domingo, 22 de julho de 2012

Resenha: "4 de Julho" (James Patterson)

Por Sheila: O livro "4 de Julho" faz parte de uma série de James Patterson intitulada O Clube das Mulheres contra o Crime, sendo o quarto livro da série, motivo pelo qual o relacionamento entre as mulheres que serão citadas - Lindsay Boxer, policial e Chefe do Departamento de Homicídios da Polícia de São Francisco, Claire Washburn médica legista e Cindy Thomas, jornalista - não é aprofundado.

Juntas, as três amigas compõem um clube que tenta solucionar os casos ocorridos na cidade que se mantém sem resolução pela polícia. Este livro, no entanto, irá focar-se mais em Lindsay, que irá enfrentar um duplo desafio: livrar-se de uma acusação de má conduta profissional e tentar solucionar uma série de assassinatos, aparentemente sem sentido, mas que parecem relacionar-se tanto a um caso antigo, quanto ao problema que vem enfrentando nos tribunais.

Tudo começa quando Lindsay sai em perseguição, junto com seu colega o inspetor Warren Jacobi, de um carro suspeito em alguns assassinatos brutais recentes. Após uma perseguição recheada de batidas, esquivas, sumiços e reaparecimentos do carro, os policiais conseguem chegar até os supostos criminosos, que acabam por perder o controle em uma curva e bater, dando a oportunidade de Lindsay e Warren aproximarem-se. No entanto, nem tudo é o que parece.
Lágrimas escorriam pelos olhos do motorista. Foi quando percebi, chocada, que se tratava de uma motorista. Tinha os cabelos rosa curtos e espetados, e não usava nenhuma maquiagem ou piercing. Era uma versão grosseira daquelas punks que povoam as páginas das revistas para adolescentes. Quando levantou os braços, vi estilhaços de vidro sobre a camiseta preta. Seu nome pendia de uma correntinha no pescoço: Sara. (...)

- Droooga ... - bufou Jacobi, enquanto cedíamos ao instinto de prestar ajuda.

Jacobi chamava a ambulância quando a garota levou a mão ao bolso da jaqueta e inesperadamente tirou um objeto que fez meu sangue congelar nas veias.

- Ela está armada! - gritei, um segundo antes de ser baleada.
Um momento sem seguir os protocolos, um minuto de distração, é o que levará Lindsay Boxer ao banco dos réus, além de causar grande comoção na comunidade como um todo e repercussão nos jornais, o que faz com que a policial resolva refugiar-se na pacata cidadezinha de Half Moon Bay, na casa de sua irmã. Acontece que a cidade já não é assim tão pacata: uma série de assassinatos vem assustando os moradores. Qualquer um pode ser a próxima vítima e - pior! - qualquer um pode ser o assassino. Mas é a similaridade com um caso antigo nunca solucionado o que fará com que Lindsay resolva tomar parte nesta caçada, mesmo sabendo que este é o pior momento para se expor.
Quanto mais eu demorava na casa dos Daltry, mais rápido meu coração batia. Eu caminhava pela cena do crime sem a responsabilidade de assumir o comando, o que me provocava uma sensação desagradável, como se as duas mortes não fossem da minha conta e eu nem devesse estar ali. Ao mesmo tempo, eu era impulsionada pelo que Claire disse na noite anterior.

Jake e Alice Daltry, moradores de Crescente Heights, não tinham sido as primeiras vítimas a serem açoitadas. Quem mais tinha passado por aquilo? Seria possível que aqueles crimes tivessem ligação com o caso do Anônimo 24 que eu não conseguira solucionar?
Impulsionada por estas dúvidas, Lindsay começa a investigar por conta própria os crimes ocorridos nas últimas semanas, colocando em risco sua própria segurança, e o julgamento que tenta esquecer mergulhando em um caso que não é seu. O livro tem uma linguagem simples com sentenças curtas e foi muito fácil de ler, consegui terminar em poucos dias. A trama, apesar de bem construída, deixou algumas lacunas. A impressão que tive foi a de que foram gastas tantas páginas explicando e descrevendo os detalhes e, ao desfecho, foi como se tudo houvesse sido explicado aos trambolhões.

Sei que este é um dos autores aclamados do público - a capa do livro diz que é "o autor de suspense mais vendido no mundo" - mas achei bem fraquinho e previsível. No entanto, não deixa de ser um livro interessante para se ler esperando por uma consulta, ou numa tarde chuvosa. Mas esse não entra em minha lista de favoritos. Numa nota de 1 a 10, eu daria um 5. Se mais alguém leu, por favor compartilhe com o pessoal o que achou, ok? 


16 comentários :

  1. Não sei se já te disse, mas adoro este autor. Os livros dele eu devoro, não leio.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Tenho lido muita coisa boa sobre o Patterson,mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro dele.
    Esse 4 de Julho está na lista de desejados e espero lê-lo em breve.
    Gosto de suspenses e ação. acho que o livro engloba tudo isso.
    Gostei da sinceridade...mas sei tbém que é bem questão de gosto mesmo né?
    Já li livros aclamados e odiei...rs e vice versa.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oww, Juliana achou franquinho e previsível?! oO"
    Mais eu li o livro e não achei como voces, talvez seja por ter sido o primeiro livro que li desse autor e não ter lido muito esse gênero.
    Eu simplesmente devorei o livro e depois disso não larg mais o Patterson /0/
    Bjs
    http://mahzinhasantana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Esse não fui eu quem resenhou e sim a Sheila. Acredito que ela não tenha gostado pq le muito desse genero e precisa de tramas muito surpreendentes para chamar a atenção.

      Excluir
  4. Ana Livia Moraesdomingo, julho 22, 2012

    Ja li esse livro e gostei. Mas como vc disse, não é o melhor suspense que tem, mas é bom para passar o tempo. Sugiro que vc leia outros livros do autor, para ver se consegue melhor o conceito sobre ele. No geral eu gosto.

    ResponderExcluir
  5. Olá Sheila! =D
    Gostei muito da resenha, não sou muito fã de livros desse gênero, mas tenho ouvido falar muito bem dos livros do James Patterson, todos sempre tecem elogios às suas obras, espero ler esse livro e ver no que vai dar, se ele é tão bom escritor assim como todos dizem por ai vou facilmente me encantar por suas obras. Parabéns pelo blog.

    http://www.escrivaninhaliteraria.com

    ResponderExcluir
  6. Eu sou louca para ler algum livro desse autor! Simplesmente pelo tanto que falam bem dele e porque sou apaixonada por livros sobre assassinatos e etc. Espero ter oportunidade de lê-lo um dia.

    Beijos,
    http://secretsofbook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum dele.

    Vou ver se compro.


    Bacio, Selene Blanchard
    MODA E Eu
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do autor mas sempre tive vontade de ler. Mas acho que não vou começar por esse livro, já que previsibilidade é uma coisa que me desanima bastante.

    ResponderExcluir
  9. Cara , sempre quis ler um livro do James, mas tenho tanto livro para ler que me foge a oportunidade. Um dia ai de ler esse livro :]
    As vezes é questão de gosto, né? ^^

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sheila!
    Descobri James Patterson por acaso e li o primeiro livro dessa série 1º a Morrer e achei sensacional.
    Comprei 4 de Julho achando q seria o máximo e me decepcionei. É bacana, mas não chega nem perto de 1º a Morrer. Mas como sou brasileira e não desisto, comprei 2ª Chance e 3º Grau numa promo do Submarino. Acabei 2ª Chance semana passada e achei incrível! Está no mesmo nível de imprevisibilidade de 1º a Morrer. Concordo com vc q 4 de Julho é bem fraquinho, mas, se tiver oportunidade leia os primeiros livros da série. Torço para que 3º Grau, 5º Cavaleiro e 6º Alvo sejam tão bons quanto 1º a Morrer e 2ª Chance.
    Super bj!

    ResponderExcluir
  11. Aaah James, James ♥ hahaha
    Adoro o trabalho dele. Estou louca para ler esse livro :)

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto muito do James Patterson, mas pelo que tenho lido esse não é o melhor livro dele, mas de qualquer forma acho que leria com prazer se tiver oportunidade.

    ResponderExcluir
  13. acho muito legais as resenhas que leio dos livros deste autor, mas nao li nenhum aidna! as capas tbm chama atenção. mesmo vc dizendo q talvez ele seja um pouco fraco, acho que para uma primeira leitura do autor, vou gostar!

    ResponderExcluir
  14. Gizeli Regina Meisterquarta-feira, agosto 01, 2012

    Adorei a resenha e a historia me chamou a atenção com certeza iri ler...

    ResponderExcluir
  15. Pensei que seria daqueles livros de suspense que prendesse até o fim, e não dava para parar de ler, com tudo muito bem construído. Mas, parece ser bom, é o tipo de livro que gosto, suspense, policial, ação...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout de Giovana Joris