sexta-feira, 13 de julho de 2012

Happy Hour #18 - Sexta-feria 13

Oi pessoal! Como vão vocês?! Todo mundo de férias, descansando, lendo, viajando, namorando... ?! rsrs  =DD Que vida boa, hein! E como já é de praxe, não posso deixar de, antes de tudo, agradecer o carinho e participação que todos vocês tiveram com a Happy Hour #17. Vocês são de mais!! *-* 


Mas bora pro assunto de hoje, né?! A ideia dele não foi tão original, confesso, mas se bem que a data em si já é algo para merecer um post bem bacana, né?! Pois bem, hoje iremos falar da famosa Sexta-Feira 13.

Crendices e superstições estão em todos os lugares, ligados a símbolos, objetos e datas. A sexta-feira 13, em especial, é carregada de lendas que deixam os supersticiosos de cabelos em pé e os céticos, no mínimo, curiosos. Entretanto, pouco se sabe a respeito da verdadeira origem/significado dessas datas. Andei pesquisando por aí e são histórias bem interessantes. Vamos conferir?! Sigam-me...



Uma das mais conhecidas justificativas dessa maldição conta que Jesus Cristo foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira, celebrou uma ceia que, ao todo, contava com treze participantes, ele e os 12 apóstolos.



Felipe IV  


Outra explicação sobre essa data remonta à consolidação do poder monárquico na França, especificamente quando o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país. Para contornar a situação, tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que, por sua vez, recusou a entrada do monarca na corporação. Enfurecido, segundo relatos, teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.



Deusa Friga, da mitologia nórdica

De acordo com outra história, a maldição da sexta-feira 13 tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga (em inglês, Frigg, deu origem à palavra sexta feira) , deusa do amor e da beleza. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade


De acordo com uma lenda, no século 18, a Marinha Britânica comissionou um navio chamado H.M.S. Friday (sexta-feira em inglês) com a intenção de suprimir a superstição. A marinha selecionou a tripulação em uma sexta-feira, lançou o navio em uma sexta-feira e até escolheu um homem chamado James Friday para ser o capitão do navio. E assim, em uma manhã de sexta-feira, o navio partiu em sua primeira viagem - e desapareceu para sempre.


E aí, gente, gostaram das histórias?! Qual dessas vocês já conheciam? Sabem de alguma outra? E antes de nos despedirmos, separei várias curiosidades bem bacanas para vocês, vamos conferir?


CURIOSIDADES
  • Tanto sexta-feira quanto 13 já foram associados à pena de morte. Na tradição britânica, sexta-feira era o dia convencional para enforcamentos públicos e, supostamente, havia 13 degraus até a forca. 
Estão sentindo a falta
de algum algarismo? rs

  • No Japão e nalguns países da Ásia, o número 13 não existe nos prédios. 

  • O cantor Roberto Carlos, muito supersticioso, simplesmente tira folga, não só nas sextas-feiras treze mas também em todos os dias 13 do ano, para evitar maus agouros (Pra quem tem grana, né?! Fácil...)
    Representação dos 4
    elementos: ar, fogo, terra
    e água
  • Para os místicos este dia está associado à evolução do ser, sendo um dos dias mais poderosos pois a soma dos algarismos do número 13 é igual a 4, e este representa os quatro elementos: água, terra, fogo e ar.

  • Nos Estados Unidos o número 13 é estimado porque eram 13 os estados que inicialmente constituíam a Federação norte americana. Apesar disso, segundo o Instituto da Fobia de Ashville, na Carolina do norte (EUA), se estima que 17 a 21 milhoes de americanos ficam em casa quando é sexta-feira 13, devido ao medo de lhe poder acontecer alguma coisa.


  • No judaísmo o número 13 não indica o fim, mas sim a transformação, o renascimento.

  • A fobia ao número 13 tem o nome de triskaidekaphofia e que a o medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia (Nunca ouvi isso em toda minha vida =O rsrs)


  • Coincidência ou não, vários fatos curiosos aconteceram nessa data: 
-- Na sexta-feira, 13 de dezembro de 1968 o governo militar do Brasil decretou o AI-5, que mergulhou o país em seu pior momento na ditadura.
-- A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Vivos! de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).

Imagem do filme "Resgate Abaixo de Zero"
-- O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.



Meus caros, infelizmente, chegamos ao fim de mais uma coluna!! O que vocês acharam? Conheceram coisas novas?! Espero que vocês não fiquem com tanto "receio" de comentar dessa vez, hein! Senti um pouco disso na Happy Hour #17... =/ Não tenha medo: leu? Gostou? Elogie. Leu? Não curtiu tanto assim? Mande sua crítica! O importante é se expressar!! *-*

Ah, não sei se vocês sabem, mas dá para fazer "assinatura" de um post, ou seja, você comenta em qualquer post do blog e quer receber notificações de futuros comentários e até mesmo em resposta ao seu,  é só clicar em "Inscrever-se por email" que fica logo abaixo da caixinha de comments. =D #ficaadica


Grande abraço a todos! Tenham uma ótima sexta-feira 13 (com muita sorte) e até a próxima!! rs =D



21 comentários :

  1. O God!
    :O


    Bacio, Selene Blanchard
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  2. Super legal o post, eu não sabia de nada disso, só sabia que era um dia associado ao azar. Não acredito muito nesse tipo de coisa, então raramente percebo que é uma sexta-feira 13 (porque sexta ninguém esquece que é, né?), mas admito que não passo em baixo de escadas e mantenho um trevo de quatro folhas, vai que...

    ResponderExcluir
  3. cara mó barato! O do Navio foi sinistro, desaparecer do nada. A do Roberto Carlos eu não sabia haha
    Espero que hoje não acontece nada demais. Uma sexta-feira no ano de 2012. Putz

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!
    Eu adoro curiosidades e já conhecia algumas teorias para a "SEXTA FEIRA 13" mas a maioria das que você falou eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  5. Particularmente não tenho nenhum receio com sexta feira 13, mas acho legal falar sobre isso. respeito quem não gosta ou tem costume de fazer algo nesse dia, mas particularmente eu não faço.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post, bastante interessante! Desconhecia a maioria das explicações para a sexta-feira 13. Rsrsrs Espero muuitos filminhos de terror/suspense para hj! BJss

    ResponderExcluir
  7. Buuuuuuuu...rs sexta feira 13 e seus mitos. Adoro!!!
    Acho que teve uma época que eu até fui supersticiosa, hoje em dia, nem ligo pra isso. Sou cismada com quaresma(para de rir) rs Mas aí já é outra história.
    Algumas explicações para algumas manias,eu já até sabia, outras foram novidades. Puxa, a queda do avião nos Andes e o incêndio são histórias de arrepiar. Mas ainda acredito que tenha sido apenas coincidência o dia, vá saber né?rs
    Tava vendo hoje de manhã, uma reportagem sobre prédios, onde o numero 13 é simplesmente ignorado, elevadores, andares, quartos...
    Adorei o post como sempre!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Adorei o Post!

    Fiquei com curiosidade deste mito da sexta-feira 13, e vim conferir sua pesquisa. Muito interessante, muitos destes fatos e lendas eu não conhecia, gostei ;)

    Parabéns!

    Bjs

    Gíih
    Livros Lovers

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post!!! Sou uma grande curiosa quando o assunto é sexta-feira 13, não sei se acredito ou não, porém com o post pude descobrir muitos mais detalhes que até então desconhecia!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Pra mim sexta-feira 13 é um dia normal, não acredito nessas coisas. Acho até palhaçada, rs.
    Mas adorei o post. Gostei de saber mais um pouco sobre essa data.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  11. Adorei, não sabia de nada disso, fiquei até com medo da data agora rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Nossa é muita cultura essa coluna! Também não sabia que haviam tantas coincidencias sobre a data, eu hein, que medo! XD

    ResponderExcluir
  13. Na boa? Sem sacarmos e sem mesmices: se existe dia certo ou não para uma coisa boa ou ruim acontecer, creia-me, esta só existe na mente humana!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a coluna. O próprio número treze já é carregado de superstição. Eu não acho que dê azar, inclusive é meu número de sorte. Mas é interessante saber de onde veio essa coisa toda com a sexta-feira 13. Eu confesso que eu adoro sexta-feira 13. Acho que não tem nada demais.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom o artigo!
    Mas acho q há mais uma coisinha q não foi citada: nos EUA, pelo menos até algum tempo atrás (não sei se no presente continua assim), os prédios não contavam com o 13º andar... Eu moro num apto. no 13º andar há 28 anos, e nunca aconteceu nada de azarado (toc, toc, toc, batendo na madeira...) :D
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Eu não sou muito supersticioso, mas também prefiro não arriscar. kkkkkkkkkkkkkkk

    Grande abraço,
    Deivison Amorim
    Eu Tenho Livros -@eutenholivros
    eutenholivros.com.br

    ResponderExcluir
  17. muito legal a explicação! li este post pelo seu news e vim comentar, nunca tinha pensado na possivel origem dessa data! bem curioso.

    ResponderExcluir
  18. Incrivel, como essa coluna sempre tras coisas interessantes e que mt gente desconhece. Adorei a "aula" de hoje!

    ResponderExcluir
  19. ADOOROOO gatos pretos, nunca fui supersticiosa.

    ResponderExcluir
  20. Não sou muito supersticiosa sabe? Lembro uma vez, plena sexta-feira 13 e eu estava passeando, ai a rua estava cheia e acabei passando pelo espaço entre a escada e parede, todo mundo me olhou tipo: "ooh, ela passou por debaixo da escada!" foi engraçado!
    Sempre aprendendo coisas com essa coluna *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Que nome esquisito dado para o medo da sexta feira 13, minha nossa. Não sou supersticiosa de forma nenhuma. Já na minha família há pessoas que não saem de casa se verem um gato preto assim que abrir a porta de casa.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris