimpíadas foram os Estados Unidos. Até os Jogos Olímpicos de Pequim (2008), os norte-americanos ganharam 2294 medalhas olímpícas (932 de ouro, 725 de prata e 637 de bronze). No ranking de medalhas conquistadas, o Brasil fica em 36º lugar. Até as Olimpíadas de Pequim (2008), o Brasil havia conquistado 94 medalhas (20 de ouro, 27 de prata e 47 de bronze).

As Olimpíadas de Londres de 1908 foram foram as mais longas da história. Elas tiveram início em 27 de abril e terminaram em 31 de outubro.

Larissa Latynina

Alguns multicampeões estão à frente de vários países no quadro de medalhas:
  • Michael Phelps (natação - EUA) ganhou 14 ouros contra 13 da Jamaica.
  • Larissa Latynina (ginástica - RUS) empata com a Índia em números de medalhas de ouro, mas ganhou uma medalha de prata a mais, são 5 contra 4.
  • Paavo Nurmi (atletismo - FIN) ganhou 9 medalhas de ouro, uma a mais que a Irlanda
  • Mark Spitz (natação - EUA) já conquistou 9 medalhas de ouro, contra apenas 4 de Portugal
  • Torben Grael (vela - BRA) angariou 2 medalhas de prata, comparadas à 1 apenas de Israel.

~//~


Então, (tempo para respirar depois de tanta coisa -rsrsrs) ainda gostaria de deixar dois links bem legais. Neste link vocês poderão acompanhar toda a trajetória do Brasil nas Olimpíadas. E neste aqui há uma pequena síntese de todas as edições dos Jogos Olímpicos. Não percam a oportunidade de ler, o material é bem bacana!! =D

Bom, é isso pessoal!! O que acharam dessa Happy Hour mais que especial sobre as Olimpíadas de Londres?! Curtiram as informações? Gostaram das curiosidades?! Não deixem de comentar!! Estou esperando, hein... *-*

Grande beijo a todos e até o nosso Happy Hour #20!!  

Fontes: Esportes UOL, Buy Mazon, Abril em Londres, Terra, Construindo Notícias, Revista Rollingstone, R7.

13 comentários :

  1. AAAAAAAAAAAH que post mais legal *o* adorei saber mais sobre as Olimípiadas de Londes. Muito bom!
    Isabela

    ResponderExcluir
  2. Uma pena que nós não estejamos escutando bastante sobre as Olimpíadas aqui no Brasil. Não tá sendo transmitido pela Globo e parece que o evento nem está acontecendo lá fora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ufa, quanta informação! Hahaha. Mas adorei saber de tudo! Sempre bom assistir uma coisa já sabendo dos detalhes e significados!
    E as curiosidades?! Nossa, amei! Fiquei até triste com o judoca que se matou, mas achei muito fofo o americano e a tcheca que namoraram *-* Amor ultrapassando guerras!
    Agora é só esperar dar 5 horas, estourar uma pipoca e assistir a abertura! Aah e parabéns pela paciencia de procurar tudo isso, ficou maravilhoso esse Happy Hour!
    Beijinhos, @gabissss_

    ResponderExcluir
  4. Nossa Gabi! Ficou sensacional!
    Adorei saber tudo sobre as olimpiadas desse ano e amo ler essas curiosidades dos jogos anteriores!

    ResponderExcluir
  5. Muito massa! Gostei bastante, não sabia de quase nada disso, agora vou assistir aos jogos bem informado.

    ResponderExcluir
  6. Supor poste!
    :D
    Bacio,Blanchard
    modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Post incrivel!!!
    Acho que seria até injusto não ter um post assim, tão completo, nesses dias onde os olhos e os nervos ficam ali, grudadinhos na tv acompanhando todos os jogos.
    Eu não sou fã..rs mas minha filha é..e vira e mexe, tá ligada tentando acompanhar tudo. Pena que hoje, no horário da abertura, ela estará no trabalho ,mas já avisou que a noite vai caçar tudo.
    Sobre os circulos, eu já sabia da história dos continentes..Mas foi super interessante ver a forma como os mascotes foram criados..Super interessante e inovador!
    Que venham os jogos e que o Brasil, pelo menos, faça bonito..rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adoro assistir todos os esportes e estou doida pra ver as Olimpíadas. Parabéns pelo post e pela sua pesquisa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gente, adorei os mascotes *-*
    Adorei as curiosidades! O japonês suicida me assustou um pouco o.o

    ResponderExcluir
  10. Caramba, Gabi, que super-post! :D
    Gostei muito, eu não fazia ideia sobre a maioria das curiosidades! Acredita que eu não conhecia os mascotes e nem o lema??
    O cara que se suicidou e a ginasta que ganhou nota 10 são realmente impressionantes, mas me chamou atenção também as Olimpíadas que duraram 6 meses [é tão impressionante que a gente entende você ter repetido a informação :P ]! Se fosse hoje em dia, imagina, as emissoras iam ficar doidas por ter que alterar sua programação por meio-ano... rs
    Só não me conformo com esse símbolo rosa-choque que mal dá pra perceber que forma "2012"... Estranhíssimo! :X
    Ah, e se você me permite dar uma dica: melhor não usar esse verde fluorescente, é meio ruim de ler. ;)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adônis!! Fico feliz mesmo que tenha gostado. =D
      Já anotei sua dica. Não deixe de falar caso esteja incomodado com alguma coisa, ok?!

      Bjs

      Excluir
  11. Estou amando as Olimpíadas! Sempre que passa o vôlei masculino de quadra do Brasil assisto Adorooo eles d+ *-*

    ResponderExcluir
  12. Muita informação de uma vez só, muita curiosidades e peculiaridades. Nunca imaginei que um namoro faria daria um problema diplomático entre dois países. Chega a ser engraçado. Claro, não para os namorados, coitados! Mas é um tanto absurdo, mas nesse mundo tem cada coisa...
    Agora, do placar de pontos só ter até o número 9 foi muito interessante. A primeira ginasta a ser pontuada com um 10,00.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris