quarta-feira, 18 de julho de 2012

Resenha: "Sábado à Noite" (Babi Dewet)

Por Carine : Sábado à Noite, ou SAN, como é carinhosamente chamado na rede, foi publicado pela autora Babi Dewet com a ajuda dos amigos. Como estudante de editoração, considero muito bom que, atualmente, seja bem mais fácil publicar um livro sem a ajuda de uma editora.

Procurando maiores informações na net, descobri que a autora conseguiu publicar uma nova edição pela Editora Generale e que esse será o primeiro volume de uma trilogia. Essa nova versão já está à venda.

Esta história originou-se de uma fanfic (para os que não conhecem o termo, trata-se de uma ficção criada por fãs.) da banda britânica McFly. Segundo minhas pesquisas, essa fanfic, teve tantos acessos e seguidores que a autora resolveu produzir e publicar o livro.

Bem, vamos a resenha: os personagens são meninas lindas e populares e meninos encrenqueiros e fãs ardorosos de música. O pano de fundo é o mundo adolescente com suas descobertas, medos, erros e acertos.

Carol, Guiga, Maya, Anna e Amanda formam o grupo das meninas. Elas são jovens, lindas, fúteis e divertidas. Na escola são as mais populares, invejadas pelas outras garotas e desejadas pelos rapazes. Bruno, Daniel, Rafael, Caio e Fred, formam o grupo dos marotos, os garotos considerados perdedores na escola por não ligarem para as opiniões da maioria, se vestirem e portarem da maneira que querem e por estarem sempre metidos em confusão.
"Olhou para fotos em seu mural pendurado na parede. Tinha uma delas com suas amigas. Sorriu. Eram todas lindas e tão felizes."
Amanda é amiga de infância de Bruno, entretanto, na escola, eles se evitam em nome da popularidade, afinal ele é um maroto e ela uma das mais populares. Inicialmente, pensamos que Bruno e Amanda se envolverão amorosamente, mas isso não acontece. Descobrimos então que a paixão de Amanda é Daniel e os demais meninos do grupo dos marotos também terão relacionamentos com as amigas de Amanda.
"Bruno era do mesmo ano que Amanda, mas de uma turma diferente. Costumavam ir para aula juntos desde pequenos e, às vezes, ainda mantinham esse ritual - mesmo cada um tendo sua turma e sua vida. Amanda não se dava muito bem com alguns dos amigos de Bruno e, do outro lado, ele achava algumas de suas amigas muito fúteis."
Amanda gosta de Daniel desde que ele entrou na escola, entretanto, na época, sua amiga Guiga, também se apaixonou pelo rapaz, assim ambas resolveram esquecer essa paixão para manter a amizade. Elas fazem um pacto de que nenhum rapaz as separará. Devido a isso, Amanda deixou essa paixão adormecida.
"Amanda ainda achava que Guiga nutria algo por Daniel. E por causa disso, evitava ficar perto dele o máximo que podia. Afinal, primeiro amizade e depois garotos. É a regra."
Na escola em que o grupo estuda, o diretor resolve organizar bailes aos sábados à noite. Neste baile uma banda animará a festa. A banda contratada, denominada Scotty, é formada por quatro rapazes mascarados. Nem preciso dizer quem são os rapazes né? Eles fazem o maior sucesso e despertam a curiosidade de toda a escola.

"Finalmente o dia do tão esperado primeiro baile tinha chegado! Era sábado à noite. Todos do colégio estavam ansiosos para saber quem eram os tais Scotty que iriam tocar."
A reviravolta acontece quando a professora de Artes resolve passar um trabalho em duplas, e Amanda terá que trabalhar com Daniel. Com o trabalho eles ficam mais próximos e a paixão ressurge. A menina tenta resistir mas não consegue. Eles se envolvem mas ela o convence a deixar tudo em segredo e isso causa muito conflito e confusão para eles. Ambos sofrerão muito até Amanda descobrir que Guiga está em outra.
"Será que ela tem vergonha de mim? Porque ela pode ser vista com todos os caras do colégio e comigo não?"
Todos os conflitos que envolvem o casal são causados pela falta de conversa entre ambos, de forma que Daniel resolve se comunicar através da música, ele escreve tudo o que quer falar para a menina e canta com toda a emoção aos sábados à noite. Para Amanda, tudo era muito estranho, afinal todas as músicas que o grupo cantava pareciam estar relacionada diretamente com ela e seu amor e isso a confundia muito. Ao mesmo tempo em que essa história se desenrola, acompanhamos a trajetória dos outros casais da trama.
"Yeah, yeah
Eles dizem que sou um perdedor

Mas garotas assim são tão cruéis

Elas não sabem o que guardo aqui dentro

Têm essa visão velha e antiga

Mas o meu miojo é tão gostoso

Que conquistou sua melhor amiga.


Amanda se sentiu pessoalmente tocada com a letra da música. Olhos pras amigas e viu que elas também estavam assim. Chocadas. Como que podiam descrever tanto o relacionamento delas com... com algumas pessoas na escola?"
Nova capa
Sábado à noite, com certeza, cativará os adolescentes, principalmente as meninas, afinal a história é muito romântica e há várias menções ao universo dos jovens adolescentes brasileiros. A leitura é divertida e leve.

Há inúmeros diálogos o que faz com que a leitura seja muito rápida e fácil. No início ficamos muito confusos com a quantidade de informações que são passadas e é só com o desenrolar da história que vamos identificando um a um os personagens e suas características.

Por tratar-se de uma história cujos personagens principais são adolescentes, senti falta da figura dos pais, que quase não aparecem. Em seu blog, a autora explica a ausência das figuras paternas e dá maiores informações sobre os personagens, entretanto, no livro, ficou essa lacuna e senti falta de adultos guiando e orientando melhor esses jovens.

Tenho certeza que aqueles que gostam de uma boa história de amor entre adolescentes, curtirão muito esse livro.

- Acompanhe as novidades de SAN nas redes sociais:

- Veja o book trailer:


Espero que tenham gostado,
beijos


19 comentários :

  1. Adorei a resenha e o book trailer do livro!
    Mesmo sendo uma história adolescente, eu amei o enredo, adoro romances assim e já ouvi falar muito bem de SAN. Quero muuuito ler esse livro.

    Beijos,
    http://secretsofbook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    Massa!
    :d


    Bacio, Selene Blanchard
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  3. Mesmo já tendo passado um cadim da idade, adoro esses livros juvenis..rs Não abro mão de sempre estar lendo um romance juvenil, daqueles que dão saudade de uma época distante.
    Já tinha lido alguma coisa sobre esse livro, mas nem tinha dado muita atenção.
    Agora que li a sinopse e a resenha, amei tudo!!
    Quero muito ler esse livro logo..e ficar tendo um monte de De ja vu....rs

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oii, a resenha ficou ótima.
    Já li outras resenhas à respeito desse livro, e cada vez me interesso mais. Principalmente, pela parte que o Daniel faz uma música pra Amanda. Aiai romances sempre me cativam. rs

    ResponderExcluir
  5. Já vi algumas resenhas desse livro, parece ser legal, mas acho que não leria por não ser um tema que me prenda muito. Gosto de livro mais adultos ;/
    Cara, a autora está de parabéns, a capa do livro é linda *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi sugar!
    Obrigada pela resenha linda! Fico realmente feliz que tenha gostado do livro =D
    A nova edição já está nas livrarias e, para quem for ler agora, a questão dos pais está um pouco melhor. Fiz de tudo pra ouvir os resenhistas e leitores e melhorei o que pude no texto! \o/
    O Facebook do livro mudou pra http://www.facebook.com/livrosabadoanoite porque aquele foi deletado pelo tio Mark hahahaha

    Muuuuito obrigada pelo interesse por SAN e pelas ótimas críticas! =***

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, parece um livro tão leve e romântico, quero muito ler. E acho a autora super simpática no twitter!

    ResponderExcluir
  8. E como não se apaixonar pelos Marotos? rs

    ResponderExcluir
  9. Adorei a história. É do estilo de que gosto e ainda por cima envolve música! Ainda não vi o livro para comprar... =/
    Beijinhos! Obrigada pela dica!
    Giulia
    http://prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi morro de curiosidade pra ler esse livro, pelo sucesso que ele faz na blogosfera deve ser mto bom msm, adorei sua resenha...qro conhecer os mascarados...

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu já tinha visto esse livro só que não fazia ideia que era tão legal! *-*
    O que mais me chamou atenção foi a capa que me lembrou um mangá. (Lindaa *-*)
    Ain, acho que vou comprar!! \o/ Amei a resenha, de verdade!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  12. Parece ser uma história totalmente voltada para o público adolescente. A falta de figuras adultas na minha opinião é uma falha porque adolescentes não vivem, ou pelo menos não devem viver, soltos no mundo.

    ResponderExcluir
  13. Os autores brasileiros estão arrasando cada vez mais! Sou fã da Babi!

    ResponderExcluir
  14. Nossa..sou louca para ler esse livro e quanto mais eu vejo uma resenha dele, mais essa vontade aumenta!..a história é perfeita!!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  15. OH MY GOD!
    Eu não acredito! Esse livro é... Nem tenho palavras para descreve-lo. Mas, além dele ser "Galaxy Defender" foi baseado numa FANFIC!
    Eu não tenho palavras pra dizer como eu to me sentindo!
    AMEEEEI o post, a resenha. TUDO!
    Grande Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Estou louca para ler esse livro, a capa é muito linda e é o tipo de história que eu gosto. Depois da resenha fiquei com mais vontade ainda de ler.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia esse livro, deve ser um livro divertido de se ler, leve e muito engraçado, pois deve ter todo tipo de coisas entre esses meninos e meninas. Nem posso imaginar meninas populares com garotos marotos, sem popularidade. Deve ser muito engraçado.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris